Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143
Resumo: A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênci
id USIN_1dd2711240a7612186f1423ceca40406
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2143
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T22:02:03Z2015-03-04T22:02:03Z2008-11-06Made available in DSpace on 2015-03-04T22:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênciThis dissertation presents a study of both the range and the effectiveness of student participation in school. We have investigated the logics that found the political action of students in the participation channels instituted in the state public school. Two problematizations have been used as investigation paths: What is the range and the effectiveness of the decision processes in school participation channels? If, as the literature has shown, the functional channels that define participation in the school have been disrupted, then how have power relations been exercised (controls and hierarchies, whether apparent or diffuse, in that participation)? These questions have led us to an ethnographic study of student participation in two countryside public schools in Rio Grande do Sul. Data collected have been interpreted from the theoretical perspective of Sociology of Experience, according to François Dubet, and our analytical tools have been the notions of social experience and logics of action. The materialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilva, Rodrigo Manoel Dias dahttp://lattes.cnpq.br/9524885475616516http://lattes.cnpq.br/5121360004451480Lopes, José RogérioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesExperiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola públicaCiências Sociais Aplicadasatores sociaisexperiênciagestão escolarlógicas de açãoparticipação estudantilexperiencelogics of actionschool managementsocial actorsstudent participationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdfRodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdfapplication/pdf305767http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2143/1/RodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdf22e00edaf7072e059c86207c3f616b1aMD51UNISINOS/21432015-03-10 17:25:24.93oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T20:25:24Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
title Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
spellingShingle Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Ciências Sociais Aplicadas
atores sociais
experiência
gestão escolar
lógicas de ação
participação estudantil
experience
logics of action
school management
social actors
student participation
title_short Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
title_full Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
title_fullStr Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
title_full_unstemmed Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
title_sort Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
author Silva, Rodrigo Manoel Dias da
author_facet Silva, Rodrigo Manoel Dias da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9524885475616516
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5121360004451480
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Manoel Dias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, José Rogério
contributor_str_mv Lopes, José Rogério
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
atores sociais
experiência
gestão escolar
lógicas de ação
participação estudantil
experience
logics of action
school management
social actors
student participation
dc.subject.por.fl_str_mv atores sociais
experiência
gestão escolar
lógicas de ação
participação estudantil
dc.subject.eng.fl_str_mv experience
logics of action
school management
social actors
student participation
description A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênci
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T22:02:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T22:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2143/1/RodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22e00edaf7072e059c86207c3f616b1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942960590848