Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959 |
Resumo: | O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de Jog |
id |
USIN_1d958d34cc4db5ea3bbddd89b754faf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1959 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:04:55Z2015-03-04T20:04:55Z2008-12-19Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de JogThe study in objective question to investigate the impact that the Cooperative Games, in the actions of the Program the Union the Life, comes producing in knowing them and the practical professors of the professors of the public education of the Region of the High Medium Uruguai/RS, in the perspective of this collective professor. The research was carried through in four cities, that had implanted the program up to 2004, of which the result presents average it/long stated period. Estimated that they had circumscribed the research is: a) we live times of social guidelines that have potencializado position individual and fragilizado the school, as space of significant experiences of learning; b) the “cooperative games” express an experience in “pedagogia of the cooperation”; c) the practical professors mean its, from the proper experience; d) motivations and happened challenges of spaces located outside of the walls of the official system of education can modify to know and practical professors whenever they alNenhumaMoraes, Vera Lúcia Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/5179820775202645http://lattes.cnpq.br/2571450851374800Molina, Rosane Maria KreusburgUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesOs jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RSCiências Humanaspráticas docentessaberes e fazeresjogos cooperativospractical professorsto know and to makecooperative gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdfVeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdfapplication/pdf721761http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1959/1/VeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdf5d7b27ecca8424b6ca1f630513085dd1MD51UNISINOS/19592015-03-09 17:05:11.019oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:05:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
title |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
spellingShingle |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de Ciências Humanas práticas docentes saberes e fazeres jogos cooperativos practical professors to know and to make cooperative games |
title_short |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
title_full |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
title_fullStr |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
title_full_unstemmed |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
title_sort |
Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS |
author |
Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de |
author_facet |
Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5179820775202645 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2571450851374800 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina, Rosane Maria Kreusburg |
contributor_str_mv |
Molina, Rosane Maria Kreusburg |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas práticas docentes saberes e fazeres jogos cooperativos practical professors to know and to make cooperative games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas docentes saberes e fazeres jogos cooperativos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
practical professors to know and to make cooperative games |
description |
O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de Jog |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1959/1/VeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d7b27ecca8424b6ca1f630513085dd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941394018304 |