Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marcela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7435
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para a elaboração de estratégias de inovação organizacional para que os pequenos negócios atendam o mercado da base da pirâmide socioeconômica (BoP) do Rio Grande do Sul. O mesmo se apoiou em lacunas acadêmicas relacionadas à necessidade de avanços nas pesquisas sobre inovação organizacional executadas por pequenos negócios, a necessidade de compreender as dinâmicas de inovação em empresas que fornecem produtos para a base da pirâmide (a camada econômica mais vulnerável da sociedade) e investigar como a inovação organizacional pode aumentar a capacidade de inovação e desenvolvimento de produtos nos pequenos negócios. Considerou ainda, a importância social e econômica dos pequenos negócios para o desenvolvimento regional e do país, uma vez que respondem por parte significativa da sua economia. O framework teórico apresenta dados relacionados a inovação; mercado emergente potencial: a base da pirâmide; e inovação organizacional e pequenos negócios. Como método de pesquisa foi adotado o estudo de caso múltiplo, com caráter exploratório e descritivo e abordagem qualitativa, aplicado em 25 pequenos negócios atuantes no agronegócio, ramo alimentício e localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados sinalizam que existe uma fragilidade no que tange ao desenvolvimento de produtos específicos ao atendimento das classes sociais menos favorecidas por parte dos pequenos negócios e reforçam a potencialidade de mercado em ambientes de restrição financeira e cultural, no entanto falta direcionamento para a definição de estratégias eficazes. Além disso, torna-se evidente que os pequenos negócios podem corroborar com o desenvolvimento econômico e social da base da pirâmide através do fornecimento de produtos que atendam as suas necessidades e também gerando emprego e renda para a população situada na BoP. Para tanto, um conjunto de diretrizes foram organizadas com base nos constructos retirados do framework teórico: configuração organizacional; desenvolvimento de produto; estratégias de marketing e vendas; e cadeia de suprimento, abastecimento e sustentabilidade. Tais diretrizes visam direcionar o desenvolvimento das estratégias efetivas de inovação organizacional para que os pequenos negócios atuem na BoP, facilitando a tomada de decisão e tornando-os mais competitivos e lucrativos neste nicho de mercado.
id USIN_63ebcfa05c435d0f8b1fe7f642f13cba
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7435
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2018-11-30T10:38:25Z2018-11-30T10:38:25Z2018-07-23Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-11-30T10:38:25Z No. of bitstreams: 1 Marcela Soares_.pdf: 783025 bytes, checksum: 92848a38504155400c592cbaf91613a8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-30T10:38:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcela Soares_.pdf: 783025 bytes, checksum: 92848a38504155400c592cbaf91613a8 (MD5) Previous issue date: 2018-07-23Este trabalho tem por objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para a elaboração de estratégias de inovação organizacional para que os pequenos negócios atendam o mercado da base da pirâmide socioeconômica (BoP) do Rio Grande do Sul. O mesmo se apoiou em lacunas acadêmicas relacionadas à necessidade de avanços nas pesquisas sobre inovação organizacional executadas por pequenos negócios, a necessidade de compreender as dinâmicas de inovação em empresas que fornecem produtos para a base da pirâmide (a camada econômica mais vulnerável da sociedade) e investigar como a inovação organizacional pode aumentar a capacidade de inovação e desenvolvimento de produtos nos pequenos negócios. Considerou ainda, a importância social e econômica dos pequenos negócios para o desenvolvimento regional e do país, uma vez que respondem por parte significativa da sua economia. O framework teórico apresenta dados relacionados a inovação; mercado emergente potencial: a base da pirâmide; e inovação organizacional e pequenos negócios. Como método de pesquisa foi adotado o estudo de caso múltiplo, com caráter exploratório e descritivo e abordagem qualitativa, aplicado em 25 pequenos negócios atuantes no agronegócio, ramo alimentício e localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados sinalizam que existe uma fragilidade no que tange ao desenvolvimento de produtos específicos ao atendimento das classes sociais menos favorecidas por parte dos pequenos negócios e reforçam a potencialidade de mercado em ambientes de restrição financeira e cultural, no entanto falta direcionamento para a definição de estratégias eficazes. Além disso, torna-se evidente que os pequenos negócios podem corroborar com o desenvolvimento econômico e social da base da pirâmide através do fornecimento de produtos que atendam as suas necessidades e também gerando emprego e renda para a população situada na BoP. Para tanto, um conjunto de diretrizes foram organizadas com base nos constructos retirados do framework teórico: configuração organizacional; desenvolvimento de produto; estratégias de marketing e vendas; e cadeia de suprimento, abastecimento e sustentabilidade. Tais diretrizes visam direcionar o desenvolvimento das estratégias efetivas de inovação organizacional para que os pequenos negócios atuem na BoP, facilitando a tomada de decisão e tornando-os mais competitivos e lucrativos neste nicho de mercado.This paper aims at proposing a set of guidelines for the elaboration of strategies of organizational innovation so that the small businesses attend the market of the base of the socioeconomic pyramid (BoP) of Rio Grande do Sul. The same was based on academic gaps related to The need for advances in research on organizational innovation run by small businesses, the need to understand the dynamics of innovation in companies that provide products to the base of the global economic pyramid, considering that this is the most vulnerable economic layer of society and investigate how innovation can increase the capacity for innovation and product development in small businesses. It has also considered the social and economic importance of small businesses for regional and country development, since they account for a significant part of their economy. The theoretical framework presents data related to innovation; potential emerging market: the base of the pyramid; and organizational innovation and small business. As a research method, a multiple case study with exploratory and descriptive character and a qualitative approach was adopted, applied in 25 small agribusiness businesses, food sector and located in the State of Rio Grande do Sul. The main results indicate that there is a fragility in relation to the development of specific products to serve less favored social classes by small businesses and reinforce market potential in financial and cultural constraints, but there is a lack of guidance in the definition of effective strategies. In addition, it becomes evident that small businesses can corroborate with the economic and social development of the base of the pyramid through the supply of products that meet their needs and also generate employment and income for the population located in the BoP. For this, a set of guidelines were organized based on the constructs taken from the theoretical framework: organizational configuration; product development; marketing and sales strategies; and supply chain, supply and sustainability. These guidelines aim to direct the development of effective organizational innovation strategies for small businesses to act in BoP, making decision making easier and making them more competitive and profitable in this market niche.NenhumaSoares, Marcelahttp://lattes.cnpq.br/5720591165403970http://lattes.cnpq.br/2943895512034908Borchardt, MiriamUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUnisinosBrasilEscola PolitécnicaInovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RSACCNPQ::Engenharias::Engenharia de ProduçãoInovação organizacionalMercados emergentesBase da pirâmidePequenos negóciosOrganizational innovationEmerging marketsBase of the pyramidSmall businessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7435info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarcela Soares_.pdfMarcela Soares_.pdfapplication/pdf783025http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7435/1/Marcela+Soares_.pdf92848a38504155400c592cbaf91613a8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7435/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/74352018-11-30 08:40:35.652oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-11-30T10:40:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
title Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
spellingShingle Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
Soares, Marcela
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Inovação organizacional
Mercados emergentes
Base da pirâmide
Pequenos negócios
Organizational innovation
Emerging markets
Base of the pyramid
Small business
title_short Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
title_full Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
title_fullStr Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
title_full_unstemmed Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
title_sort Inovação organizacional: um estudo de caso em pequenos negócios que atuam em mercados emergentes no RS
author Soares, Marcela
author_facet Soares, Marcela
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720591165403970
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2943895512034908
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marcela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borchardt, Miriam
contributor_str_mv Borchardt, Miriam
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
topic ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Inovação organizacional
Mercados emergentes
Base da pirâmide
Pequenos negócios
Organizational innovation
Emerging markets
Base of the pyramid
Small business
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação organizacional
Mercados emergentes
Base da pirâmide
Pequenos negócios
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational innovation
Emerging markets
Base of the pyramid
Small business
description Este trabalho tem por objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para a elaboração de estratégias de inovação organizacional para que os pequenos negócios atendam o mercado da base da pirâmide socioeconômica (BoP) do Rio Grande do Sul. O mesmo se apoiou em lacunas acadêmicas relacionadas à necessidade de avanços nas pesquisas sobre inovação organizacional executadas por pequenos negócios, a necessidade de compreender as dinâmicas de inovação em empresas que fornecem produtos para a base da pirâmide (a camada econômica mais vulnerável da sociedade) e investigar como a inovação organizacional pode aumentar a capacidade de inovação e desenvolvimento de produtos nos pequenos negócios. Considerou ainda, a importância social e econômica dos pequenos negócios para o desenvolvimento regional e do país, uma vez que respondem por parte significativa da sua economia. O framework teórico apresenta dados relacionados a inovação; mercado emergente potencial: a base da pirâmide; e inovação organizacional e pequenos negócios. Como método de pesquisa foi adotado o estudo de caso múltiplo, com caráter exploratório e descritivo e abordagem qualitativa, aplicado em 25 pequenos negócios atuantes no agronegócio, ramo alimentício e localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados sinalizam que existe uma fragilidade no que tange ao desenvolvimento de produtos específicos ao atendimento das classes sociais menos favorecidas por parte dos pequenos negócios e reforçam a potencialidade de mercado em ambientes de restrição financeira e cultural, no entanto falta direcionamento para a definição de estratégias eficazes. Além disso, torna-se evidente que os pequenos negócios podem corroborar com o desenvolvimento econômico e social da base da pirâmide através do fornecimento de produtos que atendam as suas necessidades e também gerando emprego e renda para a população situada na BoP. Para tanto, um conjunto de diretrizes foram organizadas com base nos constructos retirados do framework teórico: configuração organizacional; desenvolvimento de produto; estratégias de marketing e vendas; e cadeia de suprimento, abastecimento e sustentabilidade. Tais diretrizes visam direcionar o desenvolvimento das estratégias efetivas de inovação organizacional para que os pequenos negócios atuem na BoP, facilitando a tomada de decisão e tornando-os mais competitivos e lucrativos neste nicho de mercado.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-30T10:38:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-30T10:38:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7435
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7435/1/Marcela+Soares_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7435/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92848a38504155400c592cbaf91613a8
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845014990422016