Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890 |
Resumo: | A presente pesquisa, Educação e Cidadania na perspectiva da Cidade Educadora: Uma Proposta para Frederico Westphalen, objetiva analisar e divulgar a Cidade Educadora como uma nova dimensão da Educação e refletir sobre a construção da cidadania, como processo que permite ao indivíduo tornar-se cidadão. Assegurar a educação para todos é fazer justiça social e garantir o direito de ter direitos. Essas premissas mostram os desafios que a escola e a educação enfrentam na tarefa de formar cidadãos que, numa proposta de Cidade Educadora, num mundo globalizado, são ou devem ser atores de inclusão social, de participação emancipatória, porque capazes de articular grupos sociais a projetos educativos. Nessa acepção, a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações governamentais ou não. Assim, o poder público e a sociedade, de forma articulada, exercem sua função educadora na busca da construção de |
id |
USIN_100d648286ac13cd158eb599fcf2805e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1890 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T19:56:49Z2015-03-04T19:56:49Z2006-06-06Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6A presente pesquisa, Educação e Cidadania na perspectiva da Cidade Educadora: Uma Proposta para Frederico Westphalen, objetiva analisar e divulgar a Cidade Educadora como uma nova dimensão da Educação e refletir sobre a construção da cidadania, como processo que permite ao indivíduo tornar-se cidadão. Assegurar a educação para todos é fazer justiça social e garantir o direito de ter direitos. Essas premissas mostram os desafios que a escola e a educação enfrentam na tarefa de formar cidadãos que, numa proposta de Cidade Educadora, num mundo globalizado, são ou devem ser atores de inclusão social, de participação emancipatória, porque capazes de articular grupos sociais a projetos educativos. Nessa acepção, a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações governamentais ou não. Assim, o poder público e a sociedade, de forma articulada, exercem sua função educadora na busca da construção deThe present research, Education, Citizenship in prospect of the Educator City: A Proposal to Frederico Westphalen, objective to analyse and divulge the Educator City as a new dimension from Education and reflect the citizenship construction, like process that permits to the individual becomes himself citizen. To assure the education to everyone is to do social justice: garantee the right to have rights. Those premisses show the challenges that the school and ecucation face on the task to form citizens that in a proposal of Educator City, in a globalizated world, are or should be actors of social inclusion, emancipated participation, because they are able to articulated social groups to educative projects. In this acception, the education does not occur only in the formal education space, but it results from existenced experience in every spaces of the city by the union action from governmental organizations or do not. So, the public power and the society, in articulated form, exercise their educator functioNenhumaPaetzold, Ophelia Sunpta Buzattohttp://lattes.cnpq.br/5240537403385669http://lattes.cnpq.br/4765559144115241Zitkoski, Jaime JoséUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico WestphalenCiências Humanascidade educadoraescola cidadãinfânciacidadaniachildhoodeducator citycitizenshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALeducacao e cidadania.pdfeducacao e cidadania.pdfapplication/pdf2427786http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1890/1/educacao+e+cidadania.pdf3bd7f3ae1372a0557b6d3f15ff97c756MD51UNISINOS/18902015-03-09 12:59:39.818oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T15:59:39Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
title |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
spellingShingle |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto Ciências Humanas cidade educadora escola cidadã infância cidadania childhood educator city citizenship |
title_short |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
title_full |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
title_fullStr |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
title_full_unstemmed |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
title_sort |
Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen |
author |
Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto |
author_facet |
Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5240537403385669 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4765559144115241 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paetzold, Ophelia Sunpta Buzatto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas cidade educadora escola cidadã infância cidadania childhood educator city citizenship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidade educadora escola cidadã infância cidadania |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
childhood educator city citizenship |
description |
A presente pesquisa, Educação e Cidadania na perspectiva da Cidade Educadora: Uma Proposta para Frederico Westphalen, objetiva analisar e divulgar a Cidade Educadora como uma nova dimensão da Educação e refletir sobre a construção da cidadania, como processo que permite ao indivíduo tornar-se cidadão. Assegurar a educação para todos é fazer justiça social e garantir o direito de ter direitos. Essas premissas mostram os desafios que a escola e a educação enfrentam na tarefa de formar cidadãos que, numa proposta de Cidade Educadora, num mundo globalizado, são ou devem ser atores de inclusão social, de participação emancipatória, porque capazes de articular grupos sociais a projetos educativos. Nessa acepção, a educação não ocorre apenas nos espaços de educação formal, mas resulta das experiências vivenciadas em todos os espaços da cidade pela ação do conjunto das organizações governamentais ou não. Assim, o poder público e a sociedade, de forma articulada, exercem sua função educadora na busca da construção de |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T19:56:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T19:56:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1890/1/educacao+e+cidadania.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bd7f3ae1372a0557b6d3f15ff97c756 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844940698812416 |