Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rue, Larissa Almeida de la
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6329
Resumo: A referente pesquisa estuda a atualização do audiovisual colaborativo na produtora aberta e colaborativa, hitRECord. O audiovisual colaborativo é compreendido aqui a partir de Bergson (2005) e Deleuze (2004) como um misto de virtual e atual, isto é, ele se atualiza nas mídias e fora delas e fica em devir com possibilidades de inúmeras novas atualizações. No contexto da tecnocultura, o audiovisual colaborativo é pensado como um construto ou ethicidade (KILPP, 2010) construído técnica, estética e ethicamente. Através da Metodologia das Molduras, o trabalho se volta para a dissecação das interfaces (imagens técnicas) do site da hitRECord para encontrar as principais molduras, ethicidades e imaginários. Como último passo, retornamos as imagens mais tensas, os sentidos mais contraditórios nas molduras e ethicidades, elaborando uma constelação de imagens dialéticas (BENJAMIN, 2006). Para nos ajudar a entender melhor a forma de produção da hitRECord que é tão calcada no remix, buscamos como principal aporte teórico Lev Manovich (2013) e seu conceito de remixabilidade profunda.
id USIN_3f86fb5494d45514348da26397e7ebed
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6329
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-06-06T13:22:38Z2017-06-06T13:22:38Z2017-03-27Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-06-06T13:22:38Z No. of bitstreams: 1 Larissa Almeida de la Rue_.pdf: 2169576 bytes, checksum: fb5bc4af5e06e38c444be3a0127d9515 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-06T13:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Almeida de la Rue_.pdf: 2169576 bytes, checksum: fb5bc4af5e06e38c444be3a0127d9515 (MD5) Previous issue date: 2017-03-27A referente pesquisa estuda a atualização do audiovisual colaborativo na produtora aberta e colaborativa, hitRECord. O audiovisual colaborativo é compreendido aqui a partir de Bergson (2005) e Deleuze (2004) como um misto de virtual e atual, isto é, ele se atualiza nas mídias e fora delas e fica em devir com possibilidades de inúmeras novas atualizações. No contexto da tecnocultura, o audiovisual colaborativo é pensado como um construto ou ethicidade (KILPP, 2010) construído técnica, estética e ethicamente. Através da Metodologia das Molduras, o trabalho se volta para a dissecação das interfaces (imagens técnicas) do site da hitRECord para encontrar as principais molduras, ethicidades e imaginários. Como último passo, retornamos as imagens mais tensas, os sentidos mais contraditórios nas molduras e ethicidades, elaborando uma constelação de imagens dialéticas (BENJAMIN, 2006). Para nos ajudar a entender melhor a forma de produção da hitRECord que é tão calcada no remix, buscamos como principal aporte teórico Lev Manovich (2013) e seu conceito de remixabilidade profunda.This thesis addresses the update of the collaborative audiovisual in hitRECord, an open and collaborative production company. The collaborative audiovisual is understood here from the perspective of Bergson (2005) and Deleuze (2004) as a mix of virtual and current. It is an updated in the media and out of it and it has possibilities of numerous new updates. In the context of technoculture, the collaborative audiovisual is thought of as a construct or ethicidade (KILPP, 2010) constructed technically, aesthetically and ethically. Through the Metodologia das Molduras this work turns to the dissection of interfaces (technical images) of hitRECord’s website to find the main molduras, ethicidades and imaginaries. As a last step, we return to the tensest images, the most contradictory meanings in the molduras and ethicidades, elaborating a constellation of dialectical images (BENJAMIN, 2006). To help us better understand the way of production of hitRECord, that is based on remix, we searched in Lev Manovich (2013) and his concept of deep remixability for the main theoretical contribution.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRue, Larissa Almeida de lahttp://lattes.cnpq.br/1446343059595956http://lattes.cnpq.br/9654736235562553Montaño, Sonia Estela La CruzUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaImagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECordACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoHitRECordColaborativoTecnoculturaAudiovisual colaborativoRemixCollaborativeTechnocultureCollaborative audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6329info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLarissa Almeida de la Rue_.pdfLarissa Almeida de la Rue_.pdfapplication/pdf2169576http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6329/1/Larissa+Almeida+de+la+Rue_.pdffb5bc4af5e06e38c444be3a0127d9515MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6329/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/63292017-06-06 10:24:02.444oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-06-06T13:24:02Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
title Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
spellingShingle Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
Rue, Larissa Almeida de la
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
HitRECord
Colaborativo
Tecnocultura
Audiovisual colaborativo
Remix
Collaborative
Technoculture
Collaborative audiovisual
title_short Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
title_full Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
title_fullStr Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
title_full_unstemmed Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
title_sort Imagens dialéticas do audiovisual colaborativo na hitRECord
author Rue, Larissa Almeida de la
author_facet Rue, Larissa Almeida de la
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1446343059595956
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9654736235562553
dc.contributor.author.fl_str_mv Rue, Larissa Almeida de la
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Montaño, Sonia Estela La Cruz
contributor_str_mv Montaño, Sonia Estela La Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
HitRECord
Colaborativo
Tecnocultura
Audiovisual colaborativo
Remix
Collaborative
Technoculture
Collaborative audiovisual
dc.subject.por.fl_str_mv HitRECord
Colaborativo
Tecnocultura
Audiovisual colaborativo
Remix
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative
Technoculture
Collaborative audiovisual
description A referente pesquisa estuda a atualização do audiovisual colaborativo na produtora aberta e colaborativa, hitRECord. O audiovisual colaborativo é compreendido aqui a partir de Bergson (2005) e Deleuze (2004) como um misto de virtual e atual, isto é, ele se atualiza nas mídias e fora delas e fica em devir com possibilidades de inúmeras novas atualizações. No contexto da tecnocultura, o audiovisual colaborativo é pensado como um construto ou ethicidade (KILPP, 2010) construído técnica, estética e ethicamente. Através da Metodologia das Molduras, o trabalho se volta para a dissecação das interfaces (imagens técnicas) do site da hitRECord para encontrar as principais molduras, ethicidades e imaginários. Como último passo, retornamos as imagens mais tensas, os sentidos mais contraditórios nas molduras e ethicidades, elaborando uma constelação de imagens dialéticas (BENJAMIN, 2006). Para nos ajudar a entender melhor a forma de produção da hitRECord que é tão calcada no remix, buscamos como principal aporte teórico Lev Manovich (2013) e seu conceito de remixabilidade profunda.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T13:22:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-06T13:22:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6329
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6329/1/Larissa+Almeida+de+la+Rue_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6329/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fb5bc4af5e06e38c444be3a0127d9515
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844998989152256