O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1985 |
Resumo: | O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável. |
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O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadoresconflitomediaçãoeducador de infânciasocializaçãoconflictmediationchildhood educatorsocializationO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.This report, in the scope of Master’s Degree in Pre-School Education held at School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, is divided into three parts. The first part is dedicated to the placements performed in three contexts, two of them in nursery and one of kindergarten and refers to the works and projects developed along the academic career. The second part refers to the research component "The Conflict in Childhood Education: Conceptions and Practices of Educators". The main objective of this study is to understand the role of the educator in the management of Between children in an educational context. It is intended throughout this study to understand how the educators of childhood conceptualize the conflict and to identify and to describe the strategies that they use in the resolution / mediation of the conflicts. The study was qualitative in nature, collecting documentary information from the bibliography consulted and through semi-structured interviews conducted to four educators, consequently the data collected were subject to analysis. The third and last part, final considerations, summarizes the course and contribution to the development and personal and professional growth of the author as a future kindergarten teacher. Concluding this study allowed to know several strategies to be used in conflict resolution but more important, regardless of strategy, is to respect and show recognition of what the child is feeling and lead children to be participants in the conflict resolution process. The solution must always be fair and reasonable.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Joana Rita Andrade2018-01-11T09:16:45Z2017-12-052017-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1985TID:201791803por201791803info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:10.914375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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