Gestão estratégica de marca em redes interorganizacionais
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5032 |
Resumo: | O fato das empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, estarem cada vez mais agindo de forma cooperada, torna a utilização de estratégias coletivas uma forma de transpor obstáculos impostos pelas hostilidades do mercado, tais como limitações de competitividade frente às grandes empresas. As redes interorganizacionais têm se apresentado como uma forma organizacional alternativa para as empresas na busca de uma maior competitividade. Nos últimos anos, diversas novas redes foram formadas no Estado do Rio Grande do Sul, bem como diversas novas marcas comerciais surgiram fruto dessa união de empresas. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é analisar o papel da cooperação entre empresas no processo de gestão estratégica de marca em redes. No intuito de alcançar esse objetivo foram realizados dois estudos de caso em redes interorganizacionais, formadas por empresas de pequeno e médio porte, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul e inseridas no setor do comércio varejista. Dessa forma, durante o ano de 2007 foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave da Rede Construir (associação de empresas de materiais de construção) e da Redefort (associação de empresas supermercadistas). Os resultados foram analisados qualitativamente e entre as principais conclusões destacam-se que a gestão de marca coletiva pode gerar uma série de resultados positivos para as empresas participantes desse processo de cooperação, como por exemplo o aumento de visibilidade e credibilidade, além do alcance de uma instância competitiva mais forte. |
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2016-02-19T15:17:22Z2016-02-19T15:17:22Z2008-03-24Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-02-19T15:17:22Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Prolo Seghesio_.pdf: 589530 bytes, checksum: a229f8ed7a6550bdf6391ae3fc39a5d0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-19T15:17:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Prolo Seghesio_.pdf: 589530 bytes, checksum: a229f8ed7a6550bdf6391ae3fc39a5d0 (MD5) Previous issue date: 2008-03-24O fato das empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, estarem cada vez mais agindo de forma cooperada, torna a utilização de estratégias coletivas uma forma de transpor obstáculos impostos pelas hostilidades do mercado, tais como limitações de competitividade frente às grandes empresas. As redes interorganizacionais têm se apresentado como uma forma organizacional alternativa para as empresas na busca de uma maior competitividade. Nos últimos anos, diversas novas redes foram formadas no Estado do Rio Grande do Sul, bem como diversas novas marcas comerciais surgiram fruto dessa união de empresas. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é analisar o papel da cooperação entre empresas no processo de gestão estratégica de marca em redes. No intuito de alcançar esse objetivo foram realizados dois estudos de caso em redes interorganizacionais, formadas por empresas de pequeno e médio porte, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul e inseridas no setor do comércio varejista. Dessa forma, durante o ano de 2007 foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave da Rede Construir (associação de empresas de materiais de construção) e da Redefort (associação de empresas supermercadistas). Os resultados foram analisados qualitativamente e entre as principais conclusões destacam-se que a gestão de marca coletiva pode gerar uma série de resultados positivos para as empresas participantes desse processo de cooperação, como por exemplo o aumento de visibilidade e credibilidade, além do alcance de uma instância competitiva mais forte.The fact that enterprises, specially the small and medium ones, are acting more and more in the cooperated form, makes the use of collective strategies a way of transposing obstacles imposed by the hostilities of the market, such as limitations of competitiveness front big enterprises. The interorganizational networks have been presented as an alternative organizational form for the enterprises in search of a higher competitiveness. In the last years, several new networks were formed in the State of Rio Grande do Sul, as well as several new brands appeared as a result of this union of enterprises. So, the objective of this inquiry is to analyze the role of the cooperation between enterprises in the process of strategic management of brands in networks. Aiming to reach this objective two case studies were carried out in interorganizational networks, formed by enterprises of small and medium size, located in the State of Rio Grande do Sul and inserted in the sector of the retail commerce. Therefore, during the year of 2007 there were carried out 12 semi-structured interviews were carried out with key persons from Rede Construir (building materials enterprises association) and from Redefort (grocer enterprises association). The results were analyzed qualitatively and among the main conclusions were detached that the management of collective brands can produce a series of positive results for the participant enterprises of this cooperation process, like for example the increase of visibility and credibility, not to mention the reach of a stronger competitive instance.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSeghesio, Eduardo Prolohttp://lattes.cnpq.br/2887509609147543http://lattes.cnpq.br/1435470207494329Damacena, Cláudiohttp://lattes.cnpq.br/1435470207494329Balestrin, AlsonesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosGestão estratégica de marca em redes interorganizacionaisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoRedes interorganizacionaisCooperaçãoMarcaVarejoInterorganizational networksCooperationBrandRetailinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5032info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEduardo Prolo Seghesio_.pdfEduardo Prolo Seghesio_.pdfapplication/pdf589530http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5032/1/Eduardo+Prolo+Seghesio_.pdfa229f8ed7a6550bdf6391ae3fc39a5d0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5032/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/50322016-02-19 13:19:31.866oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-02-19T15:19:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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