Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740 |
Resumo: | O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuni |
id |
USIN_ac9dba05f0154857156a5dbecf58689d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2740 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:40:07Z2015-03-05T18:40:07Z29-09-2008Made available in DSpace on 2015-03-05T18:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuniThe topic of NSD (New Service Development) has received a lot of attention in the past years, especially given its important competitive necessity in many service industries. However, NSD empirical investigations have been hindered by the lack of sound measurement items and scales. Recently, a second-order multidimensional construct called NSD competence has been proposed to reflect an organization´s expertise in deploying resources and routines, usually in combination, to achieve a desired new service outcome. The construct was operationalized through five complementary multi-item scales (NSD process focus, market acuity, NSD strategy, NSD culture and information technology experience) that were validated in a sample of American retail banks. In order to assess the external validity of the NSD competence construct in a different cultural setting, a sample obtained from key informants of a specific Brazilian telecommunication service provider was used. The results showed a partially satisfactory constructNenhumaBastos, Eduardo Leivashttp://lattes.cnpq.br/8770407289392594http://lattes.cnpq.br/2828871234344046Vaccaro,Guilherme Luis Roehehttp://lattes.cnpq.br/3189069617286709Júnior, José Antonio Valle AntunesUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosCompetência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicaçõesCiências Sociais Aplicadascompetência em NSDgerenciamento de operações de serviçostelecomunicaçõesvalidação de escalasdesenvolvimento de novos serviçosNSD competencescale validationservices operation managementtelecommunicationsnew service developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEduardoBastosAdministracao.pdfEduardoBastosAdministracao.pdfapplication/pdf2407052http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2740/1/EduardoBastosAdministracao.pdf7febab805f8f1ebb5d7902c4f14499d8MD51UNISINOS/27402016-02-25 13:07:10.449oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-02-25T16:07:10Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
title |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
spellingShingle |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações Bastos, Eduardo Leivas Ciências Sociais Aplicadas competência em NSD gerenciamento de operações de serviços telecomunicações validação de escalas desenvolvimento de novos serviços NSD competence scale validation services operation management telecommunications new service development |
title_short |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
title_full |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
title_fullStr |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
title_sort |
Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações |
author |
Bastos, Eduardo Leivas |
author_facet |
Bastos, Eduardo Leivas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8770407289392594 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2828871234344046 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Eduardo Leivas |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vaccaro,Guilherme Luis Roehe |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3189069617286709 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Júnior, José Antonio Valle Antunes |
contributor_str_mv |
Vaccaro,Guilherme Luis Roehe Júnior, José Antonio Valle Antunes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas competência em NSD gerenciamento de operações de serviços telecomunicações validação de escalas desenvolvimento de novos serviços NSD competence scale validation services operation management telecommunications new service development |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência em NSD gerenciamento de operações de serviços telecomunicações validação de escalas desenvolvimento de novos serviços |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
NSD competence scale validation services operation management telecommunications new service development |
description |
O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuni |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:40:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:40:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
29-09-2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2740/1/EduardoBastosAdministracao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7febab805f8f1ebb5d7902c4f14499d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844947106660352 |