Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758 |
Resumo: | Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confo |
id |
USIN_4bf7c7b35fad6008fe26a4ee67fca659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2758 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:41:01Z2015-03-05T18:41:01Z2009-10-09Made available in DSpace on 2015-03-05T18:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 9Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confoThis study aims to contribute to the discussion about the organizational competences approach, seeking to analyze and identify the core competences in a vocational training institution, namely SENAC/RS [Business Education Center of Rio Grande do Sul]. In order to achieve those goals, a case study was developed, where data about the organizational context and the vocational education sector were collected, crosschecked and analyzed. The chosen method of analysis was to differentiate resources, capacities, competences and core competences, assuming that these last two aspects are connected with corporate strategy and the generation of a sustainable superior performance. For any competence to be considered core for the business, they have to concern both the perceptions of the internal public (high management, managers and employees), and the perceptions of the organization’s external public (clients). Most importantly, the competences were considered core according to criteria of value, consensus, strategic fleNenhumaPatines, Carla Fichtnerhttp://lattes.cnpq.br/1919318734395627http://lattes.cnpq.br/7715385604038814Bitencourt, Claudia CristinaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosAnálise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RSCiências Sociais Aplicadascompetências essenciaisSENAC/RSestratégiacore competencesstrategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCarlaPatinesAdministracao.pdfCarlaPatinesAdministracao.pdfapplication/pdf1250544http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2758/1/CarlaPatinesAdministracao.pdfce3f84b7b7a2e5ee32afc4e8cca2f3a4MD51UNISINOS/27582015-03-19 14:42:14.818oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T17:42:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
title |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
spellingShingle |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS Patines, Carla Fichtner Ciências Sociais Aplicadas competências essenciais SENAC/RS estratégia core competences strategy |
title_short |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
title_full |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
title_fullStr |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
title_full_unstemmed |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
title_sort |
Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS |
author |
Patines, Carla Fichtner |
author_facet |
Patines, Carla Fichtner |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1919318734395627 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7715385604038814 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patines, Carla Fichtner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bitencourt, Claudia Cristina |
contributor_str_mv |
Bitencourt, Claudia Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas competências essenciais SENAC/RS estratégia core competences strategy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competências essenciais SENAC/RS estratégia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
core competences strategy |
description |
Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confo |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:41:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:41:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2758/1/CarlaPatinesAdministracao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce3f84b7b7a2e5ee32afc4e8cca2f3a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844947140214784 |