A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou um grupo quando desafiado a um pensar epistemológico, ao ser oferecido alguns pressupostos teóricos sobre a História da Ciência. Os participantes da pesquisa foram três homens e cinco mulheres graduados em Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Letras e Direito com mais de dez anos de ativa presença profissional. O material de pesquisa analisado foi produzido durante um período de doze horas em três encontros de quatro horas. Em cada encontro houve uma palestra sobre a História da Ciência que embasou as discussões. A primeira palestra foi “A Ciência como uma linguagem para estudar o mundo natural”; a segunda “Três revoluções paradigmáticas: um pouco da história da construção do conhecimento” e a terceira “A Ciência imersa em um mundo religioso”. Ao final de cada das três sessões foi elaborado registro por escrito das principais impressões. No primeiro capítulo, descreve-se a trajetória da pesquisadora e apresent |
id |
USIN_12a2246be7c00484cd73fdfbd3ad4ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1949 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:03:30Z2015-03-04T20:03:30Z2008-03-14Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 14Esta pesquisa investigou um grupo quando desafiado a um pensar epistemológico, ao ser oferecido alguns pressupostos teóricos sobre a História da Ciência. Os participantes da pesquisa foram três homens e cinco mulheres graduados em Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Letras e Direito com mais de dez anos de ativa presença profissional. O material de pesquisa analisado foi produzido durante um período de doze horas em três encontros de quatro horas. Em cada encontro houve uma palestra sobre a História da Ciência que embasou as discussões. A primeira palestra foi “A Ciência como uma linguagem para estudar o mundo natural”; a segunda “Três revoluções paradigmáticas: um pouco da história da construção do conhecimento” e a terceira “A Ciência imersa em um mundo religioso”. Ao final de cada das três sessões foi elaborado registro por escrito das principais impressões. No primeiro capítulo, descreve-se a trajetória da pesquisadora e apresentThis research investigated a group challenged to use an epistemologist thinking, when offered some assumptions about History of Science. The research participants were three men and five women graduated on Electronic Engineering, Mechanics Engineering, Civil Engineering, Psychology, Communication, Advertising and Propaganda, Letters and Right white more than ten years of active professional presence. The analyzed research material was produced during a period of twelve hours in three meeting of four hours each. In each meeting there was a lecture on the History of de Science that based the discussions. The first lecture was “Science as a language to study the natural word”, the second “Three paradigmatic revolutions: a little of the history of the construction of the knowledge” and the third “A immersed Science in a religious world”. The first chapter presents the methodological alternatives to find answers to a capital interrogation: what Science notions emerged when the History of Science integrated the leaNenhumaPagano, Elisete de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8159020225820727Chassot, Áttico InácioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderançaCiências Humanasliderançapensamento epistemológicohistória da ciênciaepistemologist thoughtleadershiphistory of scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALhistoria da ciencia.pdfhistoria da ciencia.pdfapplication/pdf327196http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1949/1/historia+da+ciencia.pdf6da31365bdda409528a0a375b820deb6MD51UNISINOS/19492015-03-09 16:54:27.545oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:54:27Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
title |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
spellingShingle |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança Pagano, Elisete de Souza Ciências Humanas liderança pensamento epistemológico história da ciência epistemologist thought leadership history of science |
title_short |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
title_full |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
title_fullStr |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
title_full_unstemmed |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
title_sort |
A história da ciência como um caminho para introduzir o pensamento epistemológico numa formação em liderança |
author |
Pagano, Elisete de Souza |
author_facet |
Pagano, Elisete de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8159020225820727 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagano, Elisete de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chassot, Áttico Inácio |
contributor_str_mv |
Chassot, Áttico Inácio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas liderança pensamento epistemológico história da ciência epistemologist thought leadership history of science |
dc.subject.por.fl_str_mv |
liderança pensamento epistemológico história da ciência |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
epistemologist thought leadership history of science |
description |
Esta pesquisa investigou um grupo quando desafiado a um pensar epistemológico, ao ser oferecido alguns pressupostos teóricos sobre a História da Ciência. Os participantes da pesquisa foram três homens e cinco mulheres graduados em Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Letras e Direito com mais de dez anos de ativa presença profissional. O material de pesquisa analisado foi produzido durante um período de doze horas em três encontros de quatro horas. Em cada encontro houve uma palestra sobre a História da Ciência que embasou as discussões. A primeira palestra foi “A Ciência como uma linguagem para estudar o mundo natural”; a segunda “Três revoluções paradigmáticas: um pouco da história da construção do conhecimento” e a terceira “A Ciência imersa em um mundo religioso”. Ao final de cada das três sessões foi elaborado registro por escrito das principais impressões. No primeiro capítulo, descreve-se a trajetória da pesquisadora e apresent |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:03:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:03:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1949/1/historia+da+ciencia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6da31365bdda409528a0a375b820deb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941373046784 |