Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079 |
Resumo: | A presente tese de Doutorado em Educação tem como foco de estudos as Ciências Humanas. O estudo busca responder ao seguinte problema: Quais são os efeitos de sentido provocados por alguns discursos da Educação na atualidade, tomada como Ciência Humana? Tendo como referência teórica os estudos de Nietzsche e Foucault especialmente, analisou-se quatro teses de Doutorado defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS em 2006 e 2007. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se das relações com os modos de pensar a formação e a pesquisa, especialmente na docência, onde o que está em discussão é um certo regime de produção de verdades. Além disso, tomo a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade, bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Percorrendo esses efeitos fui levada àq |
id |
USIN_2b04add5ed4f883de7e8fc6513f438f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2079 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:00Z2015-03-04T21:16:00Z2008-02-19Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A presente tese de Doutorado em Educação tem como foco de estudos as Ciências Humanas. O estudo busca responder ao seguinte problema: Quais são os efeitos de sentido provocados por alguns discursos da Educação na atualidade, tomada como Ciência Humana? Tendo como referência teórica os estudos de Nietzsche e Foucault especialmente, analisou-se quatro teses de Doutorado defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS em 2006 e 2007. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se das relações com os modos de pensar a formação e a pesquisa, especialmente na docência, onde o que está em discussão é um certo regime de produção de verdades. Além disso, tomo a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade, bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Percorrendo esses efeitos fui levada àqThe present thesis for a PhD in Education has the Human Sciences as its study focus. The study seeks to answer the following problem: What are the sense effects provoked by some discourses of Education nowadays, taken as a Human Science? Using particularly the studies of Nietzsche and Foucault as theoretical reference, four doctorate thesis defended in the Post Graduation Program in Education of Unisinos in 2006 and 2007 were analyzed. With this research I tried to point out features of the modern episteme that, even today, serves as positive ground for the composition of knowledge and moral operated by Education. It is about the relations with the ways of thinking the education and the research, especially in teaching, where what is being discussed is a certain regime of production of truths. Beyond that, I take Equality, Fraternity and Liberty, flags of the French Revolution, as emblematic figures of the modern episteme, which sustains the production of a certain moral subject. Going through these effects ICoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorHenning, Paula Corrêahttp://lattes.cnpq.br/5709258385798459http://lattes.cnpq.br/8159020225820727Chassot, Áttico InácioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEfeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanasCiências Humanasdiscursos educacionaissaber e moralepisteme modernaeducational discoursesknowledge and moralmodern epistemeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALpaula correa.pdfpaula correa.pdfapplication/pdf722272http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2079/1/paula+correa.pdf3ff0678040d015d7f9cfa20226acd63eMD51UNISINOS/20792015-03-10 11:41:59.138oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:41:59Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
title |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
spellingShingle |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas Henning, Paula Corrêa Ciências Humanas discursos educacionais saber e moral episteme moderna educational discourses knowledge and moral modern episteme |
title_short |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
title_full |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
title_fullStr |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
title_full_unstemmed |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
title_sort |
Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas |
author |
Henning, Paula Corrêa |
author_facet |
Henning, Paula Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5709258385798459 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8159020225820727 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henning, Paula Corrêa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chassot, Áttico Inácio |
contributor_str_mv |
Chassot, Áttico Inácio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas discursos educacionais saber e moral episteme moderna educational discourses knowledge and moral modern episteme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discursos educacionais saber e moral episteme moderna |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
educational discourses knowledge and moral modern episteme |
description |
A presente tese de Doutorado em Educação tem como foco de estudos as Ciências Humanas. O estudo busca responder ao seguinte problema: Quais são os efeitos de sentido provocados por alguns discursos da Educação na atualidade, tomada como Ciência Humana? Tendo como referência teórica os estudos de Nietzsche e Foucault especialmente, analisou-se quatro teses de Doutorado defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS em 2006 e 2007. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se das relações com os modos de pensar a formação e a pesquisa, especialmente na docência, onde o que está em discussão é um certo regime de produção de verdades. Além disso, tomo a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade, bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Percorrendo esses efeitos fui levada àq |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2079/1/paula+correa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ff0678040d015d7f9cfa20226acd63e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942165770240 |