Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arend, Maísa Cristina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10084
Resumo: O tema da inovação frugal tem ganho interesse teórico e aplicado, relacionando-se tanto com a análise de características de mercados emergentes, quanto com novas estratégias no desenvolvimento de produtos e serviços para atender a esses mercados. Consiste na prática de desenvolver produtos com qualidade, relativamente mais baratos, por meio de soluções de baixo custo para clientes com baixo poder de compra. Com o objetivo de entender o desenvolvimento de um produto frugal, esta pesquisa baseia-se em estudos sobre frugalidade e desenvolvimento de produtos. Uma vez que prevalecem análises no contexto da China e Índia, dado o seu grande potencial de expansão, identificou-se oportunidade para um estudo no contexto brasileiro. Para isto foi investigado o caso de uma empresa multinacional situada no Brasil, em fase de expansão de seus negócios no mercado brasileiro. Para a análise dos dados utilizaram-se categorias de análise identificadas na literatura acadêmica, o qual compuseram a fundamentação teórica do estudo, tais como os antecedentes, processos e resultados em projetos frugais. Foi verificada a aderência das categorias definidas quanto ao contexto estudado. No que se refere aos antecedentes, o entendimento das estratégias para a expansão da marca no mercado brasileiro através do desenvolvimento de um produto frugal para produção local, contribuíram para a internacionalização da marca. Quanto aos processos, o entendimento detalhado sobre o procedimento da empresa para desenvolvimento de projetos em conjunto com as entrevistas, enriqueceram o estudo. Por fim, como resultados, a concretização da produção local de um produto de baixo valor agregado, bem como investimento em capacidades tecnológicas locais e ações constantes de melhoria e implementações sustentáveis, possibilitaram a expansão da marca e aumento de volume no mercado brasileiro. Ademais, a pesquisa revela oportunidades de pesquisa relacionadas a: efeitos de aspectos institucionais como a adaptabilidade da legislação local; relações entre frugalidade e sustentabilidade; bem como questões relacionadas a estratégia de investimento mais adequada ao tipo e objetivo de negócio.
id USIN_a0b8b67c38677f870a6cb3b5267167fe
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10084
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-09-10T18:52:36Z2021-09-10T18:52:36Z2021-08-24Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-09-10T18:52:36Z No. of bitstreams: 1 Maísa Cristina Arend_.pdf: 1332483 bytes, checksum: d45b697fd33c042dfdc9e210b1d81025 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-10T18:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maísa Cristina Arend_.pdf: 1332483 bytes, checksum: d45b697fd33c042dfdc9e210b1d81025 (MD5) Previous issue date: 2021-08-24O tema da inovação frugal tem ganho interesse teórico e aplicado, relacionando-se tanto com a análise de características de mercados emergentes, quanto com novas estratégias no desenvolvimento de produtos e serviços para atender a esses mercados. Consiste na prática de desenvolver produtos com qualidade, relativamente mais baratos, por meio de soluções de baixo custo para clientes com baixo poder de compra. Com o objetivo de entender o desenvolvimento de um produto frugal, esta pesquisa baseia-se em estudos sobre frugalidade e desenvolvimento de produtos. Uma vez que prevalecem análises no contexto da China e Índia, dado o seu grande potencial de expansão, identificou-se oportunidade para um estudo no contexto brasileiro. Para isto foi investigado o caso de uma empresa multinacional situada no Brasil, em fase de expansão de seus negócios no mercado brasileiro. Para a análise dos dados utilizaram-se categorias de análise identificadas na literatura acadêmica, o qual compuseram a fundamentação teórica do estudo, tais como os antecedentes, processos e resultados em projetos frugais. Foi verificada a aderência das categorias definidas quanto ao contexto estudado. No que se refere aos antecedentes, o entendimento das estratégias para a expansão da marca no mercado brasileiro através do desenvolvimento de um produto frugal para produção local, contribuíram para a internacionalização da marca. Quanto aos processos, o entendimento detalhado sobre o procedimento da empresa para desenvolvimento de projetos em conjunto com as entrevistas, enriqueceram o estudo. Por fim, como resultados, a concretização da produção local de um produto de baixo valor agregado, bem como investimento em capacidades tecnológicas locais e ações constantes de melhoria e implementações sustentáveis, possibilitaram a expansão da marca e aumento de volume no mercado brasileiro. Ademais, a pesquisa revela oportunidades de pesquisa relacionadas a: efeitos de aspectos institucionais como a adaptabilidade da legislação local; relações entre frugalidade e sustentabilidade; bem como questões relacionadas a estratégia de investimento mais adequada ao tipo e objetivo de negócio.The theme of frugal innovation has gained theoretical and applied interest, relating both to the analysis of characteristics of emerging markets, and to new strategies in the development of products and services to serve these markets. It consists in the practice of developing quality products, relatively cheaper, through lowcost solutions for customers with low purchasing power. In order to understand the development of a frugal business model, this research is based on studies on frugality and product development. Since analyses prevail in the context of China and India, given their great potential for expansion, an opportunity for a study in the Brazilian context was identified. For this, the case of a multinational company located in Brazil, in the expansion phase of its business in the Brazilian market, was investigated. For data analysis, analysis categories identified in academic literature were used, which made up the theoretical foundation of the study, such as antecedents, processes and results in frugal projects. The adherence of the defined categories regarding the studied context was verified. With regard to the antecedents, the understanding of the strategies for the expansion of the brand in the Brazilian market through the development of a frugal product for local production, contributed to the brand's internationalization. As for the processes, the detailed understanding of the company's procedure for developing projects together with the interviews enriched the study. Finally, as a result, the realization of the local production of a product with low added value, as well as investment in local technological capabilities and constant improvement actions and sustainable implementations, enabled the expansion of the brand and increase in volume in the Brazilian market. Furthermore, the research reveals opportunities related to: effects of institutional aspects such as adaptability of local legislation; relations between frugality and sustainability; as well as questions related to the most adequate investment strategy for the type and objective of the business.NenhumaArend, Maísa Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2656509914967043http://lattes.cnpq.br/2454662413132139Souza, Yeda Swirski deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosFrugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no BrasilACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoFrugalidadeDesenvolvimento de produtoMercados emergentesProcessoEstratégiasFrugalityProduct developmentEmerging marketsProcessesStrategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10084info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMaísa Cristina Arend_.pdfMaísa Cristina Arend_.pdfapplication/pdf1332483http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10084/1/Ma%C3%ADsa+Cristina+Arend_.pdfd45b697fd33c042dfdc9e210b1d81025MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10084/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/100842021-09-10 15:53:06.204oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-09-10T18:53:06Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
title Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
spellingShingle Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
Arend, Maísa Cristina
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Frugalidade
Desenvolvimento de produto
Mercados emergentes
Processo
Estratégias
Frugality
Product development
Emerging markets
Processes
Strategies
title_short Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
title_full Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
title_fullStr Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
title_full_unstemmed Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
title_sort Frugalidade no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma multinacional no Brasil
author Arend, Maísa Cristina
author_facet Arend, Maísa Cristina
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2656509914967043
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2454662413132139
dc.contributor.author.fl_str_mv Arend, Maísa Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Yeda Swirski de
contributor_str_mv Souza, Yeda Swirski de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Frugalidade
Desenvolvimento de produto
Mercados emergentes
Processo
Estratégias
Frugality
Product development
Emerging markets
Processes
Strategies
dc.subject.por.fl_str_mv Frugalidade
Desenvolvimento de produto
Mercados emergentes
Processo
Estratégias
dc.subject.eng.fl_str_mv Frugality
Product development
Emerging markets
Processes
Strategies
description O tema da inovação frugal tem ganho interesse teórico e aplicado, relacionando-se tanto com a análise de características de mercados emergentes, quanto com novas estratégias no desenvolvimento de produtos e serviços para atender a esses mercados. Consiste na prática de desenvolver produtos com qualidade, relativamente mais baratos, por meio de soluções de baixo custo para clientes com baixo poder de compra. Com o objetivo de entender o desenvolvimento de um produto frugal, esta pesquisa baseia-se em estudos sobre frugalidade e desenvolvimento de produtos. Uma vez que prevalecem análises no contexto da China e Índia, dado o seu grande potencial de expansão, identificou-se oportunidade para um estudo no contexto brasileiro. Para isto foi investigado o caso de uma empresa multinacional situada no Brasil, em fase de expansão de seus negócios no mercado brasileiro. Para a análise dos dados utilizaram-se categorias de análise identificadas na literatura acadêmica, o qual compuseram a fundamentação teórica do estudo, tais como os antecedentes, processos e resultados em projetos frugais. Foi verificada a aderência das categorias definidas quanto ao contexto estudado. No que se refere aos antecedentes, o entendimento das estratégias para a expansão da marca no mercado brasileiro através do desenvolvimento de um produto frugal para produção local, contribuíram para a internacionalização da marca. Quanto aos processos, o entendimento detalhado sobre o procedimento da empresa para desenvolvimento de projetos em conjunto com as entrevistas, enriqueceram o estudo. Por fim, como resultados, a concretização da produção local de um produto de baixo valor agregado, bem como investimento em capacidades tecnológicas locais e ações constantes de melhoria e implementações sustentáveis, possibilitaram a expansão da marca e aumento de volume no mercado brasileiro. Ademais, a pesquisa revela oportunidades de pesquisa relacionadas a: efeitos de aspectos institucionais como a adaptabilidade da legislação local; relações entre frugalidade e sustentabilidade; bem como questões relacionadas a estratégia de investimento mais adequada ao tipo e objetivo de negócio.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T18:52:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-10T18:52:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10084
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10084/1/Ma%C3%ADsa+Cristina+Arend_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10084/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d45b697fd33c042dfdc9e210b1d81025
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844937653747712