Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26563 |
Resumo: | Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos. Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição. |
id |
UFRGS-2_ece3c98dce06512ec13479b2b954fc9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26563 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kowarick, Adriana Coelho Borges2010-11-05T04:20:56Z20031807-8583http://hdl.handle.net/10183/26563000412229Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos. Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição.application/pdfporIntexto: revista do Mestrado da Comunicação UFRGS. Vol. 1, n. 8 (jan./jun. 2003), p. 1-13Criação publicitáriaComunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000412229.pdf000412229.pdfTexto completoapplication/pdf122169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/1/000412229.pdfb98eef0066014de9b6de52f2e4c49370MD51TEXT000412229.pdf.txt000412229.pdf.txtExtracted Texttext/plain28774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/2/000412229.pdf.txt7eda15d5a781e51b84ca5757f573af4cMD52THUMBNAIL000412229.pdf.jpg000412229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/3/000412229.pdf.jpg07557d95173874bdf047219ef1e914a6MD5310183/265632018-10-11 08:29:51.27oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26563Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:29:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
title |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
spellingShingle |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação Kowarick, Adriana Coelho Borges Criação publicitária |
title_short |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
title_full |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
title_fullStr |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
title_full_unstemmed |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
title_sort |
Comunicação publicitária : produção de sentido, linguagem e criação |
author |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
author_facet |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação publicitária |
topic |
Criação publicitária |
description |
Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos. Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-11-05T04:20:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26563 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-8583 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000412229 |
identifier_str_mv |
1807-8583 000412229 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Intexto: revista do Mestrado da Comunicação UFRGS. Vol. 1, n. 8 (jan./jun. 2003), p. 1-13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/1/000412229.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/2/000412229.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26563/3/000412229.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b98eef0066014de9b6de52f2e4c49370 7eda15d5a781e51b84ca5757f573af4c 07557d95173874bdf047219ef1e914a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447420822093824 |