Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luersen, Eduardo Harry
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9316
Resumo: A pesquisa procura articular a estética dos jogos digitais, mais especificamente a sua dimensão audível, com a ambiência tecnocultural emergente que a molda. Desenvolvemos, aqui, que a tecnocultura produz ressonâncias, tendências virtuais que se distendem a múltiplas direções, mobilizando o modo como nos comunicamos a partir de uma memória de códigos sonoros e audiovisuais em cada estágio da técnica. Propomos mapear tais ressonâncias da tecnocultura contemporânea a partir dos rastros que ela deixa nas expressões sonoras dos jogos digitais. Ao longo da tese, construímos nosso olhar sobre a comunicação audiovisual a partir de uma articulação entre memória, tecnocultura e design, amparados ainda por uma série de estudos contemporâneos de mídia, de som, de software e de jogos. Empiricamente, o projeto realiza procedimentos de análise das sonoridades de quinze jogos de computador, de gêneros e formatos variados, lançados entre 2005 e 2017, selecionados a partir de pesquisas exploratórias pregressas. A metodologia do trabalho é mista, articulando três eixos: o método intuitivo, que orienta a construção do objeto de pesquisa e dos problemas de pesquisa em relação à fenomenologia de Henri Bergson; a produção contínua de cartografias, que compreende a produção de mapas conceituais e abertos do material de pesquisa, associada à montagem de constelações, pela reunião de afinidades entre os dados analisados; procedimentos técnicos experimentais de análise audiovisual e sonora, a saber, escuta acusmática, análise espectromorfológica e mascaramento audiovisual. Reconhecendo ressonâncias de determinadas tendências da tecnocultura contemporânea nas sonoridades dos jogos, o trabalho apresenta quatro constelações através das quais elas tornam-se audíveis: antropomorfoses, sincronizações retóricas, imersibilidades, ruínas maquínicas.
id USIN_2e3ec77f1a8bb31e8af627ee9a0a75e7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9316
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-09-21T18:40:54Z2020-09-21T18:40:54Z2020-07-22Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-09-21T18:40:54Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Harry Luersen_.pdf: 28297341 bytes, checksum: 4b9a75a2c289d6a30d3bdd0f2dbf82d6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-21T18:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Harry Luersen_.pdf: 28297341 bytes, checksum: 4b9a75a2c289d6a30d3bdd0f2dbf82d6 (MD5) Previous issue date: 2020-07-22A pesquisa procura articular a estética dos jogos digitais, mais especificamente a sua dimensão audível, com a ambiência tecnocultural emergente que a molda. Desenvolvemos, aqui, que a tecnocultura produz ressonâncias, tendências virtuais que se distendem a múltiplas direções, mobilizando o modo como nos comunicamos a partir de uma memória de códigos sonoros e audiovisuais em cada estágio da técnica. Propomos mapear tais ressonâncias da tecnocultura contemporânea a partir dos rastros que ela deixa nas expressões sonoras dos jogos digitais. Ao longo da tese, construímos nosso olhar sobre a comunicação audiovisual a partir de uma articulação entre memória, tecnocultura e design, amparados ainda por uma série de estudos contemporâneos de mídia, de som, de software e de jogos. Empiricamente, o projeto realiza procedimentos de análise das sonoridades de quinze jogos de computador, de gêneros e formatos variados, lançados entre 2005 e 2017, selecionados a partir de pesquisas exploratórias pregressas. A metodologia do trabalho é mista, articulando três eixos: o método intuitivo, que orienta a construção do objeto de pesquisa e dos problemas de pesquisa em relação à fenomenologia de Henri Bergson; a produção contínua de cartografias, que compreende a produção de mapas conceituais e abertos do material de pesquisa, associada à montagem de constelações, pela reunião de afinidades entre os dados analisados; procedimentos técnicos experimentais de análise audiovisual e sonora, a saber, escuta acusmática, análise espectromorfológica e mascaramento audiovisual. Reconhecendo ressonâncias de determinadas tendências da tecnocultura contemporânea nas sonoridades dos jogos, o trabalho apresenta quatro constelações através das quais elas tornam-se audíveis: antropomorfoses, sincronizações retóricas, imersibilidades, ruínas maquínicas.The research seeks to entangle the aesthetics of digital games, in particular their audible expressions, with an emerging technocultural environment that shapes them. We claim that each technoculture produces what we are calling “resonances”, virtual tendencies that spread culturally, fostering the way we communicate through a memory of sonic and audiovisual codes at each technological stage. We seek to map such resonances from the traces they leave in the sonic expressions of digital games. The perspective on audiovisual communication that we develop throughout the thesis stems from an articulation between memory, technoculture and design, drawing from contemporary media, sound, software and game studies. On empirical ground, the project performs sound analysis procedures on fifteen computer games of different genres and formats, published between 2005 and 2017, and selected from previous exploratory research. We adopt a mixed methodological approach, pivoting around three aspects: the method of intuition, which guides the definition of the research object and the research questions in relation to Henri Bergson's phenomenology; the continuous production of cartographies, which nurtures the production of conceptual maps on the research material. The cartographical exercise is associated with the assembly of constellations, by which we arrange the data based on elective affinities; experimental technical procedures for audiovisual and sound analysis, namely, acousmatic listening, spectromorphological analysis and audiovisual masking. By identifying the resonances of certain tendencies of contemporary technoculture in the sounds of digital games, the research presents four constellations through which they become audible: anthropomorphisms, rhetorical synchronizations, immersibilities, machinic ruins.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoLuersen, Eduardo Harryhttp://lattes.cnpq.br/1538033237665549http://lattes.cnpq.br/8987400261712739Kilpp, SuzanaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaRessonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitaisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoTecnoculturaSonoridadesDesign de jogosMemóriaComunicação audiovisualTechnocultureSonoritiesGame designMemoryAudiovisual communicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9316info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEduardo Harry Luersen_.pdfEduardo Harry Luersen_.pdfapplication/pdf28297341http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9316/1/Eduardo+Harry+Luersen_.pdf4b9a75a2c289d6a30d3bdd0f2dbf82d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9316/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/93162020-09-21 15:41:40.787oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-09-21T18:41:40Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
title Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
spellingShingle Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
Luersen, Eduardo Harry
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Tecnocultura
Sonoridades
Design de jogos
Memória
Comunicação audiovisual
Technoculture
Sonorities
Game design
Memory
Audiovisual communication
title_short Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
title_full Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
title_fullStr Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
title_full_unstemmed Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
title_sort Ressonância tecnocultural: rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais
author Luersen, Eduardo Harry
author_facet Luersen, Eduardo Harry
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1538033237665549
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8987400261712739
dc.contributor.author.fl_str_mv Luersen, Eduardo Harry
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kilpp, Suzana
contributor_str_mv Kilpp, Suzana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Tecnocultura
Sonoridades
Design de jogos
Memória
Comunicação audiovisual
Technoculture
Sonorities
Game design
Memory
Audiovisual communication
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnocultura
Sonoridades
Design de jogos
Memória
Comunicação audiovisual
dc.subject.eng.fl_str_mv Technoculture
Sonorities
Game design
Memory
Audiovisual communication
description A pesquisa procura articular a estética dos jogos digitais, mais especificamente a sua dimensão audível, com a ambiência tecnocultural emergente que a molda. Desenvolvemos, aqui, que a tecnocultura produz ressonâncias, tendências virtuais que se distendem a múltiplas direções, mobilizando o modo como nos comunicamos a partir de uma memória de códigos sonoros e audiovisuais em cada estágio da técnica. Propomos mapear tais ressonâncias da tecnocultura contemporânea a partir dos rastros que ela deixa nas expressões sonoras dos jogos digitais. Ao longo da tese, construímos nosso olhar sobre a comunicação audiovisual a partir de uma articulação entre memória, tecnocultura e design, amparados ainda por uma série de estudos contemporâneos de mídia, de som, de software e de jogos. Empiricamente, o projeto realiza procedimentos de análise das sonoridades de quinze jogos de computador, de gêneros e formatos variados, lançados entre 2005 e 2017, selecionados a partir de pesquisas exploratórias pregressas. A metodologia do trabalho é mista, articulando três eixos: o método intuitivo, que orienta a construção do objeto de pesquisa e dos problemas de pesquisa em relação à fenomenologia de Henri Bergson; a produção contínua de cartografias, que compreende a produção de mapas conceituais e abertos do material de pesquisa, associada à montagem de constelações, pela reunião de afinidades entre os dados analisados; procedimentos técnicos experimentais de análise audiovisual e sonora, a saber, escuta acusmática, análise espectromorfológica e mascaramento audiovisual. Reconhecendo ressonâncias de determinadas tendências da tecnocultura contemporânea nas sonoridades dos jogos, o trabalho apresenta quatro constelações através das quais elas tornam-se audíveis: antropomorfoses, sincronizações retóricas, imersibilidades, ruínas maquínicas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-21T18:40:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-21T18:40:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9316
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9316/1/Eduardo+Harry+Luersen_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9316/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b9a75a2c289d6a30d3bdd0f2dbf82d6
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845041938825216