Os reflexos das ações de marketing no comportamento de consumo de classes populares no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8649 |
Resumo: | A importância do estudo do comportamento do consumidor da base da pirâmide social vem crescendo nas últimas décadas com o aumento da população com recursos excedentes no mundo. Para que se possa atuar e obter sucesso no mercado mundial, torna-se relevante compreender mais sobre as lógicas e significados atribuídos ao consumo por essas pessoas, bem como a influência do marketing nessa percepção. Com o intuito de ampliar o conhecimento nessa esfera, o presente estudo buscou identificar os comportamentos de consumo de classes populares que refletem a influência de ações de marketing. Os resultados foram analisados sob o recorte dos diferentes níveis de capital cultural de Bourdieu e comparados a uma pesquisa realizada sobre o assunto na Índia. As evidências demonstraram os significados atribuídos a marcas, a influência do endosso de celebridades, a suscetibilidade a promoções, os problemas e riscos na priorização de gastos e a evidência da dominação na apropriação dos significados do consumo. |
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2019-07-12T16:06:02Z2019-07-12T16:06:02Z2018-08-23Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-07-12T16:06:02Z No. of bitstreams: 1 Bibiana do Lago Warth_.pdf: 490571 bytes, checksum: f6778471c0f5df03d0768443a60230a5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-12T16:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bibiana do Lago Warth_.pdf: 490571 bytes, checksum: f6778471c0f5df03d0768443a60230a5 (MD5) Previous issue date: 2018-08-23A importância do estudo do comportamento do consumidor da base da pirâmide social vem crescendo nas últimas décadas com o aumento da população com recursos excedentes no mundo. Para que se possa atuar e obter sucesso no mercado mundial, torna-se relevante compreender mais sobre as lógicas e significados atribuídos ao consumo por essas pessoas, bem como a influência do marketing nessa percepção. Com o intuito de ampliar o conhecimento nessa esfera, o presente estudo buscou identificar os comportamentos de consumo de classes populares que refletem a influência de ações de marketing. Os resultados foram analisados sob o recorte dos diferentes níveis de capital cultural de Bourdieu e comparados a uma pesquisa realizada sobre o assunto na Índia. As evidências demonstraram os significados atribuídos a marcas, a influência do endosso de celebridades, a suscetibilidade a promoções, os problemas e riscos na priorização de gastos e a evidência da dominação na apropriação dos significados do consumo.The importance of studying the consumer behaviour at the bottom of the pyramid has increased in the past decades because of the growth of the population with surplus resources in the world. In order to be able to do business and achieve success, it is relevant to know more about the logics and meanings of consumption for these people, and the influence of marketing in their perception. With the objective of enlarge the knowledge about this subject, the following study sought to identify the consumer practices of the bottom of the pyramid that reflect the influence of the marketing actions. The results were analyzed through the view of the different levels of Bourdieu’s cultural capital and compared to another research made in India about this subject. The evidences showed the meanings associated with brands, the influence of celebrity endorsement, the susceptibility to sales, the problems and risks in the prioritization of expenses and the existence of domination in the way they appropriate the meanings of consumption.NenhumaWarth, Bibiana do Lagohttp://lattes.cnpq.br/8037563757294769http://lattes.cnpq.br/9456408287543544Fonseca, Marcelo JacquesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosOs reflexos das ações de marketing no comportamento de consumo de classes populares no BrasilACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoComportamento do consumidorBase da pirâmideMarketingConsumer behaviourBottom of pyramidMarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8649info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALBibiana do Lago Warth_.pdfBibiana do Lago Warth_.pdfapplication/pdf490571http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8649/1/Bibiana+do+Lago+Warth_.pdff6778471c0f5df03d0768443a60230a5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8649/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/86492019-07-12 13:09:45.498oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-07-12T16:09:45Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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