O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lílian Laurência
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10273
Resumo: O objetivo desta tese é analisar a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade do vendedor, sob o efeito moderador da distância social. Os estudos foram feitos à luz da Teoria da Venda Adaptativa, abrangendo as áreas de marketing (venda pessoal) e da Teoria dos Níveis de Interpretação e Distância Psicológica – Construal Level Theory – CLT, compreendendo a psicologia social. Nesse sentido, esta análise torna-se relevante ao averiguar, do ponto de vista epistemológico, como os vendedores preparam o estilo de comunicação, a fim de se adaptarem ao cliente. Para isso, foi realizada uma Revisão de Literatura e uma Survey on line, com a participação de 297 vendedores do varejo, a fim de averiguar o fenômeno. As hipóteses apontam que o estilo de comunicação orientado para a tarefa e para auto orientação afetam positivamente a adaptabilidade de venda. Mas, o estilo de comunicação orientado para a interação afeta negativamente a adaptabilidade de venda. Tem-se que a criatividade influencia positivamente a adaptabilidade do vendedor e que existe o efeito moderador entre o estilo de comunicação (orientação para tarefa, auto orientação e interação) e a adaptabilidade de venda, a partir da distância social da díade vendedor-cliente. Após os testes realizados notou-se que todas as hipóteses foram confirmadas. Os principais achados residem no fato de que a distância social modera a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade de venda aumentando ou reduzindo a adaptabilidade do vendedor. Quanto às contribuições acadêmicas desta averiguação, observa-se um alargamento do entendimento da Teoria da Venda Adaptativa, analisada a partir do efeito moderador da distância social, ampliando o conhecimento científico das teorias utilizadas nesta tese. Por fim, quanto à relevância gerencial desta pesquisa, considera-se que este estudo oferece implicações práticas para os gerentes da área de venda, no que tange à venda pessoal. Pondera-se que os resultados gerados nesta análise podem ser usados pelas empresas no sentido de adaptarem a imagem do vendedor, por meio do estilo de comunicação, a fim de potencializar as relações mercadológicas, a partir da compreensão da distância social. Isso possibilita aos gerentes comerciais reunirem informações do perfil da clientela, no que tange à adaptabilidade, e, criarem treinamentos otimizados, orientando os vendedores de maneira consultiva e personalizada, a fim de alavancar as vendas no mercado.
id USIN_73a34722c294adaab13ec9d09aa39822
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10273
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-10-06T12:13:25Z2021-10-06T12:13:25Z2021-08-09Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-10-06T12:13:25Z No. of bitstreams: 1 Lílian Laurência Leite_.pdf: 6229112 bytes, checksum: a46ffbc628e60848045ef6882c52d658 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-06T12:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lílian Laurência Leite_.pdf: 6229112 bytes, checksum: a46ffbc628e60848045ef6882c52d658 (MD5) Previous issue date: 2021-08-09O objetivo desta tese é analisar a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade do vendedor, sob o efeito moderador da distância social. Os estudos foram feitos à luz da Teoria da Venda Adaptativa, abrangendo as áreas de marketing (venda pessoal) e da Teoria dos Níveis de Interpretação e Distância Psicológica – Construal Level Theory – CLT, compreendendo a psicologia social. Nesse sentido, esta análise torna-se relevante ao averiguar, do ponto de vista epistemológico, como os vendedores preparam o estilo de comunicação, a fim de se adaptarem ao cliente. Para isso, foi realizada uma Revisão de Literatura e uma Survey on line, com a participação de 297 vendedores do varejo, a fim de averiguar o fenômeno. As hipóteses apontam que o estilo de comunicação orientado para a tarefa e para auto orientação afetam positivamente a adaptabilidade de venda. Mas, o estilo de comunicação orientado para a interação afeta negativamente a adaptabilidade de venda. Tem-se que a criatividade influencia positivamente a adaptabilidade do vendedor e que existe o efeito moderador entre o estilo de comunicação (orientação para tarefa, auto orientação e interação) e a adaptabilidade de venda, a partir da distância social da díade vendedor-cliente. Após os testes realizados notou-se que todas as hipóteses foram confirmadas. Os principais achados residem no fato de que a distância social modera a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade de venda aumentando ou reduzindo a adaptabilidade do vendedor. Quanto às contribuições acadêmicas desta averiguação, observa-se um alargamento do entendimento da Teoria da Venda Adaptativa, analisada a partir do efeito moderador da distância social, ampliando o conhecimento científico das teorias utilizadas nesta tese. Por fim, quanto à relevância gerencial desta pesquisa, considera-se que este estudo oferece implicações práticas para os gerentes da área de venda, no que tange à venda pessoal. Pondera-se que os resultados gerados nesta análise podem ser usados pelas empresas no sentido de adaptarem a imagem do vendedor, por meio do estilo de comunicação, a fim de potencializar as relações mercadológicas, a partir da compreensão da distância social. Isso possibilita aos gerentes comerciais reunirem informações do perfil da clientela, no que tange à adaptabilidade, e, criarem treinamentos otimizados, orientando os vendedores de maneira consultiva e personalizada, a fim de alavancar as vendas no mercado.The purpose of this thesis, in the first instance, is to discuss the relationship between communication style and sales adaptability. In addition, it is expected to analyze the moderating effect of social distance between communication style and selling adaptability. The studies were conducted from the perspective of the Theory of Interpretation Levels and Psychological Distance and the Selling Adaptability Theory – CLT, covering the areas of marketing (personal selling) and social psychology. In this sense, this analysis becomes relevant by investigating, from an epistemological point of view, how salespeople prepare their communication style in order to adapt to the customer. It is also intended to understand how social distance moderates the relationship between the salesperson's communication style and sales adaptability. To this end, a literature review and an online survey were carried out, with the participation of 297 retail salespeople, in order to investigate this phenomenon. The hypotheses point out that task-oriented and self-oriented communication style affect positively sales adaptability. But, interaction-oriented communication style affects negatively adaptability. Creativity surely influences positively the selling adaptability and there is the moderating effect between communication style and selling adaptability from the social distance of the seller-customer dyad. In this sense, the academic contributions of this inquiry serve to broaden the understanding of Adaptive Selling Theory, as well as to analyze the moderating effect of social distance, expanding the scientific knowledge of the theories used in this analysis, and, in this sense, all hypotheses were confirmed. Finally, regarding the managerial relevance of this research, it is considered that this study offers practical implications for managers in the sales area, regarding personal selling. It is considered that the results generated in this research can be used by companies to adapt the image of the salesperson, through the communication style, in order to enhance marketing relationships, based on social interaction. This enables commercial managers to gather information on the customer profile and create optimized training sessions, guiding the salespeople in a consultative and personalized manner, in order to increase sales in the market.NenhumaLeite, Lílian Laurênciahttp://lattes.cnpq.br/7613304363707161http://lattes.cnpq.br/9003489318938913Ladeira, Wagner JuniorUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância socialACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoAdaptabilidade de vendaDistância socialEstilo de comunicaçãoCriatividadeSales adaptabilitySocial distanceCommunication styleCreativityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10273info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10273/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALLílian Laurência Leite_.pdfLílian Laurência Leite_.pdfapplication/pdf6152173http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10273/3/L%C3%ADlian+Laur%C3%AAncia+Leite_.pdfa78fd394a37ca40e3aa1009ebfa7ce4cMD53UNISINOS/102732021-12-15 16:04:50.503oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-12-15T19:04:50Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
title O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
spellingShingle O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
Leite, Lílian Laurência
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Adaptabilidade de venda
Distância social
Estilo de comunicação
Criatividade
Sales adaptability
Social distance
Communication style
Creativity
title_short O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
title_full O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
title_fullStr O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
title_full_unstemmed O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
title_sort O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social
author Leite, Lílian Laurência
author_facet Leite, Lílian Laurência
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7613304363707161
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9003489318938913
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lílian Laurência
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Wagner Junior
contributor_str_mv Ladeira, Wagner Junior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Adaptabilidade de venda
Distância social
Estilo de comunicação
Criatividade
Sales adaptability
Social distance
Communication style
Creativity
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade de venda
Distância social
Estilo de comunicação
Criatividade
dc.subject.eng.fl_str_mv Sales adaptability
Social distance
Communication style
Creativity
description O objetivo desta tese é analisar a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade do vendedor, sob o efeito moderador da distância social. Os estudos foram feitos à luz da Teoria da Venda Adaptativa, abrangendo as áreas de marketing (venda pessoal) e da Teoria dos Níveis de Interpretação e Distância Psicológica – Construal Level Theory – CLT, compreendendo a psicologia social. Nesse sentido, esta análise torna-se relevante ao averiguar, do ponto de vista epistemológico, como os vendedores preparam o estilo de comunicação, a fim de se adaptarem ao cliente. Para isso, foi realizada uma Revisão de Literatura e uma Survey on line, com a participação de 297 vendedores do varejo, a fim de averiguar o fenômeno. As hipóteses apontam que o estilo de comunicação orientado para a tarefa e para auto orientação afetam positivamente a adaptabilidade de venda. Mas, o estilo de comunicação orientado para a interação afeta negativamente a adaptabilidade de venda. Tem-se que a criatividade influencia positivamente a adaptabilidade do vendedor e que existe o efeito moderador entre o estilo de comunicação (orientação para tarefa, auto orientação e interação) e a adaptabilidade de venda, a partir da distância social da díade vendedor-cliente. Após os testes realizados notou-se que todas as hipóteses foram confirmadas. Os principais achados residem no fato de que a distância social modera a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade de venda aumentando ou reduzindo a adaptabilidade do vendedor. Quanto às contribuições acadêmicas desta averiguação, observa-se um alargamento do entendimento da Teoria da Venda Adaptativa, analisada a partir do efeito moderador da distância social, ampliando o conhecimento científico das teorias utilizadas nesta tese. Por fim, quanto à relevância gerencial desta pesquisa, considera-se que este estudo oferece implicações práticas para os gerentes da área de venda, no que tange à venda pessoal. Pondera-se que os resultados gerados nesta análise podem ser usados pelas empresas no sentido de adaptarem a imagem do vendedor, por meio do estilo de comunicação, a fim de potencializar as relações mercadológicas, a partir da compreensão da distância social. Isso possibilita aos gerentes comerciais reunirem informações do perfil da clientela, no que tange à adaptabilidade, e, criarem treinamentos otimizados, orientando os vendedores de maneira consultiva e personalizada, a fim de alavancar as vendas no mercado.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T12:13:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-06T12:13:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10273
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10273/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10273/3/L%C3%ADlian+Laur%C3%AAncia+Leite_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
a78fd394a37ca40e3aa1009ebfa7ce4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845055895371776