Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Canindé
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972
Resumo: O trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores.
id USF_f560a1a3f8a85ec2f0208d94c2b8ec27
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/972
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professoresO trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores.Universidade São Francisco2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/97210.24933/horizontes.v38i1.972Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200622317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972/511Silva, Francisco Canindéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/972Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.508783Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
title Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
spellingShingle Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
Silva, Francisco Canindé
title_short Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
title_full Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
title_fullStr Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
title_full_unstemmed Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
title_sort Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
author Silva, Francisco Canindé
author_facet Silva, Francisco Canindé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Canindé
description O trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972
10.24933/horizontes.v38i1.972
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972/511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020062
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440254943232