Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudia Palma da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9445
Resumo: No limiar entre design, arte e cultura, propomos a projetação por cenários panoramáticos, uma metodologia que promove a transformação da realidade por meio de narrativas imagéticas. Desenvolvemos um percurso teórico-metodológico que envolve a dimensão sensível do design, pelos vieses da estética e da significação. Inferimos, a partir de Adorno (2004), que a arte altera a percepção da realidade, pois é pela experiência estética que é possível superar os limites da racionalidade e negar aquilo que domina a realidade, libertando o homem de um estado de alienação. Desse modo, percorremos um caminho a partir da arte que implica a estética, a ética e a política. Também ressignificamos, à luz do design, os processos de percepção, interpretação e transformação. Nosso percurso projetual é apresentado como um percurso narrativo que envolve a imagem e a imaginação. E, a imagem, neste estudo, é matéria significante de natureza polissêmica e atua na produção de sentido (BARTHES, 2012a). A imagem fotográfica, por sua vez, promove a imaginação ao articular o visível e o dizível em um jogo que faz ver o invisível (RANCIÈRE, 2005). Por essa razão, a imagem fotográfica é o nosso principal insumo projetual. A fotografia, ainda, permite-nos adentrar o inconsciente ótico (BENJAMIN, 2017) da cidade, lócus de imaginação e transformação para o design. O design estratégico é compreendido pela tríade: (a) fazer junto (própria da atividade coletiva); (b) transformação sociocultural (que visa ao bem-estar social); e (c) estratégia (que orienta o percurso projetual). Duas estratégias principais orientam o nosso percurso: a utopia e a transculturalidade. Sendo assim, a estratégia movimenta o processo de projetação em nível metaprojetual, que acontece pelo deslocamento entre os níveis projetuais, o que equivale ao deslocamento entre os níveis de conhecimento metalinguístico. Na projetação por cenários, a (re)montagem e a fragmentação são as principais técnicas que atuam na transformação da realidade; e o fazer-se ver (CANEVACCI, 2011b) é a ação reflexiva do sujeito, o olhar emocionado e interpretativo do pesquisador, condição sine qua non para esse tipo de projetação. A noção de futuro nesse tipo de cenário atua como agente de transformação do presente, portanto ele não pode ser antecipado ou previsto. Sendo assim, realizamos uma experiência de design que é particular do nosso método e qualifica a metodologia apresentada. A nossa experiência envolveu a tessitura de narrativas produzidas em três cidades distintas: São Paulo, Nova Iorque e Cidade do México. Em cada uma das cidades, realizamos uma atividade de observação participativa, com registros fotográficos e uma oficina artística com o tema “Cidade utópica”. As fotografias registradas foram fragmentadas e intercambiadas entre as cidades, com o objetivo de favorecer a transculturalidade por meio da dialógica cultural. A partir disso, as narrativas imagéticas produzidas nas oficinas foram interpretadas e transformadas em um processo artístico e também de significação – semântico e sintagmático – que resultou em uma trama sensível. Logo, projetar também é transformar.
id USIN_564cbc51c7eebeda7bc02d013497f2ad
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9445
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-11-24T13:14:29Z2020-11-24T13:14:29Z2020-09-29Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-11-24T13:14:29Z No. of bitstreams: 1 Claudia Palma da Silva_.pdf: 12657731 bytes, checksum: 7246796bfbc2b57d46703dd54af0682d (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-24T13:14:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Palma da Silva_.pdf: 12657731 bytes, checksum: 7246796bfbc2b57d46703dd54af0682d (MD5) Previous issue date: 2020-09-29No limiar entre design, arte e cultura, propomos a projetação por cenários panoramáticos, uma metodologia que promove a transformação da realidade por meio de narrativas imagéticas. Desenvolvemos um percurso teórico-metodológico que envolve a dimensão sensível do design, pelos vieses da estética e da significação. Inferimos, a partir de Adorno (2004), que a arte altera a percepção da realidade, pois é pela experiência estética que é possível superar os limites da racionalidade e negar aquilo que domina a realidade, libertando o homem de um estado de alienação. Desse modo, percorremos um caminho a partir da arte que implica a estética, a ética e a política. Também ressignificamos, à luz do design, os processos de percepção, interpretação e transformação. Nosso percurso projetual é apresentado como um percurso narrativo que envolve a imagem e a imaginação. E, a imagem, neste estudo, é matéria significante de natureza polissêmica e atua na produção de sentido (BARTHES, 2012a). A imagem fotográfica, por sua vez, promove a imaginação ao articular o visível e o dizível em um jogo que faz ver o invisível (RANCIÈRE, 2005). Por essa razão, a imagem fotográfica é o nosso principal insumo projetual. A fotografia, ainda, permite-nos adentrar o inconsciente ótico (BENJAMIN, 2017) da cidade, lócus de imaginação e transformação para o design. O design estratégico é compreendido pela tríade: (a) fazer junto (própria da atividade coletiva); (b) transformação sociocultural (que visa ao bem-estar social); e (c) estratégia (que orienta o percurso projetual). Duas estratégias principais orientam o nosso percurso: a utopia e a transculturalidade. Sendo assim, a estratégia movimenta o processo de projetação em nível metaprojetual, que acontece pelo deslocamento entre os níveis projetuais, o que equivale ao deslocamento entre os níveis de conhecimento metalinguístico. Na projetação por cenários, a (re)montagem e a fragmentação são as principais técnicas que atuam na transformação da realidade; e o fazer-se ver (CANEVACCI, 2011b) é a ação reflexiva do sujeito, o olhar emocionado e interpretativo do pesquisador, condição sine qua non para esse tipo de projetação. A noção de futuro nesse tipo de cenário atua como agente de transformação do presente, portanto ele não pode ser antecipado ou previsto. Sendo assim, realizamos uma experiência de design que é particular do nosso método e qualifica a metodologia apresentada. A nossa experiência envolveu a tessitura de narrativas produzidas em três cidades distintas: São Paulo, Nova Iorque e Cidade do México. Em cada uma das cidades, realizamos uma atividade de observação participativa, com registros fotográficos e uma oficina artística com o tema “Cidade utópica”. As fotografias registradas foram fragmentadas e intercambiadas entre as cidades, com o objetivo de favorecer a transculturalidade por meio da dialógica cultural. A partir disso, as narrativas imagéticas produzidas nas oficinas foram interpretadas e transformadas em um processo artístico e também de significação – semântico e sintagmático – que resultou em uma trama sensível. Logo, projetar também é transformar.At the threshold between design, art, and culture, we propose the projection through panoramatic scenarios, a methodology that promotes the transformation of reality using imagery narratives. We have developed a theoretical-methodological path that involves the sensitive dimension of design, from the perspective of aesthetics and the perspective of meaning. We infer from Adorno (2004) that art alters the perception of reality, as it is through aesthetic experience that it is possible to overcome the limits of rationality and deny what dominates reality, and thus frees man from a state of alienation. Therefore, we follow a track based on art that involves aesthetics, ethics, and politics. We also reframed the processes of perception, interpretation, and transformation in the light of design. Our project course is presented as a narrative course that involves image and imagination. And, the image in this study is a significant matter of a polysemic nature and acts in the production of meaning (BARTHES, 2012). And yet, the photographic image (RANCIÈRE, 2005) promotes imagination because it articulates the visible and the saying in a game that sees the invisible. For this reason, the photographic image is our main design input. And yet, photography allows us to enter the optical unconscious (BENJAMIN, 2017) of the city, locus of imagination, and transformation for design. Strategic design is understood by the triad: (a) doing together (typical of the collective activity), (b) sociocultural transformation (which aims at social well-being), and (c) strategy (which guides the project course). And, two main strategies guide our path: utopia and transculturality. In this way, the strategy moves the projecting process at the metadesign level, which happens through the shift between the project levels, which is equivalent to the displacement among the levels of knowledge; metalinguistic. In scenario, (re)assembly and fragmentation are the main techniques that work in transforming reality. And, making oneself seen (CANEVACCI, 2011) is the subject's reflexive action, the researcher's emotional and interpretive gaze, a sine qua non condition for this type of projection. Furthermore, the notion of the future in this kind of scenario acts as an agent for transforming the present, so it cannot be anticipated or predicted. Thereupon, we carry out a design experience – which is specific for our method – and qualifies the presented methodology. Our experience involved weaving narratives produced in three different cities: São Paulo, New York and Mexico City. In each city, we perform a participatory observation activity, with photographic records and an artistic workshop about the “Utopian city” theme. The registered photographs were fragmented and exchanged between cities, to favor transculturality employing cultural dialogic. From this, the imagery narratives produced in the workshops were read and transformed into an artistic and also meaningful – semantic and syntagmatic – process that resulted in a sensitive scheme. Therefore, design is also transformation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilva, Claudia Palma dahttp://lattes.cnpq.br/3174061609608283http://lattes.cnpq.br/6519799563088833Bentz, Ione Maria GhisleneUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaCenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégicoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialCenários panoramáticosTransformação socioculturalNarrativa imagéticaFotografiaTransculturalidadePanoramatic scenariosSociocultural transformationImagery narrativePhotographyTransculturalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9445info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALClaudia Palma da Silva_.pdfClaudia Palma da Silva_.pdfapplication/pdf12657731http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9445/1/Claudia+Palma+da+Silva_.pdf7246796bfbc2b57d46703dd54af0682dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9445/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/94452020-11-24 10:17:00.018oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-11-24T13:17Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
title Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
spellingShingle Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
Silva, Claudia Palma da
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Cenários panoramáticos
Transformação sociocultural
Narrativa imagética
Fotografia
Transculturalidade
Panoramatic scenarios
Sociocultural transformation
Imagery narrative
Photography
Transculturality
title_short Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
title_full Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
title_fullStr Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
title_full_unstemmed Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
title_sort Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico
author Silva, Claudia Palma da
author_facet Silva, Claudia Palma da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3174061609608283
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6519799563088833
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudia Palma da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
contributor_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Cenários panoramáticos
Transformação sociocultural
Narrativa imagética
Fotografia
Transculturalidade
Panoramatic scenarios
Sociocultural transformation
Imagery narrative
Photography
Transculturality
dc.subject.por.fl_str_mv Cenários panoramáticos
Transformação sociocultural
Narrativa imagética
Fotografia
Transculturalidade
dc.subject.eng.fl_str_mv Panoramatic scenarios
Sociocultural transformation
Imagery narrative
Photography
Transculturality
description No limiar entre design, arte e cultura, propomos a projetação por cenários panoramáticos, uma metodologia que promove a transformação da realidade por meio de narrativas imagéticas. Desenvolvemos um percurso teórico-metodológico que envolve a dimensão sensível do design, pelos vieses da estética e da significação. Inferimos, a partir de Adorno (2004), que a arte altera a percepção da realidade, pois é pela experiência estética que é possível superar os limites da racionalidade e negar aquilo que domina a realidade, libertando o homem de um estado de alienação. Desse modo, percorremos um caminho a partir da arte que implica a estética, a ética e a política. Também ressignificamos, à luz do design, os processos de percepção, interpretação e transformação. Nosso percurso projetual é apresentado como um percurso narrativo que envolve a imagem e a imaginação. E, a imagem, neste estudo, é matéria significante de natureza polissêmica e atua na produção de sentido (BARTHES, 2012a). A imagem fotográfica, por sua vez, promove a imaginação ao articular o visível e o dizível em um jogo que faz ver o invisível (RANCIÈRE, 2005). Por essa razão, a imagem fotográfica é o nosso principal insumo projetual. A fotografia, ainda, permite-nos adentrar o inconsciente ótico (BENJAMIN, 2017) da cidade, lócus de imaginação e transformação para o design. O design estratégico é compreendido pela tríade: (a) fazer junto (própria da atividade coletiva); (b) transformação sociocultural (que visa ao bem-estar social); e (c) estratégia (que orienta o percurso projetual). Duas estratégias principais orientam o nosso percurso: a utopia e a transculturalidade. Sendo assim, a estratégia movimenta o processo de projetação em nível metaprojetual, que acontece pelo deslocamento entre os níveis projetuais, o que equivale ao deslocamento entre os níveis de conhecimento metalinguístico. Na projetação por cenários, a (re)montagem e a fragmentação são as principais técnicas que atuam na transformação da realidade; e o fazer-se ver (CANEVACCI, 2011b) é a ação reflexiva do sujeito, o olhar emocionado e interpretativo do pesquisador, condição sine qua non para esse tipo de projetação. A noção de futuro nesse tipo de cenário atua como agente de transformação do presente, portanto ele não pode ser antecipado ou previsto. Sendo assim, realizamos uma experiência de design que é particular do nosso método e qualifica a metodologia apresentada. A nossa experiência envolveu a tessitura de narrativas produzidas em três cidades distintas: São Paulo, Nova Iorque e Cidade do México. Em cada uma das cidades, realizamos uma atividade de observação participativa, com registros fotográficos e uma oficina artística com o tema “Cidade utópica”. As fotografias registradas foram fragmentadas e intercambiadas entre as cidades, com o objetivo de favorecer a transculturalidade por meio da dialógica cultural. A partir disso, as narrativas imagéticas produzidas nas oficinas foram interpretadas e transformadas em um processo artístico e também de significação – semântico e sintagmático – que resultou em uma trama sensível. Logo, projetar também é transformar.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T13:14:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-24T13:14:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9445
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9445/1/Claudia+Palma+da+Silva_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9445/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7246796bfbc2b57d46703dd54af0682d
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845043851427840