Implicações do estudo de mestrado na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandeski, Adnilra Selma Moreira da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1902
Resumo: Este trabalho tem como foco investigar as implicações do estudo de mestrado na prática docente de professores de ensino médio e profissionalizante. A pesquisa se justifica na medida em que a realização do curso de mestrado tem o sentido de possibilitar ao professor uma melhor capacitação profissional e uma visão de conhecimento que possibilite o incentivo à pesquisa em sala de aula, tendo em vista que os professores têm uma contribuição crucial para preparar os jovens, não só para encarar o futuro com confiança, mas para construí-lo de maneira determinada e responsável. A pesquisa teve como sustentação teorias que tratam da formação de professor, saberes docentes, desenvolvimento profissional e identidade profissional. Os autores bases são: Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Maria Izabel da Cunha, entre outros. Para atingir o objetivo da investigação, foram entrevistados quatro professores de uma escola técnica federal que realizaram estudo de mestrado no perío
id USIN_79ee130f13bcd6b46a8feeb170a417f8
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1902
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:59:48Z2015-03-04T19:59:48Z2006-11-06Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6Este trabalho tem como foco investigar as implicações do estudo de mestrado na prática docente de professores de ensino médio e profissionalizante. A pesquisa se justifica na medida em que a realização do curso de mestrado tem o sentido de possibilitar ao professor uma melhor capacitação profissional e uma visão de conhecimento que possibilite o incentivo à pesquisa em sala de aula, tendo em vista que os professores têm uma contribuição crucial para preparar os jovens, não só para encarar o futuro com confiança, mas para construí-lo de maneira determinada e responsável. A pesquisa teve como sustentação teorias que tratam da formação de professor, saberes docentes, desenvolvimento profissional e identidade profissional. Os autores bases são: Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Maria Izabel da Cunha, entre outros. Para atingir o objetivo da investigação, foram entrevistados quatro professores de uma escola técnica federal que realizaram estudo de mestrado no períoThis work has as focus to investigate the implications of the master study of in the practical teaching of teachers of senior high school and professionalizing education. The research justifies itself while the realization of the master course has the meaning to make possible to the teacher a better professional qualification and a knowledge view that makes possible the incentive to the research in classroom, in view of that the teachers have a crucial contribution to prepare the young, not only to face the future with confidence, but to construct it in determinate and responsible way. The research had as sustentation theories that deal with the graduation of teachers, teaching known, professional development and professional identity the author’s bases are: Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Maria Izabel da Cunha, among others. To reach the objective of the research, it had been interviewed four teachers of a federal technique school who had carried out study oNenhumaSandeski, Adnilra Selma Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0758277569339135http://lattes.cnpq.br/3069118847022513Gonçalves, Maria Augusta S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesImplicações do estudo de mestrado na prática docenteCiências Humanassaber docentedesenvolvimento profissionalformação continuadaprofessional developmentteaching knowncontinued formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1902info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALimplicacoes.pdfimplicacoes.pdfapplication/pdf996276http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1902/1/implicacoes.pdf3bd22781f7e0be192ce283cd377b921bMD51UNISINOS/19022015-03-09 13:50:56.342oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T16:50:56Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do estudo de mestrado na prática docente
title Implicações do estudo de mestrado na prática docente
spellingShingle Implicações do estudo de mestrado na prática docente
Sandeski, Adnilra Selma Moreira da Silva
Ciências Humanas
saber docente
desenvolvimento profissional
formação continuada
professional development
teaching known
continued formation
title_short Implicações do estudo de mestrado na prática docente
title_full Implicações do estudo de mestrado na prática docente
title_fullStr Implicações do estudo de mestrado na prática docente
title_full_unstemmed Implicações do estudo de mestrado na prática docente
title_sort Implicações do estudo de mestrado na prática docente
author Sandeski, Adnilra Selma Moreira da Silva
author_facet Sandeski, Adnilra Selma Moreira da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0758277569339135
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3069118847022513
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandeski, Adnilra Selma Moreira da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
contributor_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
saber docente
desenvolvimento profissional
formação continuada
professional development
teaching known
continued formation
dc.subject.por.fl_str_mv saber docente
desenvolvimento profissional
formação continuada
dc.subject.eng.fl_str_mv professional development
teaching known
continued formation
description Este trabalho tem como foco investigar as implicações do estudo de mestrado na prática docente de professores de ensino médio e profissionalizante. A pesquisa se justifica na medida em que a realização do curso de mestrado tem o sentido de possibilitar ao professor uma melhor capacitação profissional e uma visão de conhecimento que possibilite o incentivo à pesquisa em sala de aula, tendo em vista que os professores têm uma contribuição crucial para preparar os jovens, não só para encarar o futuro com confiança, mas para construí-lo de maneira determinada e responsável. A pesquisa teve como sustentação teorias que tratam da formação de professor, saberes docentes, desenvolvimento profissional e identidade profissional. Os autores bases são: Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Maria Izabel da Cunha, entre outros. Para atingir o objetivo da investigação, foram entrevistados quatro professores de uma escola técnica federal que realizaram estudo de mestrado no perío
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1902
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1902/1/implicacoes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bd22781f7e0be192ce283cd377b921b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940719783936