O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582 |
Resumo: | Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa maior, intitulado A co-construção de narrativas na família e na escola. Esta parte do projeto, contudo, foca-se, especificamente, na análise da co-construção das narrativas na escola. Objetiva a analisar as interações dos alunos e a co-construção da narrativa entre professora e alunos durante a contação/leitura de histórias em inglês. Analisa as interações dos alunos e da professora e a maneira que tomam o piso conversacional para co-narrar a história, promovendo, dessa forma, uma estrutura de participação mais democrática. Para este estudo qualitativo e observacional, eventos de contação/leitura de histórias foram gravados e depois transcritos, segundo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). As gravações foram feitas com um grupo de dezoito alunos, que estudam na segunda-série de uma escola de currículo bilíngue, durante os momentos em que a professora contou-lhes histórias em inglês. Os |
id |
USIN_07c4c9d37224e87604094a6409f55772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2582 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:12:37Z2015-03-05T18:12:37Z2009-08-13Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 13Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa maior, intitulado A co-construção de narrativas na família e na escola. Esta parte do projeto, contudo, foca-se, especificamente, na análise da co-construção das narrativas na escola. Objetiva a analisar as interações dos alunos e a co-construção da narrativa entre professora e alunos durante a contação/leitura de histórias em inglês. Analisa as interações dos alunos e da professora e a maneira que tomam o piso conversacional para co-narrar a história, promovendo, dessa forma, uma estrutura de participação mais democrática. Para este estudo qualitativo e observacional, eventos de contação/leitura de histórias foram gravados e depois transcritos, segundo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). As gravações foram feitas com um grupo de dezoito alunos, que estudam na segunda-série de uma escola de currículo bilíngue, durante os momentos em que a professora contou-lhes histórias em inglês. OsThis study is part of a bigger project that studies the construction of narratives at home and at school, entitled The co-construction of narratives at home and at school. This part of the project, however, is concerned with the way narratives are co-constructed specifically in schools. It amais at analyzing the students’ interactions and the co-construction of narratives between teachers and students during book reading moments in English. It analyzes the students’ interactions and the way they get the floor to co-narrate the story, which leads to a more democratic participant structure in the classroom. In this qualitative and observational study, book reading (storytelling) moments have been recorded and then transcribed according to the conventions proposed by Jefferson (1984), translated and adapted by Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). The recordings were made with a group of 18 students, who study in the second grade of a Bilingual Curriculum School, during moments in which the teacher told them stNenhumaLemke, Cristiane Elyhttp://lattes.cnpq.br/0900597605352050http://lattes.cnpq.br/2889678029210552Zilles, Ana Maria StahlUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngueLetras e ArtesLingüísticaaquisição de segunda línguacontação/leitura de históriasinteraçãoestrutura de participaçãonarrativas na escolainteractionL2 acquisitionparticipant structurestorytelling/book reading momentsnarratives at schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCristianeLemkeLinguistica.pdfCristianeLemkeLinguistica.pdfapplication/pdf1730569http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2582/1/CristianeLemkeLinguistica.pdfa806eb9f4b3eb49179750b0d285415bbMD51UNISINOS/25822015-03-17 16:12:46.119oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:12:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
title |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
spellingShingle |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue Lemke, Cristiane Ely Letras e Artes Lingüística aquisição de segunda língua contação/leitura de histórias interação estrutura de participação narrativas na escola interaction L2 acquisition participant structure storytelling/book reading moments narratives at school |
title_short |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
title_full |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
title_fullStr |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
title_full_unstemmed |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
title_sort |
O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue |
author |
Lemke, Cristiane Ely |
author_facet |
Lemke, Cristiane Ely |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0900597605352050 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2889678029210552 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemke, Cristiane Ely |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilles, Ana Maria Stahl |
contributor_str_mv |
Zilles, Ana Maria Stahl |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística aquisição de segunda língua contação/leitura de histórias interação estrutura de participação narrativas na escola interaction L2 acquisition participant structure storytelling/book reading moments narratives at school |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aquisição de segunda língua contação/leitura de histórias interação estrutura de participação narrativas na escola |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
interaction L2 acquisition participant structure storytelling/book reading moments narratives at school |
description |
Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa maior, intitulado A co-construção de narrativas na família e na escola. Esta parte do projeto, contudo, foca-se, especificamente, na análise da co-construção das narrativas na escola. Objetiva a analisar as interações dos alunos e a co-construção da narrativa entre professora e alunos durante a contação/leitura de histórias em inglês. Analisa as interações dos alunos e da professora e a maneira que tomam o piso conversacional para co-narrar a história, promovendo, dessa forma, uma estrutura de participação mais democrática. Para este estudo qualitativo e observacional, eventos de contação/leitura de histórias foram gravados e depois transcritos, segundo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). As gravações foram feitas com um grupo de dezoito alunos, que estudam na segunda-série de uma escola de currículo bilíngue, durante os momentos em que a professora contou-lhes histórias em inglês. Os |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:12:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:12:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2582/1/CristianeLemkeLinguistica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a806eb9f4b3eb49179750b0d285415bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946139873280 |