O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do ensino destinado aos estudantes da Educação Especial de escolas públicas de um município cearense durante o período pandêmico, considerando as experiências de profissionais da educação. Optou-se pela pesquisa de campo e documental. Participaram professores do Atendimento Educacional Especializado, coordenadores pedagógicos e uma técnica da Secretaria de Educação. Os resultados apontam que as orientações normativas não contemplaram os aspectos do trabalho com esses alunos, e constataram-se problemas com o acesso às ferramentas digitais e seu uso. As responsabilidades centraram-se nas professoras do serviço e contribuíram para gerar restrições a esses estudantes no acesso ao currículo comum e à aprendizagem dos conteúdos escolares. |
id |
USF_f5817a8b9be6890277eaadf00f4181bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearenseEsta pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do ensino destinado aos estudantes da Educação Especial de escolas públicas de um município cearense durante o período pandêmico, considerando as experiências de profissionais da educação. Optou-se pela pesquisa de campo e documental. Participaram professores do Atendimento Educacional Especializado, coordenadores pedagógicos e uma técnica da Secretaria de Educação. Os resultados apontam que as orientações normativas não contemplaram os aspectos do trabalho com esses alunos, e constataram-se problemas com o acesso às ferramentas digitais e seu uso. As responsabilidades centraram-se nas professoras do serviço e contribuíram para gerar restrições a esses estudantes no acesso ao currículo comum e à aprendizagem dos conteúdos escolares. Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/146610.24933/horizontes.v40i1.1466Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220682317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466/687Copyright (c) 2022 Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Ana Paula AraújoMota, Lauro AraújoSantos, Geandra Claudia Silva2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.597191Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
title |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
spellingShingle |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense Mota, Ana Paula Araújo |
title_short |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
title_full |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
title_fullStr |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
title_full_unstemmed |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
title_sort |
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense |
author |
Mota, Ana Paula Araújo |
author_facet |
Mota, Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Santos, Geandra Claudia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Lauro Araújo Santos, Geandra Claudia Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Santos, Geandra Claudia Silva |
description |
Esta pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do ensino destinado aos estudantes da Educação Especial de escolas públicas de um município cearense durante o período pandêmico, considerando as experiências de profissionais da educação. Optou-se pela pesquisa de campo e documental. Participaram professores do Atendimento Educacional Especializado, coordenadores pedagógicos e uma técnica da Secretaria de Educação. Os resultados apontam que as orientações normativas não contemplaram os aspectos do trabalho com esses alunos, e constataram-se problemas com o acesso às ferramentas digitais e seu uso. As responsabilidades centraram-se nas professoras do serviço e contribuíram para gerar restrições a esses estudantes no acesso ao currículo comum e à aprendizagem dos conteúdos escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466 10.24933/horizontes.v40i1.1466 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022068 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440816979968 |