Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2057 |
Resumo: | A tese analisa a Revista Nova Escola, no período de 1997 a 2005, entendendo-a como um dispositivo de formação de professores articulado a políticas educacionais, em especial aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Inscreve-se no terreno das discussões que examinam relações de poder e produção de significados para as práticas docentes de professores e professoras de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, busca identificar possíveis marcas que identifiquem o periódico como objeto cultural, instaurador de determinadas posturas político-pedagógicas entre o professorado brasileiro. Considerando o periódico em sua materialidade impressa, bem como na modalidade digital, perfazendo um total de aproximadamente onze mil páginas, é possível configurar um conjunto de regularidades, definindo um determinado modo de pensar e ensinar matemática. Nesta linha de análise, percebe-se a obediência a regras discursivas, entre as quais se destaca a concepção de atraso, ou de dificuldade no ensino e na aprendi |
id |
USIN_11d0887d2f9f2a2b9688a3013b8fa6a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2057 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:14:58Z2015-03-04T21:14:58Z2006-08-25Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25A tese analisa a Revista Nova Escola, no período de 1997 a 2005, entendendo-a como um dispositivo de formação de professores articulado a políticas educacionais, em especial aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Inscreve-se no terreno das discussões que examinam relações de poder e produção de significados para as práticas docentes de professores e professoras de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, busca identificar possíveis marcas que identifiquem o periódico como objeto cultural, instaurador de determinadas posturas político-pedagógicas entre o professorado brasileiro. Considerando o periódico em sua materialidade impressa, bem como na modalidade digital, perfazendo um total de aproximadamente onze mil páginas, é possível configurar um conjunto de regularidades, definindo um determinado modo de pensar e ensinar matemática. Nesta linha de análise, percebe-se a obediência a regras discursivas, entre as quais se destaca a concepção de atraso, ou de dificuldade no ensino e na aprendiThis thesis analyzes the publication called Revista Nova Escola, from 1997 to 2005, considering it as a teacher's formation dispositive, articulated with educational policies, especially National Curriculum Parameters. It is inscribed in the field of discussions that have examined power relations and production of meanings to the teaching practices of Mathematics teachers of early grades of elementary school. It attempts to determine possible marks that identify the publication as a cultural object that determines certain political, pedagogical postures among Brazilian teachers. Considering the publication in its printed materiality, as well as in its digital modality, totalizing about 11,000 pages, it is possible to view a set of regularities, thus defining a determinate way of thinking and teaching Mathematics. In this analysis, one can perceive obedience to discursive rules, among which the conception of delay or difficulty in teaching and learning Mathematics has been highlighted. This is the basic reasonBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoOliveira, Cláudio José dehttp://lattes.cnpq.br/5624959845275878http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesPolíticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova EscolaCiências Humanaseducação matemáticaimprensa pedagógicapolíticas educacionaisprática pedagógicamathematical educationpedagogical presseducational policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2057info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALpoliticas educacionais.pdfpoliticas educacionais.pdfapplication/pdf5034153http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2057/1/politicas+educacionais.pdf2eac67dc1f08bdea3d4c55d6190cc65aMD51UNISINOS/20572015-03-10 11:20:34.073oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:20:34Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
title |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
spellingShingle |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola Oliveira, Cláudio José de Ciências Humanas educação matemática imprensa pedagógica políticas educacionais prática pedagógica mathematical education pedagogical press educational policies |
title_short |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
title_full |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
title_fullStr |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
title_full_unstemmed |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
title_sort |
Políticas educacionais e discursos sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola |
author |
Oliveira, Cláudio José de |
author_facet |
Oliveira, Cláudio José de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5624959845275878 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4948105804186093 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cláudio José de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Beatriz T. D. |
contributor_str_mv |
Fischer, Beatriz T. D. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas educação matemática imprensa pedagógica políticas educacionais prática pedagógica mathematical education pedagogical press educational policies |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática imprensa pedagógica políticas educacionais prática pedagógica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
mathematical education pedagogical press educational policies |
description |
A tese analisa a Revista Nova Escola, no período de 1997 a 2005, entendendo-a como um dispositivo de formação de professores articulado a políticas educacionais, em especial aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Inscreve-se no terreno das discussões que examinam relações de poder e produção de significados para as práticas docentes de professores e professoras de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, busca identificar possíveis marcas que identifiquem o periódico como objeto cultural, instaurador de determinadas posturas político-pedagógicas entre o professorado brasileiro. Considerando o periódico em sua materialidade impressa, bem como na modalidade digital, perfazendo um total de aproximadamente onze mil páginas, é possível configurar um conjunto de regularidades, definindo um determinado modo de pensar e ensinar matemática. Nesta linha de análise, percebe-se a obediência a regras discursivas, entre as quais se destaca a concepção de atraso, ou de dificuldade no ensino e na aprendi |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2057 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2057/1/politicas+educacionais.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2eac67dc1f08bdea3d4c55d6190cc65a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942121730048 |