A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagano, Elisete de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949
Resumo: Esta pesquisa investigou um grupo quando desafiado a um pensar epistemológico, ao ser oferecido alguns pressupostos teóricos sobre a História da Ciência. Os participantes da pesquisa foram três homens e cinco mulheres graduados em Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Letras e Direito com mais de dez anos de ativa presença profissional. O material de pesquisa analisado foi produzido durante um período de doze horas em três encontros de quatro horas. Em cada encontro houve uma palestra sobre a História da Ciência que embasou as discussões. A primeira palestra foi “A Ciência como uma linguagem para estudar o mundo natural”; a segunda “Três revoluções paradigmáticas: um pouco da história da construção do conhecimento” e a terceira “A Ciência imersa em um mundo religioso”. Ao final de cada das três sessões foi elaborado registro por escrito das principais impressões. No primeiro capítulo, descreve-se a trajetória da pesquisadora e apresent
id USIN_12a2246be7c00484cd73fdfbd3ad4ab1
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1949
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:03:30Z2015-03-04T20:03:30Z2008-03-14Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 14Esta pesquisa investigou um grupo quando desafiado a um pensar epistemológico, ao ser oferecido alguns pressupostos teóricos sobre a História da Ciência. Os participantes da pesquisa foram três homens e cinco mulheres graduados em Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Letras e Direito com mais de dez anos de ativa presença profissional. O material de pesquisa analisado foi produzido durante um período de doze horas em três encontros de quatro horas. Em cada encontro houve uma palestra sobre a História da Ciência que embasou as discussões. A primeira palestra foi “A Ciência como uma linguagem para estudar o mundo natural”; a segunda “Três revoluções paradigmáticas: um pouco da história da construção do conhecimento” e a terceira “A Ciência imersa em um mundo religioso”. Ao final de cada das três sessões foi elaborado registro por escrito das principais impressões. No primeiro capítulo, descreve-se a trajetória da pesquisadora e apresentThis research investigated a group challenged to use an epistemologist thinking, when offered some assumptions about History of Science. The research participants were three men and five women graduated on Electronic Engineering, Mechanics Engineering, Civil Engineering, Psychology, Communication, Advertising and Propaganda, Letters and Right white more than ten years of active professional presence. The analyzed research material was produced during a period of twelve hours in three meeting of four hours each. In each meeting there was a lecture on the History of de Science that based the discussions. The first lecture was “Science as a language to study the natural word”, the second “Three paradigmatic revolutions: a little of the history of the construction of the knowledge” and the third “A immersed Science in a religious world”. The first chapter presents the methodological alternatives to find answers to a capital interrogation: what Science notions emerged when the History of Science integrated the leaNenhumaPagano, Elisete de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8159020225820727Chassot, Áttico InácioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderançaCiências Humanasliderançapensamento epistemológicohistória da ciênciaepistemologist thoughtleadershiphistory of scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALhistoria da ciencia.pdfhistoria da ciencia.pdfapplication/pdf327196http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1949/1/historia+da+ciencia.pdf6da31365bdda409528a0a375b820deb6MD51UNISINOS/19492015-03-09 16:54:27.545oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:54:27Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
title A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
spellingShingle A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
Pagano, Elisete de Souza
Ciências Humanas
liderança
pensamento epistemológico
história da ciência
epistemologist thought
leadership
history of science
title_short A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
title_full A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
title_fullStr A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
title_full_unstemmed A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
title_sort A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
author Pagano, Elisete de Souza
author_facet Pagano, Elisete de Souza
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8159020225820727
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagano, Elisete de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chassot, Áttico Inácio
contributor_str_mv Chassot, Áttico Inácio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
liderança
pensamento epistemológico
história da ciência
epistemologist thought
leadership
history of science
dc.subject.por.fl_str_mv liderança
pensamento epistemológico
história da ciência
dc.subject.eng.fl_str_mv epistemologist thought
leadership
history of science
description Esta pesquisa investigou um grupo quando desafiado a um pensar epistemológico, ao ser oferecido alguns pressupostos teóricos sobre a História da Ciência. Os participantes da pesquisa foram três homens e cinco mulheres graduados em Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Letras e Direito com mais de dez anos de ativa presença profissional. O material de pesquisa analisado foi produzido durante um período de doze horas em três encontros de quatro horas. Em cada encontro houve uma palestra sobre a História da Ciência que embasou as discussões. A primeira palestra foi “A Ciência como uma linguagem para estudar o mundo natural”; a segunda “Três revoluções paradigmáticas: um pouco da história da construção do conhecimento” e a terceira “A Ciência imersa em um mundo religioso”. Ao final de cada das três sessões foi elaborado registro por escrito das principais impressões. No primeiro capítulo, descreve-se a trajetória da pesquisadora e apresent
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1949/1/historia+da+ciencia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6da31365bdda409528a0a375b820deb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941373046784