Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972 |
Resumo: | O trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores. |
id |
USF_f560a1a3f8a85ec2f0208d94c2b8ec27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/972 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professoresO trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores.Universidade São Francisco2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/97210.24933/horizontes.v38i1.972Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200622317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972/511Silva, Francisco Canindéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/972Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.508783Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
title |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
spellingShingle |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores Silva, Francisco Canindé |
title_short |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
title_full |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
title_fullStr |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
title_sort |
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores |
author |
Silva, Francisco Canindé |
author_facet |
Silva, Francisco Canindé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Canindé |
description |
O trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972 10.24933/horizontes.v38i1.972 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/972/511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020062 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440254943232 |