O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana Rita Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1985
Resumo: O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.
id RCAP_6622edf9afc72e29935f35c8b881a2d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadoresconflitomediaçãoeducador de infânciasocializaçãoconflictmediationchildhood educatorsocializationO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.This report, in the scope of Master’s Degree in Pre-School Education held at School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, is divided into three parts. The first part is dedicated to the placements performed in three contexts, two of them in nursery and one of kindergarten and refers to the works and projects developed along the academic career. The second part refers to the research component "The Conflict in Childhood Education: Conceptions and Practices of Educators". The main objective of this study is to understand the role of the educator in the management of Between children in an educational context. It is intended throughout this study to understand how the educators of childhood conceptualize the conflict and to identify and to describe the strategies that they use in the resolution / mediation of the conflicts. The study was qualitative in nature, collecting documentary information from the bibliography consulted and through semi-structured interviews conducted to four educators, consequently the data collected were subject to analysis. The third and last part, final considerations, summarizes the course and contribution to the development and personal and professional growth of the author as a future kindergarten teacher. Concluding this study allowed to know several strategies to be used in conflict resolution but more important, regardless of strategy, is to respect and show recognition of what the child is feeling and lead children to be participants in the conflict resolution process. The solution must always be fair and reasonable.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Joana Rita Andrade2018-01-11T09:16:45Z2017-12-052017-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1985TID:201791803por201791803info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:10.914375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
title O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
spellingShingle O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
Dias, Joana Rita Andrade
conflito
mediação
educador de infância
socialização
conflict
mediation
childhood educator
socialization
title_short O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
title_full O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
title_fullStr O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
title_full_unstemmed O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
title_sort O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
author Dias, Joana Rita Andrade
author_facet Dias, Joana Rita Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Joana Rita Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv conflito
mediação
educador de infância
socialização
conflict
mediation
childhood educator
socialization
topic conflito
mediação
educador de infância
socialização
conflict
mediation
childhood educator
socialization
description O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
2017-12-05T00:00:00Z
2018-01-11T09:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1985
TID:201791803
url http://hdl.handle.net/10400.15/1985
identifier_str_mv TID:201791803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201791803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031279869952