Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smaniotto, Vanderlei
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Berticelli, Ireno Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529
Resumo: Este artigo tem como objetivo elucidar a compreensão filosófica da educação sob as condições do que Zygmunt Bauman denomina modernidade líquida. Aproximamos ciência e educação modernas que, historicamente, se fundaram nas certezas, com suas propostas de ideais duradouros e sólidos pretensamente garantidos por modelos físico-matemáticos. É um olhar sobre a ciência e sobre a educação, numa conjuntura de fluidez e incertezas, para analisar as relações, no horizonte da crise e das incertezas que atinge a ambas na contemporaneidade. Esperamos é situar os processos educacionais no contexto de compreensão do que se denomina correntemente de pós-modernidade ou modernidade líquida.
id USF_f3722ffa027e461c2058177e5f2e524a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/529
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutórioEste artigo tem como objetivo elucidar a compreensão filosófica da educação sob as condições do que Zygmunt Bauman denomina modernidade líquida. Aproximamos ciência e educação modernas que, historicamente, se fundaram nas certezas, com suas propostas de ideais duradouros e sólidos pretensamente garantidos por modelos físico-matemáticos. É um olhar sobre a ciência e sobre a educação, numa conjuntura de fluidez e incertezas, para analisar as relações, no horizonte da crise e das incertezas que atinge a ambas na contemporaneidade. Esperamos é situar os processos educacionais no contexto de compreensão do que se denomina correntemente de pós-modernidade ou modernidade líquida.Universidade São Francisco2018-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/52910.24933/horizontes.v36i2.529Horizontes; v. 36 n. 2 (2018); 133-1412317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529/300https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529/465Smaniotto, VanderleiBerticelli, Ireno Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/529Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:04.884405Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
title Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
spellingShingle Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
Smaniotto, Vanderlei
title_short Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
title_full Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
title_fullStr Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
title_full_unstemmed Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
title_sort Século XXI – Da educação das certezas à educação na incerteza: um estudo introdutório
author Smaniotto, Vanderlei
author_facet Smaniotto, Vanderlei
Berticelli, Ireno Antônio
author_role author
author2 Berticelli, Ireno Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smaniotto, Vanderlei
Berticelli, Ireno Antônio
description Este artigo tem como objetivo elucidar a compreensão filosófica da educação sob as condições do que Zygmunt Bauman denomina modernidade líquida. Aproximamos ciência e educação modernas que, historicamente, se fundaram nas certezas, com suas propostas de ideais duradouros e sólidos pretensamente garantidos por modelos físico-matemáticos. É um olhar sobre a ciência e sobre a educação, numa conjuntura de fluidez e incertezas, para analisar as relações, no horizonte da crise e das incertezas que atinge a ambas na contemporaneidade. Esperamos é situar os processos educacionais no contexto de compreensão do que se denomina correntemente de pós-modernidade ou modernidade líquida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529
10.24933/horizontes.v36i2.529
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i2.529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529/300
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/529/465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 2 (2018); 133-141
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439408742400