Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drey, Rafaela Fetzner
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568
Resumo: O objetivo principal deste estudo é caracterizar como duas docentes de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Médio público, representam o próprio agir como profissionais do ensino. Este trabalho foi desenvolvido a partir da experimentação de uma nova metodologia para a produção textual – organização de uma seqüência didática a partir da perspectiva dos gêneros textuais (Schneuwly & Dolz, 2004)– que serviu como motivação para uma auto-reflexão do docente sobre sua atuação durante sessão de autoconfrontação (Clot, 1999/2006). A conjugação de duas perspectivas firma a base teórica deste projeto: o quadro epistemológico do ISD; e os estudos ergonômicos propostos pela Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 2000). A escolha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) como base teórico-filosófica principal se consolida com o objetivo de mudar o conceito sobre o texto na sala de aula de língua materna, além de aprofundar o foco de estudo do agir docente como trabalho através das dimensões que o constituem.
id USIN_4216ab81db1833693a4f1e0ef554b16b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2568
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:11:57Z2015-03-05T18:11:57Z2008-08-28Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28O objetivo principal deste estudo é caracterizar como duas docentes de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Médio público, representam o próprio agir como profissionais do ensino. Este trabalho foi desenvolvido a partir da experimentação de uma nova metodologia para a produção textual – organização de uma seqüência didática a partir da perspectiva dos gêneros textuais (Schneuwly & Dolz, 2004)– que serviu como motivação para uma auto-reflexão do docente sobre sua atuação durante sessão de autoconfrontação (Clot, 1999/2006). A conjugação de duas perspectivas firma a base teórica deste projeto: o quadro epistemológico do ISD; e os estudos ergonômicos propostos pela Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 2000). A escolha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) como base teórico-filosófica principal se consolida com o objetivo de mudar o conceito sobre o texto na sala de aula de língua materna, além de aprofundar o foco de estudo do agir docente como trabalho através das dimensões que o constituem.The main aim of this study is characterize how two teachers of Portuguese who work in a public High School represent their own acting as teaching professionals. This research was developed from the experiment of a new writing methodology – the organization of a didactic sequence from the text genre perspective (Schneuwly & Dolz, 2004) – which enrolled a motivation a motivation for a teacher’s self-reflection during the self-confrontation mode (Clot, 1999/2006). The conjugation of two perspectives compounds the theoretical basis for this project. The Socio-discursive Interactionism (ISD) epistemological frame; and the ergonomical studies proposed by The Activity Clinic (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 1999). The choice of the Socio-discursive Interactionism as the main philosophical and theoretical basis is justified by the goal of changing the current text concept in Portuguese as a Native Language classrooms, besides deepen the focus on studies which consider the teaching acting as an occupation throught itCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDrey, Rafaela Fetznerhttp://lattes.cnpq.br/9219446425740692http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaEu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontaçãoLetras e ArtesLingüísticaautoconfrontaçãointeracionismo sociodiscursivotrabalho representadoagir docenterepresented workself-confrontationsocio-discursive interactionismteaching actinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafaelaDreyLinguistica.pdfRafaelaDreyLinguistica.pdfapplication/pdf471889http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2568/1/RafaelaDreyLinguistica.pdfe85b90f940f3c415b08b94d91e94f57dMD51UNISINOS/25682015-03-17 15:43:23.084oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:43:23Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
title Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
spellingShingle Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
Drey, Rafaela Fetzner
Letras e Artes
Lingüística
autoconfrontação
interacionismo sociodiscursivo
trabalho representado
agir docente
represented work
self-confrontation
socio-discursive interactionism
teaching acting
title_short Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
title_full Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
title_fullStr Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
title_full_unstemmed Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
title_sort Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
author Drey, Rafaela Fetzner
author_facet Drey, Rafaela Fetzner
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9219446425740692
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4439407429779665
dc.contributor.author.fl_str_mv Drey, Rafaela Fetzner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
contributor_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
autoconfrontação
interacionismo sociodiscursivo
trabalho representado
agir docente
represented work
self-confrontation
socio-discursive interactionism
teaching acting
dc.subject.por.fl_str_mv autoconfrontação
interacionismo sociodiscursivo
trabalho representado
agir docente
dc.subject.eng.fl_str_mv represented work
self-confrontation
socio-discursive interactionism
teaching acting
description O objetivo principal deste estudo é caracterizar como duas docentes de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Médio público, representam o próprio agir como profissionais do ensino. Este trabalho foi desenvolvido a partir da experimentação de uma nova metodologia para a produção textual – organização de uma seqüência didática a partir da perspectiva dos gêneros textuais (Schneuwly & Dolz, 2004)– que serviu como motivação para uma auto-reflexão do docente sobre sua atuação durante sessão de autoconfrontação (Clot, 1999/2006). A conjugação de duas perspectivas firma a base teórica deste projeto: o quadro epistemológico do ISD; e os estudos ergonômicos propostos pela Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 2000). A escolha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) como base teórico-filosófica principal se consolida com o objetivo de mudar o conceito sobre o texto na sala de aula de língua materna, além de aprofundar o foco de estudo do agir docente como trabalho através das dimensões que o constituem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2568/1/RafaelaDreyLinguistica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e85b90f940f3c415b08b94d91e94f57d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844931734536192