MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paola de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3181
Resumo: A dissertação trata do processo que a produção cultural, no caso específico a música, passa para tornar-se pública, dentro de um contexto global no início do século XXI. Isso corresponde às configurações de um mercado oligopolista, organizado através de fusões e concentrações. É resgatada a relação que a música estabelece com a televisão brasileira, para finalmente colocá-la dentro da história e do desenvolvimento da MTV Brasil. Também apresenta as estratégias de comercialização do produto musical numa análise da programação dessa emissora. Ao mesmo tempo, contextualiza a cena musical brasileira, do industrial ao alternativo, dentro do desenvolvimento tecnológico e da expansão do capital. Realiza-se, então, um estudo de caso, no âmbito da Economia Política da Comunicação. Para isso, além da análise do conteúdo musical da MTV Brasil e revisão bibliográfica estruturante, procede-se a entrevistas, numa análise (dentre outros possíveis) da cena musical nacional. Esta pesquisa, enfim, é um canal que se abre àqueles que desejam conhecer o intrincado e complexo mundo que permeia os meio de comunicação e suas interfaces, o cenário em que ocorre e como chega ao topo do mercado alguns artistas, canções, CDs, DVDs e outros produtos.
id USIN_8550387d2777fa2e0832925934e2b1d6
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3181
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-27T18:46:31Z2015-03-27T18:46:31Z2004-12-23Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-03-27T18:46:31Z No. of bitstreams: 1 Ana Paola de Oliveira.pdf: 701458 bytes, checksum: bd78dfc7cc35c3ca740ae9379a244870 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-27T18:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paola de Oliveira.pdf: 701458 bytes, checksum: bd78dfc7cc35c3ca740ae9379a244870 (MD5) Previous issue date: 2005-01-31A dissertação trata do processo que a produção cultural, no caso específico a música, passa para tornar-se pública, dentro de um contexto global no início do século XXI. Isso corresponde às configurações de um mercado oligopolista, organizado através de fusões e concentrações. É resgatada a relação que a música estabelece com a televisão brasileira, para finalmente colocá-la dentro da história e do desenvolvimento da MTV Brasil. Também apresenta as estratégias de comercialização do produto musical numa análise da programação dessa emissora. Ao mesmo tempo, contextualiza a cena musical brasileira, do industrial ao alternativo, dentro do desenvolvimento tecnológico e da expansão do capital. Realiza-se, então, um estudo de caso, no âmbito da Economia Política da Comunicação. Para isso, além da análise do conteúdo musical da MTV Brasil e revisão bibliográfica estruturante, procede-se a entrevistas, numa análise (dentre outros possíveis) da cena musical nacional. Esta pesquisa, enfim, é um canal que se abre àqueles que desejam conhecer o intrincado e complexo mundo que permeia os meio de comunicação e suas interfaces, o cenário em que ocorre e como chega ao topo do mercado alguns artistas, canções, CDs, DVDs e outros produtos.This study is about the process that cultural production goes through in order to turn itself public within a global context in the beginning of the XXI century. It matches the configurations of an oligopolist market that keeps its organization three merger and concentrations. It rascues the link the music will bring up with the brazilian television to put it, at last, within history and development of MTV Brazil. Also it presents the strategics points of commercing musical products analyzing the MTV programming. At the same time, it contextualizes the brazilian musical scenary from the industrial to alternative way in the technological development. Achieving then a study of case to the Political Economy Communication. This work here goes further of an analysis of the musical MTV Brazil contents, and a structured bibliographyc revision proceeding interviews into an analysis (within possible others) of he national music scenary. The research, finishing, means an openned channel to those who wish to discover the complexed and implicated intricate world which permeates the mass media and its interfaces, the scenary where that happens and how some famous names, songs, CDs, DVDs and many other products reach the top of the market.NenhumaOliveira, Ana Paola dehttp://lattes.cnpq.br/1825129933517855http://lattes.cnpq.br/0609701629182355Brittos, Valério CruzUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaMTV Brasil: o mercado comercial da música jovemACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoMTV BrasilComunicação de massaTelevisãoProgramas musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3181info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAna Paola de Oliveira.pdfAna Paola de Oliveira.pdfapplication/pdf701458http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3181/1/Ana+Paola+de+Oliveira.pdfbd78dfc7cc35c3ca740ae9379a244870MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82173http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3181/2/license.txt5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55fMD52UNISINOS/31812015-04-23 11:23:35.444oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-04-23T14:23:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
title MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
spellingShingle MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
Oliveira, Ana Paola de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
MTV Brasil
Comunicação de massa
Televisão
Programas musicais
title_short MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
title_full MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
title_fullStr MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
title_full_unstemmed MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
title_sort MTV Brasil: o mercado comercial da música jovem
author Oliveira, Ana Paola de
author_facet Oliveira, Ana Paola de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1825129933517855
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0609701629182355
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paola de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brittos, Valério Cruz
contributor_str_mv Brittos, Valério Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
MTV Brasil
Comunicação de massa
Televisão
Programas musicais
dc.subject.por.fl_str_mv MTV Brasil
Comunicação de massa
Televisão
Programas musicais
description A dissertação trata do processo que a produção cultural, no caso específico a música, passa para tornar-se pública, dentro de um contexto global no início do século XXI. Isso corresponde às configurações de um mercado oligopolista, organizado através de fusões e concentrações. É resgatada a relação que a música estabelece com a televisão brasileira, para finalmente colocá-la dentro da história e do desenvolvimento da MTV Brasil. Também apresenta as estratégias de comercialização do produto musical numa análise da programação dessa emissora. Ao mesmo tempo, contextualiza a cena musical brasileira, do industrial ao alternativo, dentro do desenvolvimento tecnológico e da expansão do capital. Realiza-se, então, um estudo de caso, no âmbito da Economia Política da Comunicação. Para isso, além da análise do conteúdo musical da MTV Brasil e revisão bibliográfica estruturante, procede-se a entrevistas, numa análise (dentre outros possíveis) da cena musical nacional. Esta pesquisa, enfim, é um canal que se abre àqueles que desejam conhecer o intrincado e complexo mundo que permeia os meio de comunicação e suas interfaces, o cenário em que ocorre e como chega ao topo do mercado alguns artistas, canções, CDs, DVDs e outros produtos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-27T18:46:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-27T18:46:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3181
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3181/1/Ana+Paola+de+Oliveira.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3181/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bd78dfc7cc35c3ca740ae9379a244870
5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844951986733056