Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Deivison Moacir Cezar de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4651
Resumo: Este trabalho investiga a construção do pertencimento afro pela experiência em festas de Black music. Defende-se a tese que as interações sociais da comunidade negra, realizadas em torno do consumo coletivo de música, que se organizavam tradicionalmente pela estrutura de rodas sagradas ou profanas, foram afetadas pelo midiático. Essa afetação fez com que os elementos constitutivos do pertencimento, desterritorializados pelos movimentos de diásporas e antes compartilhados somente pela interação pessoal nas rodas, sejam difundidos também pelas mídias sonoras. Com isso, o consumo coletivo de músicas gravadas possibilita novas formas de interação, a experiência comunicacional. A partir da articulação dos conceitos de experiência e apropriação, relacionando-os com elementos da cultura viajante do Atlântico Negro e tendo a roda, presente em diferentes manifestações culturais africanas e da diáspora, como elemento síntese, propõe-se um circuito teórico-metodológico que apreende as dinâmicas espaciais, culturais e midiáticas envolvidas no processo. A construção de uma ambiência afro-midiática, pela relação dos corpos em performance, com a música gravada e os equipamentos de som e iluminação, possibilita que diferentes territorialidades e temporalidade concorram, levando, mediado pela memória coletiva, à presentificação do afro. A festa Negra Noite foi o lugar de observação, através uma pesquisa de inspiração etnográfica. A música gravada insere a festa no circuito de consumo cultural de Black music, enquanto a mediação pela memória coletiva liga a festa à tradição recente dos bailes Black Porto e à tradição de longa duração do Atlântico Negro.
id USIN_9047d56e28dab29d9cf9ffe99a2cfa92
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4651
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-28T21:35:30Z2015-07-28T21:35:30Z2014-04-04Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-07-28T21:35:30Z No. of bitstreams: 1 32d.pdf: 9001390 bytes, checksum: 4e8bf37bc184d7c5662ca039f8675791 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-28T21:35:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 32d.pdf: 9001390 bytes, checksum: 4e8bf37bc184d7c5662ca039f8675791 (MD5) Previous issue date: 2014-04-04Este trabalho investiga a construção do pertencimento afro pela experiência em festas de Black music. Defende-se a tese que as interações sociais da comunidade negra, realizadas em torno do consumo coletivo de música, que se organizavam tradicionalmente pela estrutura de rodas sagradas ou profanas, foram afetadas pelo midiático. Essa afetação fez com que os elementos constitutivos do pertencimento, desterritorializados pelos movimentos de diásporas e antes compartilhados somente pela interação pessoal nas rodas, sejam difundidos também pelas mídias sonoras. Com isso, o consumo coletivo de músicas gravadas possibilita novas formas de interação, a experiência comunicacional. A partir da articulação dos conceitos de experiência e apropriação, relacionando-os com elementos da cultura viajante do Atlântico Negro e tendo a roda, presente em diferentes manifestações culturais africanas e da diáspora, como elemento síntese, propõe-se um circuito teórico-metodológico que apreende as dinâmicas espaciais, culturais e midiáticas envolvidas no processo. A construção de uma ambiência afro-midiática, pela relação dos corpos em performance, com a música gravada e os equipamentos de som e iluminação, possibilita que diferentes territorialidades e temporalidade concorram, levando, mediado pela memória coletiva, à presentificação do afro. A festa Negra Noite foi o lugar de observação, através uma pesquisa de inspiração etnográfica. A música gravada insere a festa no circuito de consumo cultural de Black music, enquanto a mediação pela memória coletiva liga a festa à tradição recente dos bailes Black Porto e à tradição de longa duração do Atlântico Negro.The present paper investigates the structure of the Afro identity through the experience in Black music parties. The thesis supports that the social interactions of the black community, held around collective consumption of music, which were traditionally arranged by the structure of sacred or profane circles have been affected by the media. Such fuss caused the constituent elements of identity, deterritorialized by the movements of diasporas and previously shared only by personal interaction in the circles to be spread by the sound media as well. Thus, the collective consumption of music recorded enables new forms of interaction, the communication experience. From the articulation of experience and ownership concepts, relating them to the elements of traveller culture of the Black Atlantic and being the circle, present in different African and diaspora cultural events, such as synthesis elements, a theoretical and methodological study is proposed, which seizes the spatial, cultural and media dynamics involved in the process. The structure of an African-media ambiance, through the relation of the bodies in performance, with the recorded music and sound and lighting equipment enables different territoriality and temporality to compete, taking, mediated by the collective memory, to the presentification of the Afro. The party Negra Noite was the place of observation, through an ethnographic research. The music recorded enters the party in the circuit of cultural consumption of black music, while the mediation of the collective memory connects the party to the recent tradition of Black Porto dances and to the long lasting tradition of the Black Atlantic.NenhumaCampos, Deivison Moacir Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/8332127774447991http://lattes.cnpq.br/8096511043948981Silveira, Fabrício Lopes daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDo disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra NoiteACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoPertencimento afro-brasileiroNegra NoiteAtlântico NegroBlack musicPerformanceAfrican-brazilian´s characteristicsBlack AtlanticBlack musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4651info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL32d.pdf32d.pdfapplication/pdf9001390http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4651/1/32d.pdf4e8bf37bc184d7c5662ca039f8675791MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4651/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/46512015-07-28 18:35:55.997oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-28T21:35:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
title Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
spellingShingle Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
Campos, Deivison Moacir Cezar de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Pertencimento afro-brasileiro
Negra Noite
Atlântico Negro
Black music
Performance
African-brazilian´s characteristics
Black Atlantic
Black music
title_short Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
title_full Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
title_fullStr Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
title_full_unstemmed Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
title_sort Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite
author Campos, Deivison Moacir Cezar de
author_facet Campos, Deivison Moacir Cezar de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8332127774447991
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8096511043948981
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Deivison Moacir Cezar de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
contributor_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Pertencimento afro-brasileiro
Negra Noite
Atlântico Negro
Black music
Performance
African-brazilian´s characteristics
Black Atlantic
Black music
dc.subject.por.fl_str_mv Pertencimento afro-brasileiro
Negra Noite
Atlântico Negro
Black music
Performance
dc.subject.eng.fl_str_mv African-brazilian´s characteristics
Black Atlantic
Black music
description Este trabalho investiga a construção do pertencimento afro pela experiência em festas de Black music. Defende-se a tese que as interações sociais da comunidade negra, realizadas em torno do consumo coletivo de música, que se organizavam tradicionalmente pela estrutura de rodas sagradas ou profanas, foram afetadas pelo midiático. Essa afetação fez com que os elementos constitutivos do pertencimento, desterritorializados pelos movimentos de diásporas e antes compartilhados somente pela interação pessoal nas rodas, sejam difundidos também pelas mídias sonoras. Com isso, o consumo coletivo de músicas gravadas possibilita novas formas de interação, a experiência comunicacional. A partir da articulação dos conceitos de experiência e apropriação, relacionando-os com elementos da cultura viajante do Atlântico Negro e tendo a roda, presente em diferentes manifestações culturais africanas e da diáspora, como elemento síntese, propõe-se um circuito teórico-metodológico que apreende as dinâmicas espaciais, culturais e midiáticas envolvidas no processo. A construção de uma ambiência afro-midiática, pela relação dos corpos em performance, com a música gravada e os equipamentos de som e iluminação, possibilita que diferentes territorialidades e temporalidade concorram, levando, mediado pela memória coletiva, à presentificação do afro. A festa Negra Noite foi o lugar de observação, através uma pesquisa de inspiração etnográfica. A música gravada insere a festa no circuito de consumo cultural de Black music, enquanto a mediação pela memória coletiva liga a festa à tradição recente dos bailes Black Porto e à tradição de longa duração do Atlântico Negro.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-28T21:35:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-28T21:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4651
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4651/1/32d.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4651/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e8bf37bc184d7c5662ca039f8675791
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844974747123712