A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marelise de Fátima Griebeler
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998
Resumo: Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). Ob
id USIN_44c96d0abb4d11aea1fa3c000eac1389
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1998
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2010-02-18Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). ObThis dissertation broaches the partnership between University and School, and privileges the said and done of eight people from a research group. It aims at comprehending the texture of the research as partnership, University and School, potentiality the continuing education of the involved people. The study has a qualitative approach and it is anchored in Freire’s dialogical view of complex thinking. For data collection it was used the field notes, email and semi-structured interview. The analytical dimensions focus on the features and the paradigm of the research in partnership; in its guiding principles: dialogical, recursive and hologramatic; and, in the impacts from its exercise, with implications on the subject’s formation and in different institutions where they work. The main authors that assist the theoretical framework are Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) and Triviños (2008). It was observed that the partnership enhances the formCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorReis, Marelise de Fátima Griebelerhttp://lattes.cnpq.br/8525679418961687http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidadesCiências Humanasformação continuadauniversidade e escolapesquisa em parceriacontinuing educauniversity and schoolpartnership researchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMareliseReisEducacao.pdfMareliseReisEducacao.pdfapplication/pdf1213358http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1998/1/MareliseReisEducacao.pdfd44098c1377ee718e53ea02e6ba8024aMD51UNISINOS/19982015-03-10 08:43:54.184oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:43:54Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
title A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
spellingShingle A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
Reis, Marelise de Fátima Griebeler
Ciências Humanas
formação continuada
universidade e escola
pesquisa em parceria
continuing educa
university and school
partnership research
title_short A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
title_full A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
title_fullStr A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
title_full_unstemmed A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
title_sort A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
author Reis, Marelise de Fátima Griebeler
author_facet Reis, Marelise de Fátima Griebeler
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8525679418961687
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marelise de Fátima Griebeler
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação continuada
universidade e escola
pesquisa em parceria
continuing educa
university and school
partnership research
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
universidade e escola
pesquisa em parceria
dc.subject.eng.fl_str_mv continuing educa
university and school
partnership research
description Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). Ob
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1998/1/MareliseReisEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d44098c1377ee718e53ea02e6ba8024a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941470564352