Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946 |
Resumo: | O presente estudo objetivou reconhecer os saberes sobre conflitos de interação social construídos por professores de Língua Portuguesa, que atuam em escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram quatro docentes, sendo uma do Ensino Fundamental e três do nível Médio. Foca-se a análise nos saberes construídos ou silenciados pelos educadores através da vivência de conflitos na escola. A imersão no campo iniciou-se em 2006, com observações sobre o recreio, rotina da escola e reunião pedagógica. O material de pesquisa consta de entrevistas abertas, realizadas durante o ano de 2007, sendo os dados interpretados à luz de princípios da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. O dispositivo de análise foi construído contemplando provocações acerca das vivências de interação social na escola, das contribuições da formação inicial e continuada para a intermediação de conflitos, das concepções acerca do campo da Língua Portuguesa, bem como as do próprio conflito. Dimensões como saberes docentes, conflito |
id |
USIN_8db7d97facb75ad6b2d5c3b8584ea4e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1946 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:03:29Z2015-03-04T20:03:29Z2008-02-27Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 27O presente estudo objetivou reconhecer os saberes sobre conflitos de interação social construídos por professores de Língua Portuguesa, que atuam em escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram quatro docentes, sendo uma do Ensino Fundamental e três do nível Médio. Foca-se a análise nos saberes construídos ou silenciados pelos educadores através da vivência de conflitos na escola. A imersão no campo iniciou-se em 2006, com observações sobre o recreio, rotina da escola e reunião pedagógica. O material de pesquisa consta de entrevistas abertas, realizadas durante o ano de 2007, sendo os dados interpretados à luz de princípios da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. O dispositivo de análise foi construído contemplando provocações acerca das vivências de interação social na escola, das contribuições da formação inicial e continuada para a intermediação de conflitos, das concepções acerca do campo da Língua Portuguesa, bem como as do próprio conflito. Dimensões como saberes docentes, conflitoThe present study had the objective to recognize the knowledge about social interaction conflicts built by Portuguese Language professors that work in state public school. The subjects of this research were four docents of Fundamental and High School. The analysis focus in the knowledge built or silenced by educators by living he conflicts at school. The immersion in the field begun in 2006 with the observation of the recreation time, the school’s routine and the pedagogic meetings. The research material is formed by open interviews, realized through the year of 2007, being the data interpreted by the light of French’s Speech Analysis Theory principles. The analysis device was built contemplating provocations about the experience of social interaction at school, the contributions of the Portuguese Language, also the conflict itself. Dimensions like docent knowledge, conflict and the scientific field of Portuguese Language to circumscribe the object, in order to enlarge discussions about their implications toCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBohn, Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4948123327843866http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEscola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de portuguêsCiências Humanasanálise de discursoconflitoslíngua portuguesasaberes docentesportuguese languagespeech analysisdocent knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALescola em conflito.pdfescola em conflito.pdfapplication/pdf497859http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1946/1/escola+em+conflito.pdf44691b43e80e2f1e66cb2d39d21786a1MD51UNISINOS/19462015-03-09 16:52:21.675oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:52:21Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
title |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
spellingShingle |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português Bohn, Cristina Ciências Humanas análise de discurso conflitos língua portuguesa saberes docentes portuguese language speech analysis docent knowledge |
title_short |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
title_full |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
title_fullStr |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
title_full_unstemmed |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
title_sort |
Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português |
author |
Bohn, Cristina |
author_facet |
Bohn, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4948123327843866 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bohn, Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas análise de discurso conflitos língua portuguesa saberes docentes portuguese language speech analysis docent knowledge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise de discurso conflitos língua portuguesa saberes docentes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
portuguese language speech analysis docent knowledge |
description |
O presente estudo objetivou reconhecer os saberes sobre conflitos de interação social construídos por professores de Língua Portuguesa, que atuam em escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram quatro docentes, sendo uma do Ensino Fundamental e três do nível Médio. Foca-se a análise nos saberes construídos ou silenciados pelos educadores através da vivência de conflitos na escola. A imersão no campo iniciou-se em 2006, com observações sobre o recreio, rotina da escola e reunião pedagógica. O material de pesquisa consta de entrevistas abertas, realizadas durante o ano de 2007, sendo os dados interpretados à luz de princípios da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. O dispositivo de análise foi construído contemplando provocações acerca das vivências de interação social na escola, das contribuições da formação inicial e continuada para a intermediação de conflitos, das concepções acerca do campo da Língua Portuguesa, bem como as do próprio conflito. Dimensões como saberes docentes, conflito |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:03:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1946/1/escola+em+conflito.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44691b43e80e2f1e66cb2d39d21786a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941367803904 |