Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Luciana Gossmann
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2573
Resumo: Este estudo investiga o papel do uso da seqüência Iniciação – Resposta – Avaliação & Iniciação – Resposta – Follow up (doravante IRA & IRF), bem como o papel dos fantoches em promover o uso da língua alvo e contribuir para o desenvolvimento de novas identidades na sala de aula de língua estrangeira pesquisada. Para tanto, adotam-se princípios e procedimentos da pesquisa-ação e, por isso, da metodologia qualitativa de análise. A professora-pesquisadora utilizou, em sala de aula, material didático elaborado por ela mesma em um estudo anterior. As aulas de inglês gravadas para este estudo ocorreram em uma turma de educação infantil de uma escola particular do Vale dos Sinos. A geração de dados, que ocorria uma vez por semana, durante três meses e meio, foi realizada em uma turma composta por 20 alunos, sendo que 10 eram meninas e 10 eram meninos. À primeira vista, as filmagens pareciam revelar grande recorrência de seqüências IRA nas interações. Contudo, a análise empreendida sugere outra interpretação das ações
id USIN_286b67c8da83b4e0935ca5e85d140a6d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2573
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:11:58Z2015-03-05T18:11:58Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Este estudo investiga o papel do uso da seqüência Iniciação – Resposta – Avaliação & Iniciação – Resposta – Follow up (doravante IRA & IRF), bem como o papel dos fantoches em promover o uso da língua alvo e contribuir para o desenvolvimento de novas identidades na sala de aula de língua estrangeira pesquisada. Para tanto, adotam-se princípios e procedimentos da pesquisa-ação e, por isso, da metodologia qualitativa de análise. A professora-pesquisadora utilizou, em sala de aula, material didático elaborado por ela mesma em um estudo anterior. As aulas de inglês gravadas para este estudo ocorreram em uma turma de educação infantil de uma escola particular do Vale dos Sinos. A geração de dados, que ocorria uma vez por semana, durante três meses e meio, foi realizada em uma turma composta por 20 alunos, sendo que 10 eram meninas e 10 eram meninos. À primeira vista, as filmagens pareciam revelar grande recorrência de seqüências IRA nas interações. Contudo, a análise empreendida sugere outra interpretação das açõesThis study seeks to investigate the role of using the Initiation – Response – Evaluation & Initiation – Response – Follow up sequences (hereafter IRE & IRF), as well as the role of puppets in fostering the use of the target language and the development of new identities in the second language classroom researched. In order to do so, principles and procedures of action-research, and therefore, from qualitative methodology of analysis were adopted. The researcher-teacher applied, in her classroom, didactic material that she had elaborated in a previous study. The classes of English recorded for the present study took place in a kindergarten class of a private school located in Vale do Rio dos Sinos. The recordings, which occurred once a week, during three months and a half, were made in a class composed by 20 students, of whom 10 were boys and 10 were girls. In a preliminary analysis, the recordings seemed to disclose a great deal of IRE sequences in the interactions. However, upon closer inspection, the analysCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAraujo, Luciana Gossmannhttp://lattes.cnpq.br/2889678029210552Zilles, Ana Maria StahlUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaEnsino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aulaLingüísticaandaimentodiscurso - sala de aulafantochesIRA & IRFensino - língua estrangeira - criançasclassroom discoursepuppetsscaffoldingteaching foreign language to childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2573info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLucianaAraujoLinguistica.pdfLucianaAraujoLinguistica.pdfapplication/pdf892030http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2573/1/LucianaAraujoLinguistica.pdf8e28af2d0746e382e95d11b8a5a3ef7fMD51UNISINOS/25732015-03-17 15:55:15.109oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2573Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:55:15Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
title Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
spellingShingle Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
Araujo, Luciana Gossmann
Lingüística
andaimento
discurso - sala de aula
fantoches
IRA & IRF
ensino - língua estrangeira - crianças
classroom discourse
puppets
scaffolding
teaching foreign language to children
title_short Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
title_full Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
title_fullStr Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
title_full_unstemmed Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
title_sort Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula
author Araujo, Luciana Gossmann
author_facet Araujo, Luciana Gossmann
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2889678029210552
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Luciana Gossmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zilles, Ana Maria Stahl
contributor_str_mv Zilles, Ana Maria Stahl
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística
topic Lingüística
andaimento
discurso - sala de aula
fantoches
IRA & IRF
ensino - língua estrangeira - crianças
classroom discourse
puppets
scaffolding
teaching foreign language to children
dc.subject.por.fl_str_mv andaimento
discurso - sala de aula
fantoches
IRA & IRF
ensino - língua estrangeira - crianças
dc.subject.eng.fl_str_mv classroom discourse
puppets
scaffolding
teaching foreign language to children
description Este estudo investiga o papel do uso da seqüência Iniciação – Resposta – Avaliação & Iniciação – Resposta – Follow up (doravante IRA & IRF), bem como o papel dos fantoches em promover o uso da língua alvo e contribuir para o desenvolvimento de novas identidades na sala de aula de língua estrangeira pesquisada. Para tanto, adotam-se princípios e procedimentos da pesquisa-ação e, por isso, da metodologia qualitativa de análise. A professora-pesquisadora utilizou, em sala de aula, material didático elaborado por ela mesma em um estudo anterior. As aulas de inglês gravadas para este estudo ocorreram em uma turma de educação infantil de uma escola particular do Vale dos Sinos. A geração de dados, que ocorria uma vez por semana, durante três meses e meio, foi realizada em uma turma composta por 20 alunos, sendo que 10 eram meninas e 10 eram meninos. À primeira vista, as filmagens pareciam revelar grande recorrência de seqüências IRA nas interações. Contudo, a análise empreendida sugere outra interpretação das ações
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2573
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2573/1/LucianaAraujoLinguistica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e28af2d0746e382e95d11b8a5a3ef7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946120998912