A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vontobel, Maetê Kreischmann
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11245
Resumo: Neste trabalho, serão abordados aspectos do feminismo e conceito de gênero, buscando relacionar a publicidade e principalmente as campanhas de marcas de moda que se utilizam do Femvertising como ferramenta para suas comunicações. O objetivo central é compreender como as mulheres feministas percebem as representações femininas existentes nas comunicações das marcas de moda que se posicionam a favor dos direitos das mulheres. Para tanto, selecionou-se quatro peças publicitárias de marcas de moda diferentes voltadas ao público feminino: Puma, Lela Brandão.Co, Renner e Melissa e organizou-se dois grupos focais como técnica de coleta e análise de dados para pesquisa qualitativa a fim de apresentar as campanhas das marcas citadas às participantes. Cada grupo foi formado com a presença de sete mulheres que se consideram feminista. Suas opiniões e conclusões, razão de ser desta pesquisa, serão apresentadas e analisadas ao longo deste trabalho.
id USIN_04f6b156afa2a1d005c54cd5d25ad630
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11245
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-05-06T19:04:08Z2022-05-06T19:04:08Z2022-03-29Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-05-06T19:04:08Z No. of bitstreams: 1 Maitê Vontobel_.pdf: 1241446 bytes, checksum: 314aeaf96e8e09442f44b0c0bbafff86 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-06T19:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maitê Vontobel_.pdf: 1241446 bytes, checksum: 314aeaf96e8e09442f44b0c0bbafff86 (MD5) Previous issue date: 2022-03-29Neste trabalho, serão abordados aspectos do feminismo e conceito de gênero, buscando relacionar a publicidade e principalmente as campanhas de marcas de moda que se utilizam do Femvertising como ferramenta para suas comunicações. O objetivo central é compreender como as mulheres feministas percebem as representações femininas existentes nas comunicações das marcas de moda que se posicionam a favor dos direitos das mulheres. Para tanto, selecionou-se quatro peças publicitárias de marcas de moda diferentes voltadas ao público feminino: Puma, Lela Brandão.Co, Renner e Melissa e organizou-se dois grupos focais como técnica de coleta e análise de dados para pesquisa qualitativa a fim de apresentar as campanhas das marcas citadas às participantes. Cada grupo foi formado com a presença de sete mulheres que se consideram feminista. Suas opiniões e conclusões, razão de ser desta pesquisa, serão apresentadas e analisadas ao longo deste trabalho.In this paper, aspects of feminism and the concept of gender will be addressed, seeking to relate to advertising and especially the campaigns of fashion brands that use Femvertising as a tool for their communications. The main objective is to understand how feminist women perceive the female representations existing in the communication of fashion brands that stand in favor of women’s rights. For this purpose, four advertising pieces from different fashion brands aimed at the female audience were selected: Puma, Lela Brandão.Co, Renner e Melissa and then two focus groups were organized as a technique for collecting and analyzing data for qualitative research in order to present the campaigns of the mention brands to the participants. Each group was formed with the presence of seven women who consider themselves feminists. Their opinions and conclusions, reason for the existence of this research, will be presented and analyzed throughout this work.NenhumaVontobel, Maetê Kreischmannhttp://lattes.cnpq.br/6216746847559042http://lattes.cnpq.br/5890836961761762Henn, Ronaldo CesarUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociaisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoFeminismoGêneroComunicaçãoFemvertisingFeminismGenderCommunicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11245info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMaitê Vontobel_.pdfMaitê Vontobel_.pdfapplication/pdf1241446http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11245/1/Mait%C3%AA+Vontobel_.pdf314aeaf96e8e09442f44b0c0bbafff86MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11245/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/112452022-05-06 16:05:18.668oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-05-06T19:05:18Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
title A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
spellingShingle A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
Vontobel, Maetê Kreischmann
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Feminismo
Gênero
Comunicação
Femvertising
Feminism
Gender
Communication
title_short A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
title_full A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
title_fullStr A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
title_full_unstemmed A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
title_sort A representação do feminismo contemporâneo na comunicação de marcas de moda em suas redes sociais
author Vontobel, Maetê Kreischmann
author_facet Vontobel, Maetê Kreischmann
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6216746847559042
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5890836961761762
dc.contributor.author.fl_str_mv Vontobel, Maetê Kreischmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henn, Ronaldo Cesar
contributor_str_mv Henn, Ronaldo Cesar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Feminismo
Gênero
Comunicação
Femvertising
Feminism
Gender
Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
Gênero
Comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Femvertising
Feminism
Gender
Communication
description Neste trabalho, serão abordados aspectos do feminismo e conceito de gênero, buscando relacionar a publicidade e principalmente as campanhas de marcas de moda que se utilizam do Femvertising como ferramenta para suas comunicações. O objetivo central é compreender como as mulheres feministas percebem as representações femininas existentes nas comunicações das marcas de moda que se posicionam a favor dos direitos das mulheres. Para tanto, selecionou-se quatro peças publicitárias de marcas de moda diferentes voltadas ao público feminino: Puma, Lela Brandão.Co, Renner e Melissa e organizou-se dois grupos focais como técnica de coleta e análise de dados para pesquisa qualitativa a fim de apresentar as campanhas das marcas citadas às participantes. Cada grupo foi formado com a presença de sete mulheres que se consideram feminista. Suas opiniões e conclusões, razão de ser desta pesquisa, serão apresentadas e analisadas ao longo deste trabalho.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T19:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T19:04:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11245
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11245/1/Mait%C3%AA+Vontobel_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11245/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 314aeaf96e8e09442f44b0c0bbafff86
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845071962701824