Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9749 |
Resumo: | Os home offices são espaços de trabalho estruturados nos lares de vários profissionais, mas, segundo uma concepção preestabelecida no imaginário popular, a configuração desses espaços apresenta basicamente uma mesa, uma cadeira e um computador, onde o profissional desenvolve suas atividades laborais. Com outro olhar, este estudo vem promover a desconstrução desse pensamento dominante, buscando um novo conceito de home office para profissionais da indústria criativa. O trabalho inicia com uma revisão bibliográfica sobre temáticas que envolvem o conceito de home office, a partir da qual se busca ampliar o conhecimento acerca dessa modalidade de trabalho em ambiente residencial. Utiliza-se, como método norteador da pesquisa, a proposta de Massimo Canevacci, apresentada em seu estudo A Cidade Polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. A metodologia do trabalho segue três etapas: a primeira concentra-se no mapeamento de profissionais que trabalham em home office, apresentando uma seleção final de dez profissões analisadas; a segunda consiste na observação dos contextos escolhidos, com a análise e interpretação dos dados, em que os espaços de home office são compreendidos como fragmentos do estudo; e, por fim, a terceira etapa caracteriza-se pela proposição de diretrizes projetuais derivadas das informações coletadas nas etapas anteriores. Ainda nesta etapa, realiza-se uma fase de experimentação projetual, em que se busca aplicar os conhecimentos gerados na concepção de um novo conceito para o home office, que vem a ser o de lar-ateliê. A partir dessa concepção, desenvolve-se uma representação visual de modelos de ambientes para os profissionais selecionados. As constatações alcançadas, associadas ao conhecimento adquirido no estudo, possibilitaram a verificação de diversas variáveis e configurações possíveis de espaços de trabalhos residenciais. |
id |
USIN_850515d3e04b74b74f40752220942bfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9749 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-05-10T17:24:52Z2021-05-10T17:24:52Z2021-03-31Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2021-05-10T17:24:52Z No. of bitstreams: 1 Amanda Coberlini Heineck_.pdf: 14091504 bytes, checksum: 8e9c8a1f477ef9380c91885ad8de96b9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-10T17:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Coberlini Heineck_.pdf: 14091504 bytes, checksum: 8e9c8a1f477ef9380c91885ad8de96b9 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31Os home offices são espaços de trabalho estruturados nos lares de vários profissionais, mas, segundo uma concepção preestabelecida no imaginário popular, a configuração desses espaços apresenta basicamente uma mesa, uma cadeira e um computador, onde o profissional desenvolve suas atividades laborais. Com outro olhar, este estudo vem promover a desconstrução desse pensamento dominante, buscando um novo conceito de home office para profissionais da indústria criativa. O trabalho inicia com uma revisão bibliográfica sobre temáticas que envolvem o conceito de home office, a partir da qual se busca ampliar o conhecimento acerca dessa modalidade de trabalho em ambiente residencial. Utiliza-se, como método norteador da pesquisa, a proposta de Massimo Canevacci, apresentada em seu estudo A Cidade Polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. A metodologia do trabalho segue três etapas: a primeira concentra-se no mapeamento de profissionais que trabalham em home office, apresentando uma seleção final de dez profissões analisadas; a segunda consiste na observação dos contextos escolhidos, com a análise e interpretação dos dados, em que os espaços de home office são compreendidos como fragmentos do estudo; e, por fim, a terceira etapa caracteriza-se pela proposição de diretrizes projetuais derivadas das informações coletadas nas etapas anteriores. Ainda nesta etapa, realiza-se uma fase de experimentação projetual, em que se busca aplicar os conhecimentos gerados na concepção de um novo conceito para o home office, que vem a ser o de lar-ateliê. A partir dessa concepção, desenvolve-se uma representação visual de modelos de ambientes para os profissionais selecionados. As constatações alcançadas, associadas ao conhecimento adquirido no estudo, possibilitaram a verificação de diversas variáveis e configurações possíveis de espaços de trabalhos residenciais.Home offices are structured work spaces in the homes of several professionals, but, according to a conception pre-established in the popular imagination, the configuration of these spaces basically presents a table, a chair and a computer, where the professional develops his work activities. With another look, this study promotes the deconstruction of this dominant thought, seeking a new concept of home office for professionals in the creative industry. The work begins with a bibliographic review on themes that involve the concept of home office, from which seeks to expand knowledge about this type of work in a residential environment. Massimo Canevacci's proposal, presented in his study The Polyphonic City: an essay on the anthropology of urban communication, is used as a guiding method of the research. The methodology of the work follows three stages: the first focuses on the mapping of professionals who work in the home office, presenting a final selection of ten professions analyzed; the second consists of observing the chosen contexts, with the analysis and interpretation of the data, in which the home office spaces are understood as fragments of the study; and, finally, the third stage is characterized by the proposal of design guidelines derived from the information collected in the previous stages. Still in this stage, a phase of project experimentation is carried out, in which one seeks to apply the knowledge generated in the conception of a new concept for the home office, which turns out to be the home-studio. From this conception, a visual representation of models of environments is developed for the selected professionals. The findings achieved, associated with the knowledge acquired in the study, enabled the verification of several variables and possible configurations of residential work spaces.NenhumaHeineck, Amanda Corbellinihttp://lattes.cnpq.br/0581572461419351http://lattes.cnpq.br/8766936376184905Tarouco, Fabrício FariasUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUnisinosBrasilEscola PolitécnicaHome office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e UrbanismoDesconstruçãoIndústria CriativaReconfiguraçãoLar-ateliêHome officeDeconstructionCreative IndustryReconfigurationHome-atelieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9749info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAmanda Coberlini Heineck_.pdfAmanda Coberlini Heineck_.pdfapplication/pdf14091504http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9749/1/Amanda+Coberlini+Heineck_.pdf8e9c8a1f477ef9380c91885ad8de96b9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9749/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/97492021-05-10 14:27:43.705oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9749Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-05-10T17:27:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
title |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
spellingShingle |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa Heineck, Amanda Corbellini ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo Desconstrução Indústria Criativa Reconfiguração Lar-ateliê Home office Deconstruction Creative Industry Reconfiguration Home-atelie |
title_short |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
title_full |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
title_fullStr |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
title_full_unstemmed |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
title_sort |
Home office ou lar-ateliê?: novas configurações de ambiente de trabalho para profissionais da indústria criativa |
author |
Heineck, Amanda Corbellini |
author_facet |
Heineck, Amanda Corbellini |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0581572461419351 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8766936376184905 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heineck, Amanda Corbellini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarouco, Fabrício Farias |
contributor_str_mv |
Tarouco, Fabrício Farias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo Desconstrução Indústria Criativa Reconfiguração Lar-ateliê Home office Deconstruction Creative Industry Reconfiguration Home-atelie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desconstrução Indústria Criativa Reconfiguração Lar-ateliê |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Home office Deconstruction Creative Industry Reconfiguration Home-atelie |
description |
Os home offices são espaços de trabalho estruturados nos lares de vários profissionais, mas, segundo uma concepção preestabelecida no imaginário popular, a configuração desses espaços apresenta basicamente uma mesa, uma cadeira e um computador, onde o profissional desenvolve suas atividades laborais. Com outro olhar, este estudo vem promover a desconstrução desse pensamento dominante, buscando um novo conceito de home office para profissionais da indústria criativa. O trabalho inicia com uma revisão bibliográfica sobre temáticas que envolvem o conceito de home office, a partir da qual se busca ampliar o conhecimento acerca dessa modalidade de trabalho em ambiente residencial. Utiliza-se, como método norteador da pesquisa, a proposta de Massimo Canevacci, apresentada em seu estudo A Cidade Polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. A metodologia do trabalho segue três etapas: a primeira concentra-se no mapeamento de profissionais que trabalham em home office, apresentando uma seleção final de dez profissões analisadas; a segunda consiste na observação dos contextos escolhidos, com a análise e interpretação dos dados, em que os espaços de home office são compreendidos como fragmentos do estudo; e, por fim, a terceira etapa caracteriza-se pela proposição de diretrizes projetuais derivadas das informações coletadas nas etapas anteriores. Ainda nesta etapa, realiza-se uma fase de experimentação projetual, em que se busca aplicar os conhecimentos gerados na concepção de um novo conceito para o home office, que vem a ser o de lar-ateliê. A partir dessa concepção, desenvolve-se uma representação visual de modelos de ambientes para os profissionais selecionados. As constatações alcançadas, associadas ao conhecimento adquirido no estudo, possibilitaram a verificação de diversas variáveis e configurações possíveis de espaços de trabalhos residenciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-10T17:24:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-10T17:24:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9749 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9749/1/Amanda+Coberlini+Heineck_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9749/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e9c8a1f477ef9380c91885ad8de96b9 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845048683266048 |