Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608 |
Resumo: | Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários. |
id |
USIN_0d96c98adc841e0586dc0d202c22a02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4608 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-07-22T23:12:17Z2015-07-22T23:12:17Z2012-03-29Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-07-22T23:12:17Z No. of bitstreams: 1 04d.pdf: 2086600 bytes, checksum: f197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-22T23:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 04d.pdf: 2086600 bytes, checksum: f197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3 (MD5) Previous issue date: 2012Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários.This study identified the contractual relationship customer / supplier service providers describing business practices related to technological innovation over the formation of intellectual capital. Demonstrated the kind of research methodology as a case study descriptive and qualitative nature. The theoretical framework included intellectual capital and technological innovation. It also addressed the management process of measuring the market value resulting from the supplier and customer relationship x x technological intellectual capital. As a result, we identified business practices related to technological innovation and intellectual capital, and you can also identify the perception of managers on the subject, what the goals and prioritized variables and how these companies manage and analyze the actions of technological innovation and capital intellectual. It appears that the business practices of technological innovation related to intellectual capital are being incorporated in the processes of the companies that were the focus of this study. It is concluded that the contractual relationship customer / supplier leverages practices of technological innovation and intellectual capital, making it a great potential for prioritization in each of the companies analyzed in this study, showing differences while convergence of vision due to the characteristics of each. While the supplier has an idea of prioritizing practices related to internal processes and finances, the client company identifies a practice focused on internal processes and learning and growth of its employees.NenhumaCardoso, Maurício Fariashttp://lattes.cnpq.br/2301037594053525http://lattes.cnpq.br/7441849125904075Vanti, Adolfo AlbertoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosCapital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedorACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências ContábeisCapital intelectualInovação tecnológicaValor de mercadoIntellectual capitalTechnological innovationMarket valueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL04d.pdf04d.pdfapplication/pdf2086600http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/1/04d.pdff197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/46082016-03-04 09:50:53.927oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-03-04T12:50:53Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
title |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
spellingShingle |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor Cardoso, Maurício Farias ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis Capital intelectual Inovação tecnológica Valor de mercado Intellectual capital Technological innovation Market value |
title_short |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
title_full |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
title_fullStr |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
title_full_unstemmed |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
title_sort |
Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor |
author |
Cardoso, Maurício Farias |
author_facet |
Cardoso, Maurício Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2301037594053525 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7441849125904075 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Maurício Farias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vanti, Adolfo Alberto |
contributor_str_mv |
Vanti, Adolfo Alberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis Capital intelectual Inovação tecnológica Valor de mercado Intellectual capital Technological innovation Market value |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital intelectual Inovação tecnológica Valor de mercado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Intellectual capital Technological innovation Market value |
description |
Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-22T23:12:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-22T23:12:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/1/04d.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3 e130fff006551e19abf270f718b7ab21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844973602078720 |