Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é caracterizar como duas docentes de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Médio público, representam o próprio agir como profissionais do ensino. Este trabalho foi desenvolvido a partir da experimentação de uma nova metodologia para a produção textual – organização de uma seqüência didática a partir da perspectiva dos gêneros textuais (Schneuwly & Dolz, 2004)– que serviu como motivação para uma auto-reflexão do docente sobre sua atuação durante sessão de autoconfrontação (Clot, 1999/2006). A conjugação de duas perspectivas firma a base teórica deste projeto: o quadro epistemológico do ISD; e os estudos ergonômicos propostos pela Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 2000). A escolha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) como base teórico-filosófica principal se consolida com o objetivo de mudar o conceito sobre o texto na sala de aula de língua materna, além de aprofundar o foco de estudo do agir docente como trabalho através das dimensões que o constituem. |
id |
USIN_4216ab81db1833693a4f1e0ef554b16b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2568 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:11:57Z2015-03-05T18:11:57Z2008-08-28Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28O objetivo principal deste estudo é caracterizar como duas docentes de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Médio público, representam o próprio agir como profissionais do ensino. Este trabalho foi desenvolvido a partir da experimentação de uma nova metodologia para a produção textual – organização de uma seqüência didática a partir da perspectiva dos gêneros textuais (Schneuwly & Dolz, 2004)– que serviu como motivação para uma auto-reflexão do docente sobre sua atuação durante sessão de autoconfrontação (Clot, 1999/2006). A conjugação de duas perspectivas firma a base teórica deste projeto: o quadro epistemológico do ISD; e os estudos ergonômicos propostos pela Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 2000). A escolha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) como base teórico-filosófica principal se consolida com o objetivo de mudar o conceito sobre o texto na sala de aula de língua materna, além de aprofundar o foco de estudo do agir docente como trabalho através das dimensões que o constituem.The main aim of this study is characterize how two teachers of Portuguese who work in a public High School represent their own acting as teaching professionals. This research was developed from the experiment of a new writing methodology – the organization of a didactic sequence from the text genre perspective (Schneuwly & Dolz, 2004) – which enrolled a motivation a motivation for a teacher’s self-reflection during the self-confrontation mode (Clot, 1999/2006). The conjugation of two perspectives compounds the theoretical basis for this project. The Socio-discursive Interactionism (ISD) epistemological frame; and the ergonomical studies proposed by The Activity Clinic (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 1999). The choice of the Socio-discursive Interactionism as the main philosophical and theoretical basis is justified by the goal of changing the current text concept in Portuguese as a Native Language classrooms, besides deepen the focus on studies which consider the teaching acting as an occupation throught itCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDrey, Rafaela Fetznerhttp://lattes.cnpq.br/9219446425740692http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaEu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontaçãoLetras e ArtesLingüísticaautoconfrontaçãointeracionismo sociodiscursivotrabalho representadoagir docenterepresented workself-confrontationsocio-discursive interactionismteaching actinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafaelaDreyLinguistica.pdfRafaelaDreyLinguistica.pdfapplication/pdf471889http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2568/1/RafaelaDreyLinguistica.pdfe85b90f940f3c415b08b94d91e94f57dMD51UNISINOS/25682015-03-17 15:43:23.084oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:43:23Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
title |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
spellingShingle |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação Drey, Rafaela Fetzner Letras e Artes Lingüística autoconfrontação interacionismo sociodiscursivo trabalho representado agir docente represented work self-confrontation socio-discursive interactionism teaching acting |
title_short |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
title_full |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
title_fullStr |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
title_full_unstemmed |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
title_sort |
Eu nunca me vi, assim, de fora: representações sobre o agir docente através da autoconfrontação |
author |
Drey, Rafaela Fetzner |
author_facet |
Drey, Rafaela Fetzner |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9219446425740692 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4439407429779665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drey, Rafaela Fetzner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística autoconfrontação interacionismo sociodiscursivo trabalho representado agir docente represented work self-confrontation socio-discursive interactionism teaching acting |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autoconfrontação interacionismo sociodiscursivo trabalho representado agir docente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
represented work self-confrontation socio-discursive interactionism teaching acting |
description |
O objetivo principal deste estudo é caracterizar como duas docentes de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Médio público, representam o próprio agir como profissionais do ensino. Este trabalho foi desenvolvido a partir da experimentação de uma nova metodologia para a produção textual – organização de uma seqüência didática a partir da perspectiva dos gêneros textuais (Schneuwly & Dolz, 2004)– que serviu como motivação para uma auto-reflexão do docente sobre sua atuação durante sessão de autoconfrontação (Clot, 1999/2006). A conjugação de duas perspectivas firma a base teórica deste projeto: o quadro epistemológico do ISD; e os estudos ergonômicos propostos pela Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006; Clot e Faïta, 2000). A escolha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) como base teórico-filosófica principal se consolida com o objetivo de mudar o conceito sobre o texto na sala de aula de língua materna, além de aprofundar o foco de estudo do agir docente como trabalho através das dimensões que o constituem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:11:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:11:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2568/1/RafaelaDreyLinguistica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e85b90f940f3c415b08b94d91e94f57d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844931734536192 |