A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). Ob |
id |
USIN_44c96d0abb4d11aea1fa3c000eac1389 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1998 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2010-02-18Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). ObThis dissertation broaches the partnership between University and School, and privileges the said and done of eight people from a research group. It aims at comprehending the texture of the research as partnership, University and School, potentiality the continuing education of the involved people. The study has a qualitative approach and it is anchored in Freire’s dialogical view of complex thinking. For data collection it was used the field notes, email and semi-structured interview. The analytical dimensions focus on the features and the paradigm of the research in partnership; in its guiding principles: dialogical, recursive and hologramatic; and, in the impacts from its exercise, with implications on the subject’s formation and in different institutions where they work. The main authors that assist the theoretical framework are Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) and Triviños (2008). It was observed that the partnership enhances the formCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorReis, Marelise de Fátima Griebelerhttp://lattes.cnpq.br/8525679418961687http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidadesCiências Humanasformação continuadauniversidade e escolapesquisa em parceriacontinuing educauniversity and schoolpartnership researchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMareliseReisEducacao.pdfMareliseReisEducacao.pdfapplication/pdf1213358http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1998/1/MareliseReisEducacao.pdfd44098c1377ee718e53ea02e6ba8024aMD51UNISINOS/19982015-03-10 08:43:54.184oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:43:54Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
title |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
spellingShingle |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades Reis, Marelise de Fátima Griebeler Ciências Humanas formação continuada universidade e escola pesquisa em parceria continuing educa university and school partnership research |
title_short |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
title_full |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
title_fullStr |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
title_sort |
A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades |
author |
Reis, Marelise de Fátima Griebeler |
author_facet |
Reis, Marelise de Fátima Griebeler |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8525679418961687 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Marelise de Fátima Griebeler |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas formação continuada universidade e escola pesquisa em parceria continuing educa university and school partnership research |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada universidade e escola pesquisa em parceria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
continuing educa university and school partnership research |
description |
Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). Ob |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1998/1/MareliseReisEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d44098c1377ee718e53ea02e6ba8024a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941470564352 |