O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Paula Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mota, Lauro Araújo, Santos, Geandra Claudia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do ensino destinado aos estudantes da Educação Especial de escolas públicas de um município cearense durante o período pandêmico, considerando as experiências de profissionais da educação. Optou-se pela pesquisa de campo e documental. Participaram professores do Atendimento Educacional Especializado, coordenadores pedagógicos e uma técnica da Secretaria de Educação. Os resultados apontam que as orientações normativas não contemplaram os aspectos do trabalho com esses alunos, e constataram-se problemas com o acesso às ferramentas digitais e seu uso. As responsabilidades centraram-se nas professoras do serviço e contribuíram para gerar restrições a esses estudantes no acesso ao currículo comum e à aprendizagem dos conteúdos escolares. 
id USF_f5817a8b9be6890277eaadf00f4181bb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearenseEsta pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do ensino destinado aos estudantes da Educação Especial de escolas públicas de um município cearense durante o período pandêmico, considerando as experiências de profissionais da educação. Optou-se pela pesquisa de campo e documental. Participaram professores do Atendimento Educacional Especializado, coordenadores pedagógicos e uma técnica da Secretaria de Educação. Os resultados apontam que as orientações normativas não contemplaram os aspectos do trabalho com esses alunos, e constataram-se problemas com o acesso às ferramentas digitais e seu uso. As responsabilidades centraram-se nas professoras do serviço e contribuíram para gerar restrições a esses estudantes no acesso ao currículo comum e à aprendizagem dos conteúdos escolares. Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/146610.24933/horizontes.v40i1.1466Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220682317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466/687Copyright (c) 2022 Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Ana Paula AraújoMota, Lauro AraújoSantos, Geandra Claudia Silva2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.597191Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
title O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
spellingShingle O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
Mota, Ana Paula Araújo
title_short O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
title_full O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
title_fullStr O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
title_full_unstemmed O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
title_sort O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
author Mota, Ana Paula Araújo
author_facet Mota, Ana Paula Araújo
Mota, Lauro Araújo
Santos, Geandra Claudia Silva
author_role author
author2 Mota, Lauro Araújo
Santos, Geandra Claudia Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Paula Araújo
Mota, Lauro Araújo
Santos, Geandra Claudia Silva
description Esta pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do ensino destinado aos estudantes da Educação Especial de escolas públicas de um município cearense durante o período pandêmico, considerando as experiências de profissionais da educação. Optou-se pela pesquisa de campo e documental. Participaram professores do Atendimento Educacional Especializado, coordenadores pedagógicos e uma técnica da Secretaria de Educação. Os resultados apontam que as orientações normativas não contemplaram os aspectos do trabalho com esses alunos, e constataram-se problemas com o acesso às ferramentas digitais e seu uso. As responsabilidades centraram-se nas professoras do serviço e contribuíram para gerar restrições a esses estudantes no acesso ao currículo comum e à aprendizagem dos conteúdos escolares. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466
10.24933/horizontes.v40i1.1466
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1466/687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022068
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440816979968