A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/770 |
Resumo: | A formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se inte- ressam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena refle- xão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusi- va. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que ar- ticula com os dados encontrados em dois estudos em- píricos recentes. |
id |
RCAP_61561a16caa0fdde84fcf9dba72dd8f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/770 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações.FormaçãoProfessoresSaberesEducação inclusivaDiferenciaçãoTrainingTeachersKnowledgeInclusive educationDifferentiationA formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se inte- ressam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena refle- xão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusi- va. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que ar- ticula com os dados encontrados em dois estudos em- píricos recentes.The training of teachers and inclusive education are issues that are interconnected and should continue to deserve the attention of all who are interested in edu- cational problems. This article thus seeks to do a little reflection on the issues in question and contribute to better training and building an inclusive school. Tries to find some facts and outline some solutions from a literature re- view that articulates with the data found into recent empirical studies.2014-06-11T11:27:23Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/770porLopes, Maria Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:01ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
title |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
spellingShingle |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. Lopes, Maria Celeste Formação Professores Saberes Educação inclusiva Diferenciação Training Teachers Knowledge Inclusive education Differentiation |
title_short |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
title_full |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
title_fullStr |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
title_full_unstemmed |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
title_sort |
A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. |
author |
Lopes, Maria Celeste |
author_facet |
Lopes, Maria Celeste |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Celeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professores Saberes Educação inclusiva Diferenciação Training Teachers Knowledge Inclusive education Differentiation |
topic |
Formação Professores Saberes Educação inclusiva Diferenciação Training Teachers Knowledge Inclusive education Differentiation |
description |
A formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se inte- ressam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena refle- xão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusi- va. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que ar- ticula com os dados encontrados em dois estudos em- píricos recentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-11T11:27:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/770 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302547689635840 |