Educação matemática e formação do técnico agrícola: entre o “aprender pela pesquisa” e o “aprender a fazer fazendo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Neila de Toledo e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6225
Resumo: A tese tem como objetivo geral discutir a formação do técnico agrícola do IFRS-Sertão, em especial no que se refere à educação matemática. Os aportes teóricos que lhe dão sustentação encontram-se, principalmente, nas formulações de Michel Foucault e seus comentadores. O material de pesquisa é composto por entrevistas realizadas com egressos que frequentaram a Escola Agrotécnica Federal de Sertão na década de 1980 e com recém-formados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Sertão, bem como documentos institucionais – projeto pedagógico atual e plano pedagógico da década de 1980 – e materiais escolares dos dois períodos estudados. O exercício analítico sobre esse material (realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano e por meio da abordagem de Storytelling)possibilitou concluir que: a) a formação do técnico em agropecuária do IFRSSertão, na atualidade, é guiada pelo princípio pedagógico do “aprender pela pesquisa”, estando alinhada com a lógica neoliberal, marcada pela competitividade, pelo individualismo e pelo empreendedorismo; b) o princípio “aprender pela pesquisa” está associado à lógica biotecnológica. Isso coloca em jogo o uso de procedimentos científicos, com base na área biotecnológica vegetal, como, por exemplo, a pesquisa sobre o uso de sementes transgênicas (organismos geneticamente modificados – OGMs) produzidas pela empresa X; c) as práticas pedagógicas vinculadas à biotecnologia vegetal operam sobre os sujeitos escolares, de modo a subjetivá-los a inserir-se na ordem do discurso dos OGMs; d) o princípio “aprender pela pesquisa” conduz os sujeitos escolares para o entendimento de que a continuidade dos estudos é condição para que possam ser incluídos no mercado de trabalho e permanecer atuando como técnicos agrícolas; e) o princípio pedagógico “aprender a fazer fazendo”, posto em funcionamento na década de 1980, tinha como horizonte a apropriação de um conhecimento científico que aprimorasse as experiências anteriores dos estudantes; f) o deslocamento do princípio “aprender a fazer fazendo” para o do “aprender pela pesquisa”, houve uma mudança de ênfase, por meio da qual a intenção é qualificar as experiências vividas pelos alunos seguindo o Método Científico; g) nas últimas três décadas, a lista de conteúdos da disciplina de Matemática não se alterou, a educação matemática da disciplina Matemática manteve sua abordagem abstrata e formal, e a educação matemática presente nas disciplinas técnicas alinhou-se com o discurso da tecnociência, incluindo recursos tecnológicos; h) o discurso da educação matemática que opera, na atualidade, no curso Técnico em Agropecuária do IFRSSertão pode ser considerado como um dos vetores (mas não o único) que constituem o dispositivo da tecnocientificidade.
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O material de pesquisa é composto por entrevistas realizadas com egressos que frequentaram a Escola Agrotécnica Federal de Sertão na década de 1980 e com recém-formados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Sertão, bem como documentos institucionais – projeto pedagógico atual e plano pedagógico da década de 1980 – e materiais escolares dos dois períodos estudados. O exercício analítico sobre esse material (realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano e por meio da abordagem de Storytelling)possibilitou concluir que: a) a formação do técnico em agropecuária do IFRSSertão, na atualidade, é guiada pelo princípio pedagógico do “aprender pela pesquisa”, estando alinhada com a lógica neoliberal, marcada pela competitividade, pelo individualismo e pelo empreendedorismo; b) o princípio “aprender pela pesquisa” está associado à lógica biotecnológica. Isso coloca em jogo o uso de procedimentos científicos, com base na área biotecnológica vegetal, como, por exemplo, a pesquisa sobre o uso de sementes transgênicas (organismos geneticamente modificados – OGMs) produzidas pela empresa X; c) as práticas pedagógicas vinculadas à biotecnologia vegetal operam sobre os sujeitos escolares, de modo a subjetivá-los a inserir-se na ordem do discurso dos OGMs; d) o princípio “aprender pela pesquisa” conduz os sujeitos escolares para o entendimento de que a continuidade dos estudos é condição para que possam ser incluídos no mercado de trabalho e permanecer atuando como técnicos agrícolas; e) o princípio pedagógico “aprender a fazer fazendo”, posto em funcionamento na década de 1980, tinha como horizonte a apropriação de um conhecimento científico que aprimorasse as experiências anteriores dos estudantes; f) o deslocamento do princípio “aprender a fazer fazendo” para o do “aprender pela pesquisa”, houve uma mudança de ênfase, por meio da qual a intenção é qualificar as experiências vividas pelos alunos seguindo o Método Científico; g) nas últimas três décadas, a lista de conteúdos da disciplina de Matemática não se alterou, a educação matemática da disciplina Matemática manteve sua abordagem abstrata e formal, e a educação matemática presente nas disciplinas técnicas alinhou-se com o discurso da tecnociência, incluindo recursos tecnológicos; h) o discurso da educação matemática que opera, na atualidade, no curso Técnico em Agropecuária do IFRSSertão pode ser considerado como um dos vetores (mas não o único) que constituem o dispositivo da tecnocientificidade.The general objective of this thesis is to discuss the agricultural technician education at IFRSSertão, particularly in terms of mathematical education. The study has been theoretically supported by Michel Foucault and his commentators’ contributions. The research material consists of interviews with graduates that attended Sertão Federal Agro-technical School in the 1980s and just-graduated students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Sertão Campus, as well as institutional documents – current pedagogical project and pedagogical plan used in the 1980s – and school material from both periods. The analysis of this material (performed from the perspective of Foucauldian discourse analysis and by means of the storytelling approach) has led to the following conclusions: a) the agricultural technician education at IFRS-Sertão is currently guided by the pedagogical principle of “learning through research” and is aligned with the neoliberal logic, which is marked by competitiveness, individualism and entrepreneurship; b) the principle of “learning through research” is associated with the biotechnological logic. This has put at stake the use of scientific procedures based on the vegetal biotechnological area, such as the research on the use of transgenic seeds (genetically modified organisms – GMOs) produced by the X company; c) the pedagogical practices linked to vegetal biotechnology have acted on the school subjects by subjectivating them to adhere to the GMO discourse; d) the principle of “learning through research” has caused the school subjects to understand that continuing study is a condition for them to be included in the labor market and continue to work as agricultural technicians; e) the pedagogical principle of “learning by doing”, which was in force along the 1980s, aimed at the appropriation of scientific knowledge to improve the students’ previous experiences; f) the displacement from the principle of “learning by doing” to the principle of “learning through research” has caused a change of emphasis aiming at qualifying students’ experiences through the Scientific Method; g) over the last three decades, the list of contents of Mathematics has not changed, the mathematical education in Mathematics has maintained its abstract, formal approach, and mathematical education in technical disciplines has been aligned with the technoscientific discourse, including technological resources; h) the mathematical education discourse that is currently in operation in the Agricultural Technician course at IFRS-Sertão can be regarded as one of the vectors (but not the only one) that constitute the technoscientificity.NenhumaToledo, Neila de Toledo ehttp://lattes.cnpq.br/0415281961084928http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesEducação matemática e formação do técnico agrícola: entre o “aprender pela pesquisa” e o “aprender a fazer fazendo”ACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEducação matemáticaFormação do técnico agrícolaModernização do campoTecnociênciaGovernamentalidadeMathematical educationAgricultural technician educationAgricultural modernizationTechnoscienceGovernmentalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6225info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALNeila de Toledo e Toledo_.pdfNeila de Toledo e Toledo_.pdfapplication/pdf4336776http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6225/1/Neila+de+Toledo+e+Toledo_.pdffabe90734152ec528343f3d7658db799MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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