Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisco Macgyver Silva.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794
Resumo: Em busca de encontrar maneiras das pequenas e médias empresas se destacarem nesse mercado altamente competitivo, as redes interoganizacionais conseguiram suprir um papel crucial para sobrevivências das mesmas. O setor varejista de supermercados é um dos principais que utilizam esta estratégia, devido as grandes empresas estarem cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Assim, pequenos e médios supermercadistas buscam auxilio a redes de cooperação a fim de buscar seu espaço no mercado. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as evidências da adoção da estratégia de rede na criação e troca de valor para as empresas associadas à Rede Amig Supermercados, na cidade de Iguatu – CE. A pesquisa caracteriza como um levantamento de natureza descritiva. Houve um questionário aplicado a 12 respondentes todos associados à rede em questão. Diante disso as variáveis melhores avaliadas foram Melhorias; Aquisição; Inovações e Produtos, processos e serviços e as piores foram Infraestrutura e tecnologias e Relação com o cliente, mostrando assim que a rede consegue ser eficaz trazendo benefícios para as empresas associadas.
id UFCG_d23034a85345da51870f45e4841e4c01
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4794
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.Evidence of exchange and value creation in companies that have adopted the cooperation networks strategy: the case of Rede Amig.Redes interorganizacionaisCompetitividadePequenas Empresas de Varejos de SupermercadosInterorganizational networksCompetitivenessSmall retail supermarketsAdministraçãoEm busca de encontrar maneiras das pequenas e médias empresas se destacarem nesse mercado altamente competitivo, as redes interoganizacionais conseguiram suprir um papel crucial para sobrevivências das mesmas. O setor varejista de supermercados é um dos principais que utilizam esta estratégia, devido as grandes empresas estarem cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Assim, pequenos e médios supermercadistas buscam auxilio a redes de cooperação a fim de buscar seu espaço no mercado. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as evidências da adoção da estratégia de rede na criação e troca de valor para as empresas associadas à Rede Amig Supermercados, na cidade de Iguatu – CE. A pesquisa caracteriza como um levantamento de natureza descritiva. Houve um questionário aplicado a 12 respondentes todos associados à rede em questão. Diante disso as variáveis melhores avaliadas foram Melhorias; Aquisição; Inovações e Produtos, processos e serviços e as piores foram Infraestrutura e tecnologias e Relação com o cliente, mostrando assim que a rede consegue ser eficaz trazendo benefícios para as empresas associadas.In search of finding the small and medium sized companies stand out in this highly competitive market, as inter-national networks have been able to play a crucial role in their survival. The supermarket retail sector is one of the main companies that use this strategy, since large companies are increasingly present in the Brazilian market. Thus, small and medium supermarkets seek to help a cooperation networks in order to seek their space in the market. Within the context, the present study had as objective to identify as evidences of the adoption of the network strategy in the creation and exchange of value for the companies associated to the Amig Supermarkets Network, in the city of Iguatu - CE. The research characterizes as a survey of descriptive nature. There was a questionnaire applied to 12 respondents all associated with the network in question. The questionnaires seek to find out the degree of agreement of the elements in relation to six analyzed variables. The best variables evaluated were improvements; Acquisition; Innovations and Products, processes and services and infrastructures Infrastructure and technologies and Customer relationship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875CAVALCANTI, Elmano.CAVALCANTI, E.P.CORREIA, Suzane.CORREIA, S. E. N.SuzanneSANTOS, Francisco Macgyver Silva.20172019-07-09T11:53:02Z2019-07-092019-07-09T11:53:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794SANTOS, Francisco Macgyver Silva. Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig. 2017. 56 f. (TCC - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T16:24:47Zoai:localhost:riufcg/4794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T16:24:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
Evidence of exchange and value creation in companies that have adopted the cooperation networks strategy: the case of Rede Amig.
title Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
spellingShingle Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
SANTOS, Francisco Macgyver Silva.
Redes interorganizacionais
Competitividade
Pequenas Empresas de Varejos de Supermercados
Interorganizational networks
Competitiveness
Small retail supermarkets
Administração
title_short Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
title_full Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
title_fullStr Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
title_full_unstemmed Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
title_sort Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
author SANTOS, Francisco Macgyver Silva.
author_facet SANTOS, Francisco Macgyver Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica.
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
CAVALCANTI, Elmano.
CAVALCANTI, E.P.
CORREIA, Suzane.
CORREIA, S. E. N.
Suzanne
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Francisco Macgyver Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Redes interorganizacionais
Competitividade
Pequenas Empresas de Varejos de Supermercados
Interorganizational networks
Competitiveness
Small retail supermarkets
Administração
topic Redes interorganizacionais
Competitividade
Pequenas Empresas de Varejos de Supermercados
Interorganizational networks
Competitiveness
Small retail supermarkets
Administração
description Em busca de encontrar maneiras das pequenas e médias empresas se destacarem nesse mercado altamente competitivo, as redes interoganizacionais conseguiram suprir um papel crucial para sobrevivências das mesmas. O setor varejista de supermercados é um dos principais que utilizam esta estratégia, devido as grandes empresas estarem cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Assim, pequenos e médios supermercadistas buscam auxilio a redes de cooperação a fim de buscar seu espaço no mercado. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as evidências da adoção da estratégia de rede na criação e troca de valor para as empresas associadas à Rede Amig Supermercados, na cidade de Iguatu – CE. A pesquisa caracteriza como um levantamento de natureza descritiva. Houve um questionário aplicado a 12 respondentes todos associados à rede em questão. Diante disso as variáveis melhores avaliadas foram Melhorias; Aquisição; Inovações e Produtos, processos e serviços e as piores foram Infraestrutura e tecnologias e Relação com o cliente, mostrando assim que a rede consegue ser eficaz trazendo benefícios para as empresas associadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-07-09T11:53:02Z
2019-07-09
2019-07-09T11:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794
SANTOS, Francisco Macgyver Silva. Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig. 2017. 56 f. (TCC - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794
identifier_str_mv SANTOS, Francisco Macgyver Silva. Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig. 2017. 56 f. (TCC - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380117909504