Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kavalek, Débora Schmitt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Ariele Maria Santos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1010
Resumo: Para dar sentido aos trabalhos do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi proposta a integração dos conteúdos das disciplinas a um eixo integrador. Baseando-se em Freire (1987, 1996) e Morin (1999, 2004), e, através de relato de experiência, narra-se a implementação do Seminário Integrador, como forma de integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre ao eixo “Educação, Organização e Resistência”. Os educandos operacionalizaram uma ação coletiva e dialógica, relacionando as atividades propostas no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade. A pesquisa aborda e demonstra a complexidade do conhecimento e as distintas linguagens de cada área em torno de um mesmo eixo integrador.
id USF_fbb2f99bba445b36e8738c3f12163209
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1010
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integradorPara dar sentido aos trabalhos do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi proposta a integração dos conteúdos das disciplinas a um eixo integrador. Baseando-se em Freire (1987, 1996) e Morin (1999, 2004), e, através de relato de experiência, narra-se a implementação do Seminário Integrador, como forma de integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre ao eixo “Educação, Organização e Resistência”. Os educandos operacionalizaram uma ação coletiva e dialógica, relacionando as atividades propostas no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade. A pesquisa aborda e demonstra a complexidade do conhecimento e as distintas linguagens de cada área em torno de um mesmo eixo integrador.Universidade São Francisco2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/101010.24933/horizontes.v39i1.1010Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210192317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1010/539Copyright (c) 2021 Débora Schmitt Kavalek, Ariele Maria Santos dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessKavalek, Débora SchmittReis, Ariele Maria Santos dos2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1010Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.926721Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
title Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
spellingShingle Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
Kavalek, Débora Schmitt
title_short Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
title_full Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
title_fullStr Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
title_full_unstemmed Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
title_sort Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
author Kavalek, Débora Schmitt
author_facet Kavalek, Débora Schmitt
Reis, Ariele Maria Santos dos
author_role author
author2 Reis, Ariele Maria Santos dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kavalek, Débora Schmitt
Reis, Ariele Maria Santos dos
description Para dar sentido aos trabalhos do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi proposta a integração dos conteúdos das disciplinas a um eixo integrador. Baseando-se em Freire (1987, 1996) e Morin (1999, 2004), e, através de relato de experiência, narra-se a implementação do Seminário Integrador, como forma de integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre ao eixo “Educação, Organização e Resistência”. Os educandos operacionalizaram uma ação coletiva e dialógica, relacionando as atividades propostas no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade. A pesquisa aborda e demonstra a complexidade do conhecimento e as distintas linguagens de cada área em torno de um mesmo eixo integrador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1010
10.24933/horizontes.v39i1.1010
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1010
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1010/539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Débora Schmitt Kavalek, Ariele Maria Santos dos Reis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Débora Schmitt Kavalek, Ariele Maria Santos dos Reis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021019
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440267526144