Estados Plurinacionais na América Latina: cenários para o republicanismo na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Tatiane Girardon dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9106
Resumo: As experiências políticas de alguns países latino-americanos, a exemplo de Equador e Bolívia, trouxeram inovações ao pensamento político moderno, com expoentes no constitucionalismo latino-americano e no Estado Plurinacional, cujos princípios, teoricamente, convergem com a teoria do republicanismo e podem ressignificá-la, abordagem essa que se constitui no objetivo desta Tese. O republicanismo se apresenta como uma ideia de bem comum e sua proeminência sobre interesses privados, representado nas matrizes romana, renascentista, inglesa, francesa e norte-americana e, atualmente, com o neorrepublicanismo, que debate a república a partir do conceito de liberdade. Por outro lado, na América Latina, ocorreram movimentos descolonizatórios, insurgentes às características colonialistas do Estado, e promoveram um giro descolonial com o constitucionalismo latino-americano e o Estado Plurinacional, nos expoentes das Constituições do Equador e da Bolívia. A considerar as experiências políticas latino-americanas e a incorporação da interculturalidade, da pluralidade e do pluralismo como novos princípios constitucionais, o problema que se busca responder é: em que medida os princípios do Estado Plurinacional, incorporados pelo constitucionalismo latino-americano, contribuem para o debate do republicanismo na contemporaneidade? Como hipótese, tem-se que as bases principiológicas do Estado Plurinacional contribuem para a ressignificação do republicanismo na contemporaneidade pelo enfrentamento das características colonialistas, ainda presentes na Região, e pelo aprimoramento do pensamento republicano a partir da perspectiva latino-americana. As inovações que caracterizam a teoria do Estado Plurinacional, são diferentes, mas não conflitantes com a teoria do republicanismo, pois repensaram o Estado desde o Sul e a partir de formas de vida próprias e as cosmovisões do Sumak Kawsay (Equador) e Suma Qamaña (Bolívia), que hoje permeiam, de forma transversal, as Constituições Plurinacionais. Parte-se do pressuposto que as experiências regionais, identificadas no constitucionalismo latino-americano, podem ser consideradas como republicanas e, por consequência, podem dialogar com as matrizes tradicionais, ser enriquecidas por essas experiências e enriquecer as posteriores. A estratégia da pesquisa é explicativa e propositiva; a natureza da abordagem é qualitativa e o método utilizado foi o dedutivo.
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O republicanismo se apresenta como uma ideia de bem comum e sua proeminência sobre interesses privados, representado nas matrizes romana, renascentista, inglesa, francesa e norte-americana e, atualmente, com o neorrepublicanismo, que debate a república a partir do conceito de liberdade. Por outro lado, na América Latina, ocorreram movimentos descolonizatórios, insurgentes às características colonialistas do Estado, e promoveram um giro descolonial com o constitucionalismo latino-americano e o Estado Plurinacional, nos expoentes das Constituições do Equador e da Bolívia. A considerar as experiências políticas latino-americanas e a incorporação da interculturalidade, da pluralidade e do pluralismo como novos princípios constitucionais, o problema que se busca responder é: em que medida os princípios do Estado Plurinacional, incorporados pelo constitucionalismo latino-americano, contribuem para o debate do republicanismo na contemporaneidade? Como hipótese, tem-se que as bases principiológicas do Estado Plurinacional contribuem para a ressignificação do republicanismo na contemporaneidade pelo enfrentamento das características colonialistas, ainda presentes na Região, e pelo aprimoramento do pensamento republicano a partir da perspectiva latino-americana. As inovações que caracterizam a teoria do Estado Plurinacional, são diferentes, mas não conflitantes com a teoria do republicanismo, pois repensaram o Estado desde o Sul e a partir de formas de vida próprias e as cosmovisões do Sumak Kawsay (Equador) e Suma Qamaña (Bolívia), que hoje permeiam, de forma transversal, as Constituições Plurinacionais. Parte-se do pressuposto que as experiências regionais, identificadas no constitucionalismo latino-americano, podem ser consideradas como republicanas e, por consequência, podem dialogar com as matrizes tradicionais, ser enriquecidas por essas experiências e enriquecer as posteriores. A estratégia da pesquisa é explicativa e propositiva; a natureza da abordagem é qualitativa e o método utilizado foi o dedutivo.The political experiences of some Latin American countries, such as Equator and Bolivia, have brought innovations to modern political thought, with exponents in Latin American constitutionalism and the Plurinational State, whose principles theoretically converge with the theory of republicanism and can resignify it, this approach is the purpose of this Thesis. Republicanism presents itself as an idea of the common good and its prominence over private interests, represented in the Roman, Renaissance, English, French and American matrices and, nowadays, with neorepublicanism, which debates the republic from the concept of freedom. On the other hand, in Latin America, decolonization movements occurred, insurgent to the colonialist characteristics of the state, and promoted a decolonial turn with Latin American constitutionalism and the Plurinational State, in the exponents of the Constitutions of Equator and Bolivia. Considering the Latin American political experiences and the incorporation of interculturality, plurality and pluralism as new constitutional principles, the problem to be answered is: to what extent do the principles of the Plurinational State, embodied by Latin American constitutionalism, contribute to the debate of republicanism in contemporary times? As a hypothesis, we have that the principle bases of the Plurinational State contribute to the resignification of republicanism in contemporary times by confronting the colonialist characteristics, still present in the Region, and by improving republican thinking from the Latin American perspective. The innovations that characterize the theory of the Plurinational State are different, but not in conflict with the theory of republicanism, because they have rethought the state from the South and from their own life forms and the worldviews of Sumak Kawsay (Equator) and Suma Qamaña (Bolivia), which today permeates across the Plurinational Constitutions. It is assumed that regional experiences, identified in Latin American constitutionalism, can be considered as republican and, consequently, can dialogue with traditional matrices, be enriched by these experiences and enrich later ones. The research strategy is explanatory and propositional; the nature of the approach is qualitative and the method used was deductive.Las experiencias políticas de algunos países latinoamericanos, como Ecuador y Bolivia, han traído innovaciones al pensamiento político moderno, con exponentes en el constitucionalismo latinoamericano y en el Estado Plurinacional, cuyos principios convergen, teoricamente, con la teoría del republicanismo y pueden resignificarse, enfoque que és el propósito de esta Tesis. El republicanismo se presenta como una idea del bien común y su importancia sobre los intereses privados, representado en las matrices romana, renacentista, inglesa, francesa y estadounidense y, hoy en día, con el neorrepublicanismo, que debate la república desde el concepto de libertad. Por otro lado, en América Latina, se produjeron movimientos de descolonización, insurgentes a las características colonialistas del Estado, y promovieron un giro descolonial con el constitucionalismo latinoamericano y el Estado Plurinacional, en los exponentes de las Constituciones de Ecuador y de Bolivia. Considerando las experiencias políticas latinoamericanas y la incorporación de la interculturalidad, la pluralidad y el pluralismo como nuevos principios constitucionales, el problema a responder es: en qué medida los principios del Estado Plurinacional, imcorporados por el constitucionalismo latinoamericano, contribuyen a el debate del republicanismo en los tiempos contemporáneos? Como hipótesis, hay que las bases principales del Estado Plurinacional contribuyen a la resignificación del republicanismo en los tiempos contemporáneos, al confrontar las características colonialistas, aún presentes en la Región, y al aprimorar el pensamiento republicano desde la perspectiva latinoamericana. Las innovaciones que caracterizan la teoría del Estado Plurinacional son diferentes, pero no están en conflicto con la teoría del republicanismo, ya que han repensado el Estado desde el Sur y desde sus propias formas de vida y las cosmovisiones de Sumak Kawsay (Ecuador) y Suma Qamaña (Bolivia), que hoy están presentes en las Constituciones Plurinacionales. Se supone que las experiencias regionales, identificadas en el constitucionalismo latinoamericano, pueden considerarse republicanas y, en consecuencia, pueden dialogar con sus matrices tradicionales, enriquecerse con estas experiencias y enriquecer las posteriores. La estrategia de investigación es explicativa y proposicional; la naturaleza del enfoque es cualitativa y el método utilizado fue el deductivo.NenhumaSantos, Denise Tatiane Girardon doshttp://lattes.cnpq.br/5993648671113115http://lattes.cnpq.br/5062531048277581Bragato, Fernanda FrizzoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DireitoUnisinosBrasilEscola de DireitoEstados Plurinacionais na América Latina: cenários para o republicanismo na contemporaneidadeACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::DireitoRepublicanismoGiro descolonialPós-colonialismoEstado PlurinacionalConstitucionalismo Latino-AmericanoRepublicanismDecolonial turnPostcolonialismPlurinational StateLatin American ConstitutionalismRepublicanismoGiro decolonialPostcolonialismoEstado PlurinacionalConstitucionalismo latinoamericanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9106info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDenise Tatiane Girardon dos Santos_.pdfDenise Tatiane Girardon dos Santos_.pdfapplication/pdf2258623http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9106/1/Denise+Tatiane+Girardon+dos+Santos_.pdfed87f5250fcd562af8c499d16b7817d5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9106/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/91062020-03-17 13:51:55.309oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-03-17T16:51:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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