Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924 |
Resumo: | Este estudo aborda a relação entre a educação formal e não-formal na formação de educadores/as de jovens e adultos que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, na rede municipal de Gravataí - RS. Sendo assim, o foco do estudo é a relação entre a EJA e a EP. A escolha do tema, a definição dos sujeitos, contexto e procedimentos utilizados vinculam-se aos pressupostos da pesquisa participante. Ainda que, neste estudo, a observação participante e as entrevistas individuais semi-estruturadas sejam os procedimentos adotados, a participação constituiu-se como princípio norteador do percurso metodológico realizado. O objetivo é compreender e analisar a relação entre as experiências formais e não-formais desses/as educadores/as e as implicações dessas trajetórias formativas sobre a identificação dos sujeitos com o campo educacional popular. Para tanto, realizei o resgate histórico da relação entre EJA e EP no contexto educacional brasileiro, situando os momentos de dist |
id |
USIN_066d4650550d922d0abcb2c652a36b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1924 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-28Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28Este estudo aborda a relação entre a educação formal e não-formal na formação de educadores/as de jovens e adultos que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, na rede municipal de Gravataí - RS. Sendo assim, o foco do estudo é a relação entre a EJA e a EP. A escolha do tema, a definição dos sujeitos, contexto e procedimentos utilizados vinculam-se aos pressupostos da pesquisa participante. Ainda que, neste estudo, a observação participante e as entrevistas individuais semi-estruturadas sejam os procedimentos adotados, a participação constituiu-se como princípio norteador do percurso metodológico realizado. O objetivo é compreender e analisar a relação entre as experiências formais e não-formais desses/as educadores/as e as implicações dessas trajetórias formativas sobre a identificação dos sujeitos com o campo educacional popular. Para tanto, realizei o resgate histórico da relação entre EJA e EP no contexto educacional brasileiro, situando os momentos de distThis study is about the relation between formal and non-formal education within the preparation of young and adult educators that take part in projects based on the theoretical-methodological estimations of the Popular Education, in the district area of Gravataí – RS. Therefore, the main subject of the study is the relation between EJA (young and adults education) and EP (popular education). The choice of the theme, the definition of the subjects, context and procedures that were used are linked to the estimations of the participant research. Even though, in this study, the participant observation and the semi-structured individual interviews are the chosen procedures, the participation was built as the guidance principle of the methodological trajectory that was made. The objective is to understand and analyze the relation between the formal and non-formal experiences that these educators have had and also the implications of these formative trajectories on the identification of the subjects with the popularNenhumaGodinho, Ana Cláudia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5340491174353700http://lattes.cnpq.br/2250864123409266Streck, Danilo R.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesTrajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formalCiências Humanasadultoeducação formaleducação informaleducação popularformaçãoGravataíjovemprofessorpopular educationpreparation of educatorsyoung and adults educationformal and non-formal educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALtrajetoria formativa.pdftrajetoria formativa.pdfapplication/pdf515045http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1924/1/trajetoria+formativa.pdf2cb8d85c62725fd6ad426e2615bc0e0aMD51UNISINOS/19242015-03-09 15:27:34.214oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:27:34Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
title |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
spellingShingle |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal Godinho, Ana Cláudia Ferreira Ciências Humanas adulto educação formal educação informal educação popular formação Gravataí jovem professor popular education preparation of educators young and adults education formal and non-formal education |
title_short |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
title_full |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
title_fullStr |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
title_full_unstemmed |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
title_sort |
Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal |
author |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author_facet |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5340491174353700 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2250864123409266 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Streck, Danilo R. |
contributor_str_mv |
Streck, Danilo R. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas adulto educação formal educação informal educação popular formação Gravataí jovem professor popular education preparation of educators young and adults education formal and non-formal education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adulto educação formal educação informal educação popular formação Gravataí jovem professor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
popular education preparation of educators young and adults education formal and non-formal education |
description |
Este estudo aborda a relação entre a educação formal e não-formal na formação de educadores/as de jovens e adultos que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, na rede municipal de Gravataí - RS. Sendo assim, o foco do estudo é a relação entre a EJA e a EP. A escolha do tema, a definição dos sujeitos, contexto e procedimentos utilizados vinculam-se aos pressupostos da pesquisa participante. Ainda que, neste estudo, a observação participante e as entrevistas individuais semi-estruturadas sejam os procedimentos adotados, a participação constituiu-se como princípio norteador do percurso metodológico realizado. O objetivo é compreender e analisar a relação entre as experiências formais e não-formais desses/as educadores/as e as implicações dessas trajetórias formativas sobre a identificação dos sujeitos com o campo educacional popular. Para tanto, realizei o resgate histórico da relação entre EJA e EP no contexto educacional brasileiro, situando os momentos de dist |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1924/1/trajetoria+formativa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cb8d85c62725fd6ad426e2615bc0e0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941323763712 |