O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Cristiane Ely
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582
Resumo: Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa maior, intitulado A co-construção de narrativas na família e na escola. Esta parte do projeto, contudo, foca-se, especificamente, na análise da co-construção das narrativas na escola. Objetiva a analisar as interações dos alunos e a co-construção da narrativa entre professora e alunos durante a contação/leitura de histórias em inglês. Analisa as interações dos alunos e da professora e a maneira que tomam o piso conversacional para co-narrar a história, promovendo, dessa forma, uma estrutura de participação mais democrática. Para este estudo qualitativo e observacional, eventos de contação/leitura de histórias foram gravados e depois transcritos, segundo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). As gravações foram feitas com um grupo de dezoito alunos, que estudam na segunda-série de uma escola de currículo bilíngue, durante os momentos em que a professora contou-lhes histórias em inglês. Os
id USIN_07c4c9d37224e87604094a6409f55772
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2582
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:12:37Z2015-03-05T18:12:37Z2009-08-13Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 13Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa maior, intitulado A co-construção de narrativas na família e na escola. Esta parte do projeto, contudo, foca-se, especificamente, na análise da co-construção das narrativas na escola. Objetiva a analisar as interações dos alunos e a co-construção da narrativa entre professora e alunos durante a contação/leitura de histórias em inglês. Analisa as interações dos alunos e da professora e a maneira que tomam o piso conversacional para co-narrar a história, promovendo, dessa forma, uma estrutura de participação mais democrática. Para este estudo qualitativo e observacional, eventos de contação/leitura de histórias foram gravados e depois transcritos, segundo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). As gravações foram feitas com um grupo de dezoito alunos, que estudam na segunda-série de uma escola de currículo bilíngue, durante os momentos em que a professora contou-lhes histórias em inglês. OsThis study is part of a bigger project that studies the construction of narratives at home and at school, entitled The co-construction of narratives at home and at school. This part of the project, however, is concerned with the way narratives are co-constructed specifically in schools. It amais at analyzing the students’ interactions and the co-construction of narratives between teachers and students during book reading moments in English. It analyzes the students’ interactions and the way they get the floor to co-narrate the story, which leads to a more democratic participant structure in the classroom. In this qualitative and observational study, book reading (storytelling) moments have been recorded and then transcribed according to the conventions proposed by Jefferson (1984), translated and adapted by Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). The recordings were made with a group of 18 students, who study in the second grade of a Bilingual Curriculum School, during moments in which the teacher told them stNenhumaLemke, Cristiane Elyhttp://lattes.cnpq.br/0900597605352050http://lattes.cnpq.br/2889678029210552Zilles, Ana Maria StahlUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngueLetras e ArtesLingüísticaaquisição de segunda línguacontação/leitura de históriasinteraçãoestrutura de participaçãonarrativas na escolainteractionL2 acquisitionparticipant structurestorytelling/book reading momentsnarratives at schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCristianeLemkeLinguistica.pdfCristianeLemkeLinguistica.pdfapplication/pdf1730569http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2582/1/CristianeLemkeLinguistica.pdfa806eb9f4b3eb49179750b0d285415bbMD51UNISINOS/25822015-03-17 16:12:46.119oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:12:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
title O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
spellingShingle O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
Lemke, Cristiane Ely
Letras e Artes
Lingüística
aquisição de segunda língua
contação/leitura de histórias
interação
estrutura de participação
narrativas na escola
interaction
L2 acquisition
participant structure
storytelling/book reading moments
narratives at school
title_short O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
title_full O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
title_fullStr O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
title_full_unstemmed O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
title_sort O, profe, esse daí é o ponto de interrogação!: a co-construção da narrativa em uma sala de aula bilíngue
author Lemke, Cristiane Ely
author_facet Lemke, Cristiane Ely
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0900597605352050
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2889678029210552
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Cristiane Ely
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zilles, Ana Maria Stahl
contributor_str_mv Zilles, Ana Maria Stahl
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
aquisição de segunda língua
contação/leitura de histórias
interação
estrutura de participação
narrativas na escola
interaction
L2 acquisition
participant structure
storytelling/book reading moments
narratives at school
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição de segunda língua
contação/leitura de histórias
interação
estrutura de participação
narrativas na escola
dc.subject.eng.fl_str_mv interaction
L2 acquisition
participant structure
storytelling/book reading moments
narratives at school
description Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa maior, intitulado A co-construção de narrativas na família e na escola. Esta parte do projeto, contudo, foca-se, especificamente, na análise da co-construção das narrativas na escola. Objetiva a analisar as interações dos alunos e a co-construção da narrativa entre professora e alunos durante a contação/leitura de histórias em inglês. Analisa as interações dos alunos e da professora e a maneira que tomam o piso conversacional para co-narrar a história, promovendo, dessa forma, uma estrutura de participação mais democrática. Para este estudo qualitativo e observacional, eventos de contação/leitura de histórias foram gravados e depois transcritos, segundo as convenções propostas por Jefferson (1984), traduzidas e adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). As gravações foram feitas com um grupo de dezoito alunos, que estudam na segunda-série de uma escola de currículo bilíngue, durante os momentos em que a professora contou-lhes histórias em inglês. Os
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2582/1/CristianeLemkeLinguistica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a806eb9f4b3eb49179750b0d285415bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946139873280