Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890
Resumo: A presente pesquisa, Educação e Cidadania na perspectiva da Cidade Educadora: Uma Proposta para Frederico Westphalen, objetiva analisar e divulgar a Cidade Educadora como uma nova dimensão da Educação e refletir sobre a construção da cidadania, como processo que permite ao indivíduo tornar-se cidadão. Assegurar a educação para todos é fazer justiça social e garantir o direito de ter direitos. Essas premissas mostram os desafios que a escola e a educação enfrentam na tarefa de formar cidadãos que, numa proposta de Cidade Educadora, num mundo globalizado, são ou devem ser atores de inclusão social, de participação emancipatória, porque capazes de articular grupos sociais a projetos educativos. Nessa acepção, a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações governamentais ou não. Assim, o poder público e a sociedade, de forma articulada, exercem sua função educadora na busca da construção de
id USIN_100d648286ac13cd158eb599fcf2805e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1890
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:56:49Z2015-03-04T19:56:49Z2006-06-06Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6A presente pesquisa, Educação e Cidadania na perspectiva da Cidade Educadora: Uma Proposta para Frederico Westphalen, objetiva analisar e divulgar a Cidade Educadora como uma nova dimensão da Educação e refletir sobre a construção da cidadania, como processo que permite ao indivíduo tornar-se cidadão. Assegurar a educação para todos é fazer justiça social e garantir o direito de ter direitos. Essas premissas mostram os desafios que a escola e a educação enfrentam na tarefa de formar cidadãos que, numa proposta de Cidade Educadora, num mundo globalizado, são ou devem ser atores de inclusão social, de participação emancipatória, porque capazes de articular grupos sociais a projetos educativos. Nessa acepção, a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações governamentais ou não. Assim, o poder público e a sociedade, de forma articulada, exercem sua função educadora na busca da construção deThe present research, Education, Citizenship in prospect of the Educator City: A Proposal to Frederico Westphalen, objective to analyse and divulge the Educator City as a new dimension from Education and reflect the citizenship construction, like process that permits to the individual becomes himself citizen. To assure the education to everyone is to do social justice: garantee the right to have rights. Those premisses show the challenges that the school and ecucation face on the task to form citizens that in a proposal of Educator City, in a globalizated world, are or should be actors of social inclusion, emancipated participation, because they are able to articulated social groups to educative projects. In this acception, the education does not occur only in the formal education space, but it results from existenced experience in every spaces of the city by the union action from governmental organizations or do not. So, the public power and the society, in articulated form, exercise their educator functioNenhumaPaetzold, Ophelia Sunpta Buzattohttp://lattes.cnpq.br/5240537403385669http://lattes.cnpq.br/4765559144115241Zitkoski, Jaime JoséUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico WestphalenCiências Humanascidade educadoraescola cidadãinfânciacidadaniachildhoodeducator citycitizenshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALeducacao e cidadania.pdfeducacao e cidadania.pdfapplication/pdf2427786http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1890/1/educacao+e+cidadania.pdf3bd7f3ae1372a0557b6d3f15ff97c756MD51UNISINOS/18902015-03-09 12:59:39.818oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T15:59:39Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
title Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
spellingShingle Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto
Ciências Humanas
cidade educadora
escola cidadã
infância
cidadania
childhood
educator city
citizenship
title_short Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
title_full Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
title_fullStr Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
title_full_unstemmed Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
title_sort Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
author Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto
author_facet Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5240537403385669
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4765559144115241
dc.contributor.author.fl_str_mv Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
cidade educadora
escola cidadã
infância
cidadania
childhood
educator city
citizenship
dc.subject.por.fl_str_mv cidade educadora
escola cidadã
infância
cidadania
dc.subject.eng.fl_str_mv childhood
educator city
citizenship
description A presente pesquisa, Educação e Cidadania na perspectiva da Cidade Educadora: Uma Proposta para Frederico Westphalen, objetiva analisar e divulgar a Cidade Educadora como uma nova dimensão da Educação e refletir sobre a construção da cidadania, como processo que permite ao indivíduo tornar-se cidadão. Assegurar a educação para todos é fazer justiça social e garantir o direito de ter direitos. Essas premissas mostram os desafios que a escola e a educação enfrentam na tarefa de formar cidadãos que, numa proposta de Cidade Educadora, num mundo globalizado, são ou devem ser atores de inclusão social, de participação emancipatória, porque capazes de articular grupos sociais a projetos educativos. Nessa acepção, a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações governamentais ou não. Assim, o poder público e a sociedade, de forma articulada, exercem sua função educadora na busca da construção de
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1890/1/educacao+e+cidadania.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bd7f3ae1372a0557b6d3f15ff97c756
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940698812416