Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924
Resumo: Este estudo aborda a relação entre a educação formal e não-formal na formação de educadores/as de jovens e adultos que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, na rede municipal de Gravataí - RS. Sendo assim, o foco do estudo é a relação entre a EJA e a EP. A escolha do tema, a definição dos sujeitos, contexto e procedimentos utilizados vinculam-se aos pressupostos da pesquisa participante. Ainda que, neste estudo, a observação participante e as entrevistas individuais semi-estruturadas sejam os procedimentos adotados, a participação constituiu-se como princípio norteador do percurso metodológico realizado. O objetivo é compreender e analisar a relação entre as experiências formais e não-formais desses/as educadores/as e as implicações dessas trajetórias formativas sobre a identificação dos sujeitos com o campo educacional popular. Para tanto, realizei o resgate histórico da relação entre EJA e EP no contexto educacional brasileiro, situando os momentos de dist
id USIN_066d4650550d922d0abcb2c652a36b7d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1924
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-28Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28Este estudo aborda a relação entre a educação formal e não-formal na formação de educadores/as de jovens e adultos que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, na rede municipal de Gravataí - RS. Sendo assim, o foco do estudo é a relação entre a EJA e a EP. A escolha do tema, a definição dos sujeitos, contexto e procedimentos utilizados vinculam-se aos pressupostos da pesquisa participante. Ainda que, neste estudo, a observação participante e as entrevistas individuais semi-estruturadas sejam os procedimentos adotados, a participação constituiu-se como princípio norteador do percurso metodológico realizado. O objetivo é compreender e analisar a relação entre as experiências formais e não-formais desses/as educadores/as e as implicações dessas trajetórias formativas sobre a identificação dos sujeitos com o campo educacional popular. Para tanto, realizei o resgate histórico da relação entre EJA e EP no contexto educacional brasileiro, situando os momentos de distThis study is about the relation between formal and non-formal education within the preparation of young and adult educators that take part in projects based on the theoretical-methodological estimations of the Popular Education, in the district area of Gravataí – RS. Therefore, the main subject of the study is the relation between EJA (young and adults education) and EP (popular education). The choice of the theme, the definition of the subjects, context and procedures that were used are linked to the estimations of the participant research. Even though, in this study, the participant observation and the semi-structured individual interviews are the chosen procedures, the participation was built as the guidance principle of the methodological trajectory that was made. The objective is to understand and analyze the relation between the formal and non-formal experiences that these educators have had and also the implications of these formative trajectories on the identification of the subjects with the popularNenhumaGodinho, Ana Cláudia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5340491174353700http://lattes.cnpq.br/2250864123409266Streck, Danilo R.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesTrajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formalCiências Humanasadultoeducação formaleducação informaleducação popularformaçãoGravataíjovemprofessorpopular educationpreparation of educatorsyoung and adults educationformal and non-formal educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALtrajetoria formativa.pdftrajetoria formativa.pdfapplication/pdf515045http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1924/1/trajetoria+formativa.pdf2cb8d85c62725fd6ad426e2615bc0e0aMD51UNISINOS/19242015-03-09 15:27:34.214oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:27:34Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
title Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
spellingShingle Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Ciências Humanas
adulto
educação formal
educação informal
educação popular
formação
Gravataí
jovem
professor
popular education
preparation of educators
young and adults education
formal and non-formal education
title_short Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
title_full Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
title_fullStr Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
title_full_unstemmed Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
title_sort Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
author Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author_facet Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5340491174353700
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2250864123409266
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Danilo R.
contributor_str_mv Streck, Danilo R.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
adulto
educação formal
educação informal
educação popular
formação
Gravataí
jovem
professor
popular education
preparation of educators
young and adults education
formal and non-formal education
dc.subject.por.fl_str_mv adulto
educação formal
educação informal
educação popular
formação
Gravataí
jovem
professor
dc.subject.eng.fl_str_mv popular education
preparation of educators
young and adults education
formal and non-formal education
description Este estudo aborda a relação entre a educação formal e não-formal na formação de educadores/as de jovens e adultos que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, na rede municipal de Gravataí - RS. Sendo assim, o foco do estudo é a relação entre a EJA e a EP. A escolha do tema, a definição dos sujeitos, contexto e procedimentos utilizados vinculam-se aos pressupostos da pesquisa participante. Ainda que, neste estudo, a observação participante e as entrevistas individuais semi-estruturadas sejam os procedimentos adotados, a participação constituiu-se como princípio norteador do percurso metodológico realizado. O objetivo é compreender e analisar a relação entre as experiências formais e não-formais desses/as educadores/as e as implicações dessas trajetórias formativas sobre a identificação dos sujeitos com o campo educacional popular. Para tanto, realizei o resgate histórico da relação entre EJA e EP no contexto educacional brasileiro, situando os momentos de dist
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1924/1/trajetoria+formativa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cb8d85c62725fd6ad426e2615bc0e0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941323763712