Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osorio, Camila Scarrone
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9855
Resumo: Esta dissertação busca analisar, nas experiências vividas pelas mulheres produtoras da publicidade, táticas de afirmação e de luta utilizadas para construir a cidadania comunicativa de gênero nos processos de criação e nos produtos por elas gerados. Embasam esta investigação perspectivas teóricas relativas ao campo publicitário; ao subcampo da criação publicitária; ao gênero como categoria analítica para pensar as mulheres; aos sujeitos comunicantes e a cidadania comunicativa. Com o intuito de compreender as nuances que envolvem o cenário da publicidade contemporânea atravessado pelas dimensões de gênero, contextualizo a atividade publicitária nos âmbitos brasileiro e porto-alegrense e abordo os principais acontecimentos impulsionados pelo movimento feminista brasileiro, articulando-os com as produções midiáticas de maior repercussão em cada período. O arranjo metodológico para a construção da investigação empírica está organizado em dois movimentos: um de pesquisa exploratória, que conta com questionários distribuídos em grupos do Facebook voltados para mulheres que trabalham na criação de agências publicitárias da cidade de Porto Alegre; e outro de pesquisa sistemática, em que foram feitas entrevistas em profundidade online com participantes selecionadas a partir do questionário. As processualidades metodológicas adotadas permitiram refletir sobre o alcance, as possibilidades e os obstáculos para a construção de uma cidadania comunicativa de gênero no trabalho em criação publicitária e nos produtos gerados neste espaço. A partir das narrativas compartilhadas pelas participantes da pesquisa, os resultados gerados pela análise apontam para três tipos de táticas de resistência que são empregados por estas mulheres e expressos nos produtos publicitários elaborados por elas, como incessantes tentativas de romper a lógica masculinista dominante que opera no subcampo da criação publicitária e que precariza o trabalho, os corpos e a existência das mulheres que neste departamento atuam. Desse modo, esta pesquisa descortina, também, lutas travadas por mulheres produtoras da publicidade em busca de suas possibilidades de exercício e conquista da cidadania comunicativa de gênero.
id USIN_91432d5c6c451222850088b8942e2cd2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9855
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-02T12:11:54Z2021-07-02T12:11:54Z2021-03-31Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-02T12:11:54Z No. of bitstreams: 1 Camila Scarrone Osorio_.pdf: 2031894 bytes, checksum: 5b51bda6136918fe7775080a09dfbd1b (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T12:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Scarrone Osorio_.pdf: 2031894 bytes, checksum: 5b51bda6136918fe7775080a09dfbd1b (MD5) Previous issue date: 2021-03-31Esta dissertação busca analisar, nas experiências vividas pelas mulheres produtoras da publicidade, táticas de afirmação e de luta utilizadas para construir a cidadania comunicativa de gênero nos processos de criação e nos produtos por elas gerados. Embasam esta investigação perspectivas teóricas relativas ao campo publicitário; ao subcampo da criação publicitária; ao gênero como categoria analítica para pensar as mulheres; aos sujeitos comunicantes e a cidadania comunicativa. Com o intuito de compreender as nuances que envolvem o cenário da publicidade contemporânea atravessado pelas dimensões de gênero, contextualizo a atividade publicitária nos âmbitos brasileiro e porto-alegrense e abordo os principais acontecimentos impulsionados pelo movimento feminista brasileiro, articulando-os com as produções midiáticas de maior repercussão em cada período. O arranjo metodológico para a construção da investigação empírica está organizado em dois movimentos: um de pesquisa exploratória, que conta com questionários distribuídos em grupos do Facebook voltados para mulheres que trabalham na criação de agências publicitárias da cidade de Porto Alegre; e outro de pesquisa sistemática, em que foram feitas entrevistas em profundidade online com participantes selecionadas a partir do questionário. As processualidades metodológicas adotadas permitiram refletir sobre o alcance, as possibilidades e os obstáculos para a construção de uma cidadania comunicativa de gênero no trabalho em criação publicitária e nos produtos gerados neste espaço. A partir das narrativas compartilhadas pelas participantes da pesquisa, os resultados gerados pela análise apontam para três tipos de táticas de resistência que são empregados por estas mulheres e expressos nos produtos publicitários elaborados por elas, como incessantes tentativas de romper a lógica masculinista dominante que opera no subcampo da criação publicitária e que precariza o trabalho, os corpos e a existência das mulheres que neste departamento atuam. Desse modo, esta pesquisa descortina, também, lutas travadas por mulheres produtoras da publicidade em busca de suas possibilidades de exercício e conquista da cidadania comunicativa de gênero.Esta disertación busca analizar, en las experiencias vividas por las mujeres productoras de la publicidad, las tácticas de afirmación y lucha utilizadas para la construcción de la ciudadanía comunicativa de género en los procesos de creación y en los productos que generan. Esta investigación se basa en perspectivas teóricas relacionadas con el campo publicitario; al subcampo de creación publicitaria; al género como categoría analítica para pensar en las mujeres; a los sujetos comunicativos y la ciudadanía comunicativa. Para comprender los matices que rodean el escenario publicitario contemporáneo atravesado por las dimensiones de género, contextualizo la actividad publicitaria en los contextos brasileño y de Porto Alegre, abordo los principales eventos impulsados por el movimiento feminista brasileño, articulándolos con las producciones mediáticas de mayor repercusión en el curso del tiempo. El arreglo metodológico para la construcción de la investigación empírica se organiza en dos movimientos: uno de investigación exploratoria, que incluye cuestionarios distribuidos en grupos de Facebook dirigidos a mujeres que trabajan en la creación de agencias de publicidad en la ciudad de Porto Alegre; y otro de investigación sistemática, en el que se realizaron entrevistas en profundidad online a los participantes seleccionados del cuestionario. Los procedimientos metodológicos adoptados permitieron reflexionar sobre los alcances, posibilidades y obstáculos para la construcción de una ciudadanía comunicativa de género en el trabajo en la creación de la publicidad y en los productos generados en este espacio. A partir de las narrativas compartidas por las participantes de la investigación, los resultados generados por el análisis apuntan a tres tipos de tácticas de resistencia que son empleadas por estas mujeres y expresadas en los productos publicitarios creados por ellas, como intentos incesantes de romper la lógica masculinista dominante que opera en el subcampo de creación publicitaria y que hace precario el trabajo, los cuerpos y la existencia de las mujeres que laboran en este departamento. Así, esta investigación también da a conocer las luchas empleadas por las mujeres productoras de la publicidad en busca de sus posibilidades de ejercicio y conquista de la ciudadanía comunicativa de género.NenhumaOsorio, Camila Scarronehttp://lattes.cnpq.br/8496306073381527http://lattes.cnpq.br/5067996940631872Bonin, Jiani AdrianaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaPor que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criaçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoTáticas de resistênciaCidadania comunicativa de gêneroMulheres publicitáriasCriação publicitáriaTácticas de resistenciaCiudadanía comunicativa de géneroMujeres publicitariasCreación de publicidadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9855info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCamila Scarrone Osorio_.pdfCamila Scarrone Osorio_.pdfapplication/pdf2031894http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9855/1/Camila+Scarrone+Osorio_.pdf5b51bda6136918fe7775080a09dfbd1bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9855/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/98552021-07-02 09:12:33.711oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-07-02T12:12:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
title Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
spellingShingle Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
Osorio, Camila Scarrone
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Táticas de resistência
Cidadania comunicativa de gênero
Mulheres publicitárias
Criação publicitária
Tácticas de resistencia
Ciudadanía comunicativa de género
Mujeres publicitarias
Creación de publicidad
title_short Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
title_full Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
title_fullStr Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
title_full_unstemmed Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
title_sort Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação
author Osorio, Camila Scarrone
author_facet Osorio, Camila Scarrone
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8496306073381527
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5067996940631872
dc.contributor.author.fl_str_mv Osorio, Camila Scarrone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonin, Jiani Adriana
contributor_str_mv Bonin, Jiani Adriana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Táticas de resistência
Cidadania comunicativa de gênero
Mulheres publicitárias
Criação publicitária
Tácticas de resistencia
Ciudadanía comunicativa de género
Mujeres publicitarias
Creación de publicidad
dc.subject.por.fl_str_mv Táticas de resistência
Cidadania comunicativa de gênero
Mulheres publicitárias
Criação publicitária
dc.subject.spa.fl_str_mv Tácticas de resistencia
Ciudadanía comunicativa de género
Mujeres publicitarias
Creación de publicidad
description Esta dissertação busca analisar, nas experiências vividas pelas mulheres produtoras da publicidade, táticas de afirmação e de luta utilizadas para construir a cidadania comunicativa de gênero nos processos de criação e nos produtos por elas gerados. Embasam esta investigação perspectivas teóricas relativas ao campo publicitário; ao subcampo da criação publicitária; ao gênero como categoria analítica para pensar as mulheres; aos sujeitos comunicantes e a cidadania comunicativa. Com o intuito de compreender as nuances que envolvem o cenário da publicidade contemporânea atravessado pelas dimensões de gênero, contextualizo a atividade publicitária nos âmbitos brasileiro e porto-alegrense e abordo os principais acontecimentos impulsionados pelo movimento feminista brasileiro, articulando-os com as produções midiáticas de maior repercussão em cada período. O arranjo metodológico para a construção da investigação empírica está organizado em dois movimentos: um de pesquisa exploratória, que conta com questionários distribuídos em grupos do Facebook voltados para mulheres que trabalham na criação de agências publicitárias da cidade de Porto Alegre; e outro de pesquisa sistemática, em que foram feitas entrevistas em profundidade online com participantes selecionadas a partir do questionário. As processualidades metodológicas adotadas permitiram refletir sobre o alcance, as possibilidades e os obstáculos para a construção de uma cidadania comunicativa de gênero no trabalho em criação publicitária e nos produtos gerados neste espaço. A partir das narrativas compartilhadas pelas participantes da pesquisa, os resultados gerados pela análise apontam para três tipos de táticas de resistência que são empregados por estas mulheres e expressos nos produtos publicitários elaborados por elas, como incessantes tentativas de romper a lógica masculinista dominante que opera no subcampo da criação publicitária e que precariza o trabalho, os corpos e a existência das mulheres que neste departamento atuam. Desse modo, esta pesquisa descortina, também, lutas travadas por mulheres produtoras da publicidade em busca de suas possibilidades de exercício e conquista da cidadania comunicativa de gênero.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T12:11:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T12:11:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9855
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9855/1/Camila+Scarrone+Osorio_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9855/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b51bda6136918fe7775080a09dfbd1b
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845050567557120