A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doce |
id |
USIN_5cfa856fb60286ebbc952b787e21607e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2009 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:07:57Z2015-03-04T20:07:57Z2010-06-17Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 17O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doceThis study aimed to answer the question How the teacher as a subject constitutes (her)himself as a teacher. To understand the problem, aspects of training and teacher knowledge were studied based mainly on Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta and Garcia. The central axis of the work revolved around the identity and the teacher professional identity that were based on theoretical studies of Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar and Arroyo. The field study was conducted with teachers in primary grades with the use of written narratives in which they were provoked, through images, to write. To help in understanding the problem the following questions were proposed: Who is the teacher who teaches in the primary grades? What is his/her professional identity? How did he/she become the professional he/she is? What are the impacts of the training of this professional in his/her practice and in building his/her identity? The analysis pointed to the importance of experiential knowledge in the formation of teacher identity.NenhumaSpengler, Míriam Raquel Nilson Backeshttp://lattes.cnpq.br/4071548346694133http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA constituição da identidade profissional docente: formação e saberesCiências Humanasformação docentenarrativasidentidade profissional docentenarrativesteacher trainingprofessional identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMiriamSpenglerEducacao.pdfMiriamSpenglerEducacao.pdfapplication/pdf597524http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2009/1/MiriamSpenglerEducacao.pdf367ceb45213d9be854d9b478be899feaMD51UNISINOS/20092015-03-10 09:07:12.318oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T12:07:12Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
title |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
spellingShingle |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes Ciências Humanas formação docente narrativas identidade profissional docente narratives teacher training professional identity |
title_short |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
title_full |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
title_fullStr |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
title_full_unstemmed |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
title_sort |
A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes |
author |
Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes |
author_facet |
Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4071548346694133 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas formação docente narrativas identidade profissional docente narratives teacher training professional identity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente narrativas identidade profissional docente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
narratives teacher training professional identity |
description |
O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doce |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2009/1/MiriamSpenglerEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
367ceb45213d9be854d9b478be899fea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941492584448 |