Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Alberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9015
Resumo: Uma boa infraestrutura rodoviárias é de vital importância para o desenvolvimento das nações, porém, a maioria das obras rodoviárias tomam longos prazos para conclusão. Em paralelo, algumas teorias de produção, como o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições possibilitaram a redução do tempo de atravessamento de produtos industrializados. Diante disto, esta pesquisa propõe diretrizes para o planejamento e programação de obras rodoviárias, visando reduzir o tempo de atravessamento de produção, através de um estudo de casos múltiplos das obras de duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul, utilizando dados documentais e entrevistas com os responsáveis pelas obras. O estudo identificou que os prazos para o licenciamento ambiental e as deficiências em projetos são os principais motivos extrínsecos para o atraso das obras da BR-116. Pôde-se concluir que os planos são deficientes, não há uma identificação clara do caminho crítico da obra e o paradigma utilizado maximiza a produtividade dos recursos, de forma isolada. Também foi constatado que não havia uma definição sobre o tamanho dos lotes de trabalho e os indicadores não estimulam a conclusão de segmentos. As diretrizes visando reduzir o tempo de atravessamento das obras rodoviárias compreendem mobilizar a obra somente quando as restrições legais estiverem encaminhadas, permitir a utilização de recursos a taxas inferiores do que a sua capacidade, utilizar Gráficos Espaço x Tempo para a elaboração dos cronogramas de longo prazo, iniciar a terraplenagem pelo local menos denso em serviços iniciais e de terraplenagem, utilizar a menor extensão possível para os lotes de trabalho de cada atividade, utilizar indicadores que promovam a conclusão de segmentos e utilizar a metodologia Last Planner System para efetivar as programações e controle da obra.
id USIN_5b269afd3556c9a7d8e4a151d5261ad1
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9015
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-01-28T16:37:57Z2020-01-28T16:37:57Z2019-08-16Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2020-01-28T16:37:57Z No. of bitstreams: 1 Alberto Wagner_.pdf: 2738883 bytes, checksum: ed84387e5e004b52df876bc92e246fed (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-28T16:37:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alberto Wagner_.pdf: 2738883 bytes, checksum: ed84387e5e004b52df876bc92e246fed (MD5) Previous issue date: 2019-08-16Uma boa infraestrutura rodoviárias é de vital importância para o desenvolvimento das nações, porém, a maioria das obras rodoviárias tomam longos prazos para conclusão. Em paralelo, algumas teorias de produção, como o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições possibilitaram a redução do tempo de atravessamento de produtos industrializados. Diante disto, esta pesquisa propõe diretrizes para o planejamento e programação de obras rodoviárias, visando reduzir o tempo de atravessamento de produção, através de um estudo de casos múltiplos das obras de duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul, utilizando dados documentais e entrevistas com os responsáveis pelas obras. O estudo identificou que os prazos para o licenciamento ambiental e as deficiências em projetos são os principais motivos extrínsecos para o atraso das obras da BR-116. Pôde-se concluir que os planos são deficientes, não há uma identificação clara do caminho crítico da obra e o paradigma utilizado maximiza a produtividade dos recursos, de forma isolada. Também foi constatado que não havia uma definição sobre o tamanho dos lotes de trabalho e os indicadores não estimulam a conclusão de segmentos. As diretrizes visando reduzir o tempo de atravessamento das obras rodoviárias compreendem mobilizar a obra somente quando as restrições legais estiverem encaminhadas, permitir a utilização de recursos a taxas inferiores do que a sua capacidade, utilizar Gráficos Espaço x Tempo para a elaboração dos cronogramas de longo prazo, iniciar a terraplenagem pelo local menos denso em serviços iniciais e de terraplenagem, utilizar a menor extensão possível para os lotes de trabalho de cada atividade, utilizar indicadores que promovam a conclusão de segmentos e utilizar a metodologia Last Planner System para efetivar as programações e controle da obra.Good road infrastructure is vitally important for the development of nations, but most road works take long lead times to complete. In parallel, some production theories, such as the Toyota Production System and the Theory of Constraints enabled the reduction of lead time of industrialized products. Given this, this research proposes guidelines for the planning and programming of road works, aiming to reduce the lead time, through a multiple case study of the BR-116 duplication works in Rio Grande do Sul, using documentary data and interviews with those responsible for the works. The study identified that the deadlines for environmental licensing and the deficiencies in projects are the main extrinsic reasons for the delay of the BR-116 works. It could be concluded that the plans are deficient, there is no clear identification of the critical path of the work and the paradigm used maximizes the productivity of resources in isolation. It was also found that there was no definition of the size of the work lots and the indicators do not promote the completion of segments. The guidelines to reduce the time of road works include mobilizing the work only when legal restrictions are in place, allowing the use of resources at rates lower than their capacity, using Space x Time Charts for the elaboration of long-term schedules, initiate earthmoving from the least dense site for initial and earthmoving services, use the smallest extent possible for the work lots of each activity, use indicators that promote segment completion, and use the Last Planner System methodology for effective scheduling and control the work.NenhumaWagner, Albertohttp://lattes.cnpq.br/6886927851794817http://lattes.cnpq.br/4001849220549909Richter, CristianoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUnisinosBrasilEscola PolitécnicaDiretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de ProduçãoObras RodoviáriasSistema Toyota de ProduçãoTeoria das RestriçõesConstrução EnxutaRoadway ConstructionToyota Production SystemTheory of ConstraintsLean Constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAlberto Wagner_.pdfAlberto Wagner_.pdfapplication/pdf2738883http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9015/1/Alberto+Wagner_.pdfed84387e5e004b52df876bc92e246fedMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9015/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/90152020-01-28 13:39:55.01oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-01-28T16:39:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
title Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
spellingShingle Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
Wagner, Alberto
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Obras Rodoviárias
Sistema Toyota de Produção
Teoria das Restrições
Construção Enxuta
Roadway Construction
Toyota Production System
Theory of Constraints
Lean Construction
title_short Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
title_full Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
title_fullStr Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
title_full_unstemmed Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
title_sort Diretrizes para a redução do tempo de atravessamento em obras rodoviárias: estudo de caso na duplicação da BR-116
author Wagner, Alberto
author_facet Wagner, Alberto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6886927851794817
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4001849220549909
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Richter, Cristiano
contributor_str_mv Richter, Cristiano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
topic ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Obras Rodoviárias
Sistema Toyota de Produção
Teoria das Restrições
Construção Enxuta
Roadway Construction
Toyota Production System
Theory of Constraints
Lean Construction
dc.subject.por.fl_str_mv Obras Rodoviárias
Sistema Toyota de Produção
Teoria das Restrições
Construção Enxuta
dc.subject.eng.fl_str_mv Roadway Construction
Toyota Production System
Theory of Constraints
Lean Construction
description Uma boa infraestrutura rodoviárias é de vital importância para o desenvolvimento das nações, porém, a maioria das obras rodoviárias tomam longos prazos para conclusão. Em paralelo, algumas teorias de produção, como o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições possibilitaram a redução do tempo de atravessamento de produtos industrializados. Diante disto, esta pesquisa propõe diretrizes para o planejamento e programação de obras rodoviárias, visando reduzir o tempo de atravessamento de produção, através de um estudo de casos múltiplos das obras de duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul, utilizando dados documentais e entrevistas com os responsáveis pelas obras. O estudo identificou que os prazos para o licenciamento ambiental e as deficiências em projetos são os principais motivos extrínsecos para o atraso das obras da BR-116. Pôde-se concluir que os planos são deficientes, não há uma identificação clara do caminho crítico da obra e o paradigma utilizado maximiza a produtividade dos recursos, de forma isolada. Também foi constatado que não havia uma definição sobre o tamanho dos lotes de trabalho e os indicadores não estimulam a conclusão de segmentos. As diretrizes visando reduzir o tempo de atravessamento das obras rodoviárias compreendem mobilizar a obra somente quando as restrições legais estiverem encaminhadas, permitir a utilização de recursos a taxas inferiores do que a sua capacidade, utilizar Gráficos Espaço x Tempo para a elaboração dos cronogramas de longo prazo, iniciar a terraplenagem pelo local menos denso em serviços iniciais e de terraplenagem, utilizar a menor extensão possível para os lotes de trabalho de cada atividade, utilizar indicadores que promovam a conclusão de segmentos e utilizar a metodologia Last Planner System para efetivar as programações e controle da obra.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-28T16:37:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-28T16:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9015
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9015/1/Alberto+Wagner_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9015/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed84387e5e004b52df876bc92e246fed
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845037285244928