A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doce
id USIN_5cfa856fb60286ebbc952b787e21607e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2009
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:07:57Z2015-03-04T20:07:57Z2010-06-17Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 17O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doceThis study aimed to answer the question How the teacher as a subject constitutes (her)himself as a teacher. To understand the problem, aspects of training and teacher knowledge were studied based mainly on Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta and Garcia. The central axis of the work revolved around the identity and the teacher professional identity that were based on theoretical studies of Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar and Arroyo. The field study was conducted with teachers in primary grades with the use of written narratives in which they were provoked, through images, to write. To help in understanding the problem the following questions were proposed: Who is the teacher who teaches in the primary grades? What is his/her professional identity? How did he/she become the professional he/she is? What are the impacts of the training of this professional in his/her practice and in building his/her identity? The analysis pointed to the importance of experiential knowledge in the formation of teacher identity.NenhumaSpengler, Míriam Raquel Nilson Backeshttp://lattes.cnpq.br/4071548346694133http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA constituição da identidade profissional docente: formação e saberesCiências Humanasformação docentenarrativasidentidade profissional docentenarrativesteacher trainingprofessional identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMiriamSpenglerEducacao.pdfMiriamSpenglerEducacao.pdfapplication/pdf597524http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2009/1/MiriamSpenglerEducacao.pdf367ceb45213d9be854d9b478be899feaMD51UNISINOS/20092015-03-10 09:07:12.318oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T12:07:12Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
title A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
spellingShingle A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes
Ciências Humanas
formação docente
narrativas
identidade profissional docente
narratives
teacher training
professional identity
title_short A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
title_full A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
title_fullStr A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
title_full_unstemmed A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
title_sort A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
author Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes
author_facet Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4071548346694133
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação docente
narrativas
identidade profissional docente
narratives
teacher training
professional identity
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
narrativas
identidade profissional docente
dc.subject.eng.fl_str_mv narratives
teacher training
professional identity
description O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doce
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:07:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2009/1/MiriamSpenglerEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 367ceb45213d9be854d9b478be899fea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941492584448