A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karine dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1921
Resumo: O presente estudo problematiza a relação que professores de classes de Educação de Jovens e Adultos estabelecem com o saber e com o ofício docente. Tem como pressuposto que os saberes, as relações e os sentidos que os sujeitos-professores constroem e transformam ao longo de suas histórias de vida estão intrinsecamente relacionados com saberes, relações e sentidos que esses sujeitos-professores constroem sobre seu ofício docente. A pesquisa está fundamentada nos estudos desenvolvidos por Charlot (2000) sobre a noção de relação com o saber e teve por objetivos: identificar, na história pessoal e escolar, elementos constituidores da opção pela docência de professores de EJA; examinar a influência dos dados da história pessoal e escolar na relação que os professores estabelecem com o saber; problematizar a relação que professores de classes de EJA estabelecem com o saber e com o ofício docente e examinar a relação que os professores de classes de EJA estabelecem com o saber pedagógico. Metodologicamente trabalhou
id USIN_64b5add3e4a8d042665634f9319fc147
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1921
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-07Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 7O presente estudo problematiza a relação que professores de classes de Educação de Jovens e Adultos estabelecem com o saber e com o ofício docente. Tem como pressuposto que os saberes, as relações e os sentidos que os sujeitos-professores constroem e transformam ao longo de suas histórias de vida estão intrinsecamente relacionados com saberes, relações e sentidos que esses sujeitos-professores constroem sobre seu ofício docente. A pesquisa está fundamentada nos estudos desenvolvidos por Charlot (2000) sobre a noção de relação com o saber e teve por objetivos: identificar, na história pessoal e escolar, elementos constituidores da opção pela docência de professores de EJA; examinar a influência dos dados da história pessoal e escolar na relação que os professores estabelecem com o saber; problematizar a relação que professores de classes de EJA estabelecem com o saber e com o ofício docente e examinar a relação que os professores de classes de EJA estabelecem com o saber pedagógico. Metodologicamente trabalhouThe present master thesis examines the relationship that Adult and Youth Education establish with the knowledge and their profession. It is based on the premise that knowledges, the relationships and the meanings teachers build and transform throughout their lives are intrinsically related with knowledges, relationships and meanings that those teachers construct about their occupation. The research is based on the studies developed by Charlot (2000) about the notion of the relationship with the knowledge and has as its main objectives: identify in the personal and school history, constitutive elements of teacher’s option in the filed of adult and young education; examine the influence that personal and school history data have in the relationship that teachers establish with the knowledge and with their profession, and finally examines the relationship that adult and young education teachers establish with the pedagogic knowledge. From the methodological perspective, this work utilizes Baquero´s proposal ofCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSantos, Karine doshttp://lattes.cnpq.br/9458633547209344http://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São LeopoldoCiências Humanasadultoformaçãojovemsaberprofessorformative researchrelationship with knowledgeteacher knowledgesteacher’s formationadult and youth educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1921info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALformacao do sujeito.pdfformacao do sujeito.pdfapplication/pdf617650http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1921/1/formacao+do+sujeito.pdfad647387d215602814f7b0cbb85b9942MD51UNISINOS/19212015-03-09 15:24:03.353oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:24:03Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
title A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
spellingShingle A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
Santos, Karine dos
Ciências Humanas
adulto
formação
jovem
saber
professor
formative research
relationship with knowledge
teacher knowledges
teacher’s formation
adult and youth education
title_short A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
title_full A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
title_fullStr A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
title_full_unstemmed A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
title_sort A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo
author Santos, Karine dos
author_facet Santos, Karine dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9458633547209344
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8091622641907777
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karine dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
contributor_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
adulto
formação
jovem
saber
professor
formative research
relationship with knowledge
teacher knowledges
teacher’s formation
adult and youth education
dc.subject.por.fl_str_mv adulto
formação
jovem
saber
professor
dc.subject.eng.fl_str_mv formative research
relationship with knowledge
teacher knowledges
teacher’s formation
adult and youth education
description O presente estudo problematiza a relação que professores de classes de Educação de Jovens e Adultos estabelecem com o saber e com o ofício docente. Tem como pressuposto que os saberes, as relações e os sentidos que os sujeitos-professores constroem e transformam ao longo de suas histórias de vida estão intrinsecamente relacionados com saberes, relações e sentidos que esses sujeitos-professores constroem sobre seu ofício docente. A pesquisa está fundamentada nos estudos desenvolvidos por Charlot (2000) sobre a noção de relação com o saber e teve por objetivos: identificar, na história pessoal e escolar, elementos constituidores da opção pela docência de professores de EJA; examinar a influência dos dados da história pessoal e escolar na relação que os professores estabelecem com o saber; problematizar a relação que professores de classes de EJA estabelecem com o saber e com o ofício docente e examinar a relação que os professores de classes de EJA estabelecem com o saber pedagógico. Metodologicamente trabalhou
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1921
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1921/1/formacao+do+sujeito.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad647387d215602814f7b0cbb85b9942
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941316423680