Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932 |
Resumo: | A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. O |
id |
USIN_485cf8375a0fc212160d48abd0c80289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1932 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:01:05Z2015-03-04T20:01:05Z2007-08-02Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. OThis dissertation aims at understanding the implications of CAPES evaluation process in the day-to-day life in an educational graduate program. This research was done because of some different opinions about the validity of a national evaluation and its reflexes in the creation of Brazilian graduate courses. Based on ideas of some theorists such as Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Wedge, Morosini, Martins, Hostins, we discuss the relation between the historical Brazilian graduate courses and CAPES evaluation process; educational policies and the neoliberal State evaluation; and the graduate course day-to-day life and the experiences of its characters concerning CAPES evaluation. This research was developed in the Educational Graduate Program, in the Vale do Rio dos Sinos University, using the “Discurso do Sujeito Coletivo” methodology. We have created a questionnaire and have done interviews with the people involved in the program: coordinators, professors and students. ProfBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoWelter, Cristiane Backeshttp://lattes.cnpq.br/9141169517444536http://lattes.cnpq.br/7405584392319464Corsetti, BereniceUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAvaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasavaliaçãoCAPESpolítica educacionalpós-graduaçãoensino superiorgraduatepublic politicsevaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALavaliacao Capes.pdfavaliacao Capes.pdfapplication/pdf1032671http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1932/1/avaliacao+Capes.pdf4bd9f2e34fb57f103593b83f4ca28bbcMD51UNISINOS/19322015-03-09 16:37:58.961oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:37:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
title |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
spellingShingle |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação Welter, Cristiane Backes Ciências Humanas avaliação CAPES política educacional pós-graduação ensino superior graduate public politics evaluation |
title_short |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
title_full |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
title_fullStr |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
title_full_unstemmed |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
title_sort |
Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação |
author |
Welter, Cristiane Backes |
author_facet |
Welter, Cristiane Backes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9141169517444536 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7405584392319464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corsetti, Berenice |
contributor_str_mv |
Corsetti, Berenice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas avaliação CAPES política educacional pós-graduação ensino superior graduate public politics evaluation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação CAPES política educacional pós-graduação ensino superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
graduate public politics evaluation |
description |
A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. O |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1932/1/avaliacao+Capes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4bd9f2e34fb57f103593b83f4ca28bbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941339492352 |