Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kowarick, Adriana Coelho Borges
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26563
Resumo: Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos. Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição.
id UFRGS-2_ece3c98dce06512ec13479b2b954fc9e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26563
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kowarick, Adriana Coelho Borges2010-11-05T04:20:56Z20031807-8583http://hdl.handle.net/10183/26563000412229Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos. Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição.application/pdfporIntexto: revista do Mestrado da Comunicação UFRGS. Vol. 1, n. 8 (jan./jun. 2003), p. 1-13Criação publicitáriaComunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000412229.pdf000412229.pdfTexto completoapplication/pdf122169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/1/000412229.pdfb98eef0066014de9b6de52f2e4c49370MD51TEXT000412229.pdf.txt000412229.pdf.txtExtracted Texttext/plain28774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/2/000412229.pdf.txt7eda15d5a781e51b84ca5757f573af4cMD52THUMBNAIL000412229.pdf.jpg000412229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/3/000412229.pdf.jpg07557d95173874bdf047219ef1e914a6MD5310183/265632018-10-11 08:29:51.27oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26563Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:29:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
title Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
spellingShingle Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
Kowarick, Adriana Coelho Borges
Criação publicitária
title_short Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
title_full Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
title_fullStr Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
title_full_unstemmed Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
title_sort Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
author Kowarick, Adriana Coelho Borges
author_facet Kowarick, Adriana Coelho Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Criação publicitária
topic Criação publicitária
description Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos. Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-05T04:20:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26563
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-8583
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000412229
identifier_str_mv 1807-8583
000412229
url http://hdl.handle.net/10183/26563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Intexto: revista do Mestrado da Comunicação UFRGS. Vol. 1, n. 8 (jan./jun. 2003), p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/1/000412229.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/2/000412229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/3/000412229.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b98eef0066014de9b6de52f2e4c49370
7eda15d5a781e51b84ca5757f573af4c
07557d95173874bdf047219ef1e914a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447420822093824