Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patines, Carla Fichtner
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758
Resumo: Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confo
id USIN_4bf7c7b35fad6008fe26a4ee67fca659
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2758
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:41:01Z2015-03-05T18:41:01Z2009-10-09Made available in DSpace on 2015-03-05T18:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 9Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confoThis study aims to contribute to the discussion about the organizational competences approach, seeking to analyze and identify the core competences in a vocational training institution, namely SENAC/RS [Business Education Center of Rio Grande do Sul]. In order to achieve those goals, a case study was developed, where data about the organizational context and the vocational education sector were collected, crosschecked and analyzed. The chosen method of analysis was to differentiate resources, capacities, competences and core competences, assuming that these last two aspects are connected with corporate strategy and the generation of a sustainable superior performance. For any competence to be considered core for the business, they have to concern both the perceptions of the internal public (high management, managers and employees), and the perceptions of the organization’s external public (clients). Most importantly, the competences were considered core according to criteria of value, consensus, strategic fleNenhumaPatines, Carla Fichtnerhttp://lattes.cnpq.br/1919318734395627http://lattes.cnpq.br/7715385604038814Bitencourt, Claudia CristinaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosAnálise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RSCiências Sociais Aplicadascompetências essenciaisSENAC/RSestratégiacore competencesstrategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCarlaPatinesAdministracao.pdfCarlaPatinesAdministracao.pdfapplication/pdf1250544http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2758/1/CarlaPatinesAdministracao.pdfce3f84b7b7a2e5ee32afc4e8cca2f3a4MD51UNISINOS/27582015-03-19 14:42:14.818oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T17:42:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
title Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
spellingShingle Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
Patines, Carla Fichtner
Ciências Sociais Aplicadas
competências essenciais
SENAC/RS
estratégia
core competences
strategy
title_short Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
title_full Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
title_fullStr Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
title_full_unstemmed Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
title_sort Análise de competências essenciais em uma instituição do setor educacional: o SENAC/RS
author Patines, Carla Fichtner
author_facet Patines, Carla Fichtner
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1919318734395627
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7715385604038814
dc.contributor.author.fl_str_mv Patines, Carla Fichtner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bitencourt, Claudia Cristina
contributor_str_mv Bitencourt, Claudia Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
competências essenciais
SENAC/RS
estratégia
core competences
strategy
dc.subject.por.fl_str_mv competências essenciais
SENAC/RS
estratégia
dc.subject.eng.fl_str_mv core competences
strategy
description Este estudo propõe o avanço das discussões acerca da abordagem das competências organizacionais, buscando a análise e a identificação das competências essenciais em uma instituição de educação profissional, o SENAC/RS. Para o alcance dos objetivos propostos desenvolveu-se um estudo de caso, no qual foram coletados, triangulados e analisados dados acerca do contexto organizacional e do setor da educação profissional. Na análise, optou-se pela diferenciação de recursos, capacidades, competências e competências essenciais, pressupondo-se que as últimas estão relacionadas com a estratégia corporativa e a geração de desempenho superior sustentável. Considerou-se que para serem essenciais ao negócio as competências relacionam tanto as percepções do público interno (alta direção, gestores e colaboradores), como as do público externo da organização (clientes). Sobretudo, as competências essenciais consideram os critérios de valia, consenso, flexibilidade estratégica e dificuldade de imitação pelos concorrentes, confo
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:41:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:41:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2758/1/CarlaPatinesAdministracao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce3f84b7b7a2e5ee32afc4e8cca2f3a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844947140214784