Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Paulo Negri
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6642
Resumo: No Brasil, não se pode imaginar uma telenovela sem uma vinheta de abertura, objeto de pesquisa deste trabalho. Como objetivo geral se busca analisar se e de que forma as características próprias das vinhetas de abertura de telenovelas podem ter seu percurso histórico apresentado de maneira gráfica. As perguntas norteadoras para a pesquisa são: Quais características constituintes das vinhetas de abertura de telenovelas podem ser destacadas? Como apresentar graficamente o percurso histórico das vinhetas de abertura de telenovelas, evidenciando o que é próprio dessas vinhetas? O primeiro elemento constituinte das vinhetas que foi percebido é o hibridismo, pela convergência de linguagem de outros meios, especialmente o cinema, recursos da publicidade e influência das séries televisivas, webséries e outros produtos audiovisuais da internet. Para alcançar o objetivo, foi realizado estudo exploratório, por meio da cartografia de Deleuze e Guattari, que exigiu outros procedimentos para que o objeto fosse construído, como bibliográfico e documental. A escolha pelas vinhetas para análise se deu tomando com base todas as telenovelas da Rede Globo (da década de 1965 a 2015), do horário nobre e com 200 ou mais capítulos, totalizando um corpus de análise com vinte e sete vinhetas. As características constituintes das vinhetas de abertura de telenovelas destacadas neste trabalho foram a trilha da sonora (instrumental, nacional ou internacional), formato da vinheta (bidimensional, mista ou tridimensional), os cortes ao longo da vinheta (curtos, longos ou plano-sequência), a técnica de produção (live-action, mista ou CGI), o elenco (protagonistas/antagonistas, outros atores ou sem atores) e a saturação (monocromática, mista ou colorida), aqui denominados de elementos de composição audiovisuais. A construção desses elementos de composição das vinhetas foram fundamentais para que as vinhetas fossem transcritas e apresentadas de maneira gráfica.
id USIN_9280b11d4e1efed63e54c1015debc782
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6642
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-09-27T12:27:34Z2017-09-27T12:27:34Z2017-06-20Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-09-27T12:27:34Z No. of bitstreams: 1 Paulo Negri Filho_.pdf: 4202371 bytes, checksum: ba321f74ee1a8d28a2036b10e3a03ce3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-27T12:27:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Negri Filho_.pdf: 4202371 bytes, checksum: ba321f74ee1a8d28a2036b10e3a03ce3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-20No Brasil, não se pode imaginar uma telenovela sem uma vinheta de abertura, objeto de pesquisa deste trabalho. Como objetivo geral se busca analisar se e de que forma as características próprias das vinhetas de abertura de telenovelas podem ter seu percurso histórico apresentado de maneira gráfica. As perguntas norteadoras para a pesquisa são: Quais características constituintes das vinhetas de abertura de telenovelas podem ser destacadas? Como apresentar graficamente o percurso histórico das vinhetas de abertura de telenovelas, evidenciando o que é próprio dessas vinhetas? O primeiro elemento constituinte das vinhetas que foi percebido é o hibridismo, pela convergência de linguagem de outros meios, especialmente o cinema, recursos da publicidade e influência das séries televisivas, webséries e outros produtos audiovisuais da internet. Para alcançar o objetivo, foi realizado estudo exploratório, por meio da cartografia de Deleuze e Guattari, que exigiu outros procedimentos para que o objeto fosse construído, como bibliográfico e documental. A escolha pelas vinhetas para análise se deu tomando com base todas as telenovelas da Rede Globo (da década de 1965 a 2015), do horário nobre e com 200 ou mais capítulos, totalizando um corpus de análise com vinte e sete vinhetas. As características constituintes das vinhetas de abertura de telenovelas destacadas neste trabalho foram a trilha da sonora (instrumental, nacional ou internacional), formato da vinheta (bidimensional, mista ou tridimensional), os cortes ao longo da vinheta (curtos, longos ou plano-sequência), a técnica de produção (live-action, mista ou CGI), o elenco (protagonistas/antagonistas, outros atores ou sem atores) e a saturação (monocromática, mista ou colorida), aqui denominados de elementos de composição audiovisuais. A construção desses elementos de composição das vinhetas foram fundamentais para que as vinhetas fossem transcritas e apresentadas de maneira gráfica.In Brazil, one can not imagine a soap opera without an opening credit, the latter of which is the object of research of this work. As a general objective, the aim is to analyze if and how the characteristics of the soap opera's opening credits can be presented in a graphical way. The guiding questions for the research are: What constituent characteristics of the soap opera's opening credits can be highlighted, and how to graphically present the historic route of the soap opera's opening credits, highlighting what is characteristic of these credits? The first constituent element of the credits was hybridity, by the convergence of language from other media, especially cinema, advertising, and the influence of television series, webseries, and other audiovisual Internet products. To reach the objective, an exploratory study was carried out, through the cartography of Deleuze and Guattari, which required other procedures for the object to be constructed, such as bibliographical and documentary. The choice of the credits for analysis was based on all of Globo TV´s soap operas (from 1965 to 2015´s), prime time, and with 200 or more episodes, totaling a corpus of analysis with twenty-seven opening credits. The constituting characteristics of the soap opera´s opening credits highlighted in this work were the sonorous track (instrumental, national or international), credit format (two-dimensional, mixed or three-dimensional), cuts along the credit (short, long or plane-sequence ), the technique of production (live-action, mixed or CGI), cast (protagonists/antagonists, other actors or without actors), and saturation (monochromatic, mixed or colored), here called audiovisual elements of composition. The construction of these elements of composition for the credits were fundamental for the transcription and presentation graphically.NenhumaFilho, Paulo Negrihttp://lattes.cnpq.br/8941913816483629http://lattes.cnpq.br/5245380818198943Ladeira, João Damaceno MartinsUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaVinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobreACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoVinhetas de aberturaTelenovelasTelevisãoRede GloboCartografiaOpening creditsSoap operasTVCartographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6642info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPaulo Negri Filho_.pdfPaulo Negri Filho_.pdfapplication/pdf4202371http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6642/1/Paulo+Negri+Filho_.pdfba321f74ee1a8d28a2036b10e3a03ce3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6642/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/66422017-09-27 09:39:30.8oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-09-27T12:39:30Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
title Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
spellingShingle Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
Filho, Paulo Negri
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Vinhetas de abertura
Telenovelas
Televisão
Rede Globo
Cartografia
Opening credits
Soap operas
TV
Cartography
title_short Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
title_full Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
title_fullStr Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
title_full_unstemmed Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
title_sort Vinhetas de Abertura de Telenovelas Brasileiras: uma cartografia do horário nobre
author Filho, Paulo Negri
author_facet Filho, Paulo Negri
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8941913816483629
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5245380818198943
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Paulo Negri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, João Damaceno Martins
contributor_str_mv Ladeira, João Damaceno Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Vinhetas de abertura
Telenovelas
Televisão
Rede Globo
Cartografia
Opening credits
Soap operas
TV
Cartography
dc.subject.por.fl_str_mv Vinhetas de abertura
Telenovelas
Televisão
Rede Globo
Cartografia
dc.subject.eng.fl_str_mv Opening credits
Soap operas
TV
Cartography
description No Brasil, não se pode imaginar uma telenovela sem uma vinheta de abertura, objeto de pesquisa deste trabalho. Como objetivo geral se busca analisar se e de que forma as características próprias das vinhetas de abertura de telenovelas podem ter seu percurso histórico apresentado de maneira gráfica. As perguntas norteadoras para a pesquisa são: Quais características constituintes das vinhetas de abertura de telenovelas podem ser destacadas? Como apresentar graficamente o percurso histórico das vinhetas de abertura de telenovelas, evidenciando o que é próprio dessas vinhetas? O primeiro elemento constituinte das vinhetas que foi percebido é o hibridismo, pela convergência de linguagem de outros meios, especialmente o cinema, recursos da publicidade e influência das séries televisivas, webséries e outros produtos audiovisuais da internet. Para alcançar o objetivo, foi realizado estudo exploratório, por meio da cartografia de Deleuze e Guattari, que exigiu outros procedimentos para que o objeto fosse construído, como bibliográfico e documental. A escolha pelas vinhetas para análise se deu tomando com base todas as telenovelas da Rede Globo (da década de 1965 a 2015), do horário nobre e com 200 ou mais capítulos, totalizando um corpus de análise com vinte e sete vinhetas. As características constituintes das vinhetas de abertura de telenovelas destacadas neste trabalho foram a trilha da sonora (instrumental, nacional ou internacional), formato da vinheta (bidimensional, mista ou tridimensional), os cortes ao longo da vinheta (curtos, longos ou plano-sequência), a técnica de produção (live-action, mista ou CGI), o elenco (protagonistas/antagonistas, outros atores ou sem atores) e a saturação (monocromática, mista ou colorida), aqui denominados de elementos de composição audiovisuais. A construção desses elementos de composição das vinhetas foram fundamentais para que as vinhetas fossem transcritas e apresentadas de maneira gráfica.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T12:27:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T12:27:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6642
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6642/1/Paulo+Negri+Filho_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6642/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ba321f74ee1a8d28a2036b10e3a03ce3
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845002822746112