O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiamoncini, Paulo José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8786
Resumo: Um comportamento cada vez mais presente no consumidor moderno é a frugalidade. Por díspares motivos as pessoas estão deixando de consumir, ou consumindo menos e/ou “melhor”, em geral, em prol de algum objetivo maior, sendo que para ser caracterizado como frugal esse comportamento deve ocorrer de forma voluntária. O presente trabalho busca analisar no período de 2014 a 2017 qual foi o efeito do comportamento frugal sobre o segmento do varejo de Santa Catarina. Como metodologia, o estudo enquadra-se como exploratório e descritivo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com os presidentes de entidades ligadas ao comércio para traçar um perfil da frugalidade no estado. Com base no referencial teórico apresentado e nessas entrevistas, foi analisado qualitativamente a frugalidade no estado para sua caracterização e para consequentemente discutir o seu impacto no varejo, bem como as estratégias utilizadas para mitigar esse impacto. Dessa forma, constatou-se que por motivos do momento econômico vivido, do acesso à tecnologia, do aumento da preocupação com a sustentabilidade, por aspectos culturais e socais o comportamento frugal está presente e, por essas razões, consumidor catarinense foi influenciado. Foram observados os comportamentos ligados à frugalidade quando o consumidor trocou produtos mais caros por mais baratos e de poupar, que contribuíram para a queda de receitas no varejo que foi decrescente em boa parte do período estudado, sem que o varejista se preocupasse com estratégias para reduzir o impacto desse tipo de comportamento no consumidor.
id USIN_17a2f05dcb489b5d7dee80909ef75046
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/8786
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2019-08-30T16:54:59Z2019-08-30T16:54:59Z2018-08-26Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-08-30T16:54:59Z No. of bitstreams: 1 Paulo José Fiamoncini_.pdf: 890163 bytes, checksum: 23833097704c0f7ff75e3323aba619c8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-30T16:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo José Fiamoncini_.pdf: 890163 bytes, checksum: 23833097704c0f7ff75e3323aba619c8 (MD5) Previous issue date: 2018-08-26Um comportamento cada vez mais presente no consumidor moderno é a frugalidade. Por díspares motivos as pessoas estão deixando de consumir, ou consumindo menos e/ou “melhor”, em geral, em prol de algum objetivo maior, sendo que para ser caracterizado como frugal esse comportamento deve ocorrer de forma voluntária. O presente trabalho busca analisar no período de 2014 a 2017 qual foi o efeito do comportamento frugal sobre o segmento do varejo de Santa Catarina. Como metodologia, o estudo enquadra-se como exploratório e descritivo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com os presidentes de entidades ligadas ao comércio para traçar um perfil da frugalidade no estado. Com base no referencial teórico apresentado e nessas entrevistas, foi analisado qualitativamente a frugalidade no estado para sua caracterização e para consequentemente discutir o seu impacto no varejo, bem como as estratégias utilizadas para mitigar esse impacto. Dessa forma, constatou-se que por motivos do momento econômico vivido, do acesso à tecnologia, do aumento da preocupação com a sustentabilidade, por aspectos culturais e socais o comportamento frugal está presente e, por essas razões, consumidor catarinense foi influenciado. Foram observados os comportamentos ligados à frugalidade quando o consumidor trocou produtos mais caros por mais baratos e de poupar, que contribuíram para a queda de receitas no varejo que foi decrescente em boa parte do período estudado, sem que o varejista se preocupasse com estratégias para reduzir o impacto desse tipo de comportamento no consumidor.A gradually present behavior in the modern consumer is frugality. Besides, for different reasons people are declining to consume, or consuming less or "better", in general, for some greater purpose, and to be characterized as frugal this behavior must occur voluntarily. Moreover, this research main goal is to analyze in the period from 2014 to 2017 the effect of the frugal behavior at the Santa Catarina retail segment. Regarding the methodology, the study is considered exploratory and descriptive, with the use of semi-structured interviews with the presidents of entities associated to the commerce to identify a profile of frugality in the state. Furthermore, based on the theoretical framework presented and on the interviews, it was qualitatively analyzed the frugality in the state for its characterization and consequently to discuss its impact in the retail, as well as the strategies used to mitigate this impact. Therefore, it was verified that because of the economic moment lived, access to technology, increased concern with sustainability, cultural and social aspects, frugal behavior is present and, for these reasons, the Santa Catarina consumer was influenced. In conclusion, it was observed the behaviors related to frugality when consumers changed more expensive products for cheaper ones and to save, which contributed to the decrease revenues in retail, which declined in a great part of the period studied, without the retailer worrying about strategies to reduce the impact of this kind of consumer behavior.UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaíFiamoncini, Paulo Joséhttp://lattes.cnpq.br/1558800711490638http://lattes.cnpq.br/9003489318938913Ladeira, Wagner JuniorUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoFrugalidade.Santa CatarinaVarejoEstratégiasFrugalitySanta CatarinaRetailStrategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8786info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPaulo José Fiamoncini_.pdfPaulo José Fiamoncini_.pdfapplication/pdf890163http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8786/1/Paulo+Jos%C3%A9+Fiamoncini_.pdf23833097704c0f7ff75e3323aba619c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8786/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/87862019-08-30 13:56:38.424oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T16:56:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
title O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
spellingShingle O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
Fiamoncini, Paulo José
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Frugalidade.
Santa Catarina
Varejo
Estratégias
Frugality
Santa Catarina
Retail
Strategies
title_short O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
title_full O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
title_fullStr O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
title_full_unstemmed O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
title_sort O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo
author Fiamoncini, Paulo José
author_facet Fiamoncini, Paulo José
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1558800711490638
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9003489318938913
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiamoncini, Paulo José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Wagner Junior
contributor_str_mv Ladeira, Wagner Junior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Frugalidade.
Santa Catarina
Varejo
Estratégias
Frugality
Santa Catarina
Retail
Strategies
dc.subject.por.fl_str_mv Frugalidade.
Santa Catarina
Varejo
Estratégias
dc.subject.eng.fl_str_mv Frugality
Santa Catarina
Retail
Strategies
description Um comportamento cada vez mais presente no consumidor moderno é a frugalidade. Por díspares motivos as pessoas estão deixando de consumir, ou consumindo menos e/ou “melhor”, em geral, em prol de algum objetivo maior, sendo que para ser caracterizado como frugal esse comportamento deve ocorrer de forma voluntária. O presente trabalho busca analisar no período de 2014 a 2017 qual foi o efeito do comportamento frugal sobre o segmento do varejo de Santa Catarina. Como metodologia, o estudo enquadra-se como exploratório e descritivo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com os presidentes de entidades ligadas ao comércio para traçar um perfil da frugalidade no estado. Com base no referencial teórico apresentado e nessas entrevistas, foi analisado qualitativamente a frugalidade no estado para sua caracterização e para consequentemente discutir o seu impacto no varejo, bem como as estratégias utilizadas para mitigar esse impacto. Dessa forma, constatou-se que por motivos do momento econômico vivido, do acesso à tecnologia, do aumento da preocupação com a sustentabilidade, por aspectos culturais e socais o comportamento frugal está presente e, por essas razões, consumidor catarinense foi influenciado. Foram observados os comportamentos ligados à frugalidade quando o consumidor trocou produtos mais caros por mais baratos e de poupar, que contribuíram para a queda de receitas no varejo que foi decrescente em boa parte do período estudado, sem que o varejista se preocupasse com estratégias para reduzir o impacto desse tipo de comportamento no consumidor.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-30T16:54:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-30T16:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8786
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8786/1/Paulo+Jos%C3%A9+Fiamoncini_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8786/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23833097704c0f7ff75e3323aba619c8
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845034104913920