Relação entre parâmetros biomecânicos e a aceleração no basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rodrigo Maciel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-01022010-102903/
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar o construto da tarefa de múltiplas acelerações a partir de parâmetros biomecânicos de saltos verticais. 19 jogadoras da seleção brasileira adulta de basquetebol feminino realizaram o teste de múltiplas acelerações (teste T), salto vertical com contramovimento (SV) e salto vertical com contramovimento precedido de corrida (SVcorrida). Os parâmetros biomecânicos do SV foram, tempo de fase concêntrica (Tcon), pico de força de propulsão (PFP), tempo decorrido entre início da fase concêntrica e o pico de força de propulsão (TPFP), taxa de desenvolvimento de força (TDF) e impulso (I); para SVcorrida, velocidade média de aproximação (Velmédia), tempo total do movimento (Ttotal), pico de força passiva (PFPa), tempo decorrido entre início da fase de apoio e pico de força passiva (TPFPa), pico de força de propulsão (PFP), tempo decorrido entre início da fase de apoio e pico de força de propulsão (TPFPp), Load Rate (LR) e taxa de desenvolvimento de força (TDF). Para análise dos dados, inicialmente, recorreu-se a análise de componentes principais, revelando que 61,3% da variância total do SV foi explicada pelo componente predominantemente temporal (Tcon, TPFP e PFP) e 20,7% pelo componente predominantemente cinético (I e TDF); para SVcorrida, 58,7% da variância total foi explicada pelo componente predominantemente temporal (Ttotal, TPFPa, TPFPp, LR e TDF), 15,4% pelo componente predominantemente cinético (PFPa e PFP) e 12,8% pelo componente velocidade (Velmédia). Adicionalmente, foram reveladas correlações significantes de 0,55 (Tcon), -0,54 (Velmédia) e -0,49 (PFP) com o teste T, evidenciando um construto determinado pela capacidade de se gerar elevada força na fase concêntrica, reduzir o tempo de fase concêntrica e se aproximar do ponto de mudança de direção com elevada velocidade.
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