Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welter, Cristiane Backes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932
Resumo: A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. O
id USIN_485cf8375a0fc212160d48abd0c80289
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1932
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:05Z2015-03-04T20:01:05Z2007-08-02Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. OThis dissertation aims at understanding the implications of CAPES evaluation process in the day-to-day life in an educational graduate program. This research was done because of some different opinions about the validity of a national evaluation and its reflexes in the creation of Brazilian graduate courses. Based on ideas of some theorists such as Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Wedge, Morosini, Martins, Hostins, we discuss the relation between the historical Brazilian graduate courses and CAPES evaluation process; educational policies and the neoliberal State evaluation; and the graduate course day-to-day life and the experiences of its characters concerning CAPES evaluation. This research was developed in the Educational Graduate Program, in the Vale do Rio dos Sinos University, using the “Discurso do Sujeito Coletivo” methodology. We have created a questionnaire and have done interviews with the people involved in the program: coordinators, professors and students. ProfBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoWelter, Cristiane Backeshttp://lattes.cnpq.br/9141169517444536http://lattes.cnpq.br/7405584392319464Corsetti, BereniceUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAvaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasavaliaçãoCAPESpolítica educacionalpós-graduaçãoensino superiorgraduatepublic politicsevaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALavaliacao Capes.pdfavaliacao Capes.pdfapplication/pdf1032671http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1932/1/avaliacao+Capes.pdf4bd9f2e34fb57f103593b83f4ca28bbcMD51UNISINOS/19322015-03-09 16:37:58.961oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:37:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
title Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
spellingShingle Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
Welter, Cristiane Backes
Ciências Humanas
avaliação
CAPES
política educacional
pós-graduação
ensino superior
graduate
public politics
evaluation
title_short Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
title_full Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
title_fullStr Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
title_full_unstemmed Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
title_sort Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação
author Welter, Cristiane Backes
author_facet Welter, Cristiane Backes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9141169517444536
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7405584392319464
dc.contributor.author.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corsetti, Berenice
contributor_str_mv Corsetti, Berenice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
avaliação
CAPES
política educacional
pós-graduação
ensino superior
graduate
public politics
evaluation
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
CAPES
política educacional
pós-graduação
ensino superior
dc.subject.eng.fl_str_mv graduate
public politics
evaluation
description A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. O
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1932/1/avaliacao+Capes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bd9f2e34fb57f103593b83f4ca28bbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941339492352