Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Eduardo Leivas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740
Resumo: O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuni
id USIN_ac9dba05f0154857156a5dbecf58689d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2740
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:40:07Z2015-03-05T18:40:07Z29-09-2008Made available in DSpace on 2015-03-05T18:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuniThe topic of NSD (New Service Development) has received a lot of attention in the past years, especially given its important competitive necessity in many service industries. However, NSD empirical investigations have been hindered by the lack of sound measurement items and scales. Recently, a second-order multidimensional construct called NSD competence has been proposed to reflect an organization´s expertise in deploying resources and routines, usually in combination, to achieve a desired new service outcome. The construct was operationalized through five complementary multi-item scales (NSD process focus, market acuity, NSD strategy, NSD culture and information technology experience) that were validated in a sample of American retail banks. In order to assess the external validity of the NSD competence construct in a different cultural setting, a sample obtained from key informants of a specific Brazilian telecommunication service provider was used. The results showed a partially satisfactory constructNenhumaBastos, Eduardo Leivashttp://lattes.cnpq.br/8770407289392594http://lattes.cnpq.br/2828871234344046Vaccaro,Guilherme Luis Roehehttp://lattes.cnpq.br/3189069617286709Júnior, José Antonio Valle AntunesUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosCompetência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicaçõesCiências Sociais Aplicadascompetência em NSDgerenciamento de operações de serviçostelecomunicaçõesvalidação de escalasdesenvolvimento de novos serviçosNSD competencescale validationservices operation managementtelecommunicationsnew service developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEduardoBastosAdministracao.pdfEduardoBastosAdministracao.pdfapplication/pdf2407052http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2740/1/EduardoBastosAdministracao.pdf7febab805f8f1ebb5d7902c4f14499d8MD51UNISINOS/27402016-02-25 13:07:10.449oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-02-25T16:07:10Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
title Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
spellingShingle Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
Bastos, Eduardo Leivas
Ciências Sociais Aplicadas
competência em NSD
gerenciamento de operações de serviços
telecomunicações
validação de escalas
desenvolvimento de novos serviços
NSD competence
scale validation
services operation management
telecommunications
new service development
title_short Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
title_full Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
title_fullStr Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
title_full_unstemmed Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
title_sort Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações
author Bastos, Eduardo Leivas
author_facet Bastos, Eduardo Leivas
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8770407289392594
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2828871234344046
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Eduardo Leivas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vaccaro,Guilherme Luis Roehe
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3189069617286709
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Júnior, José Antonio Valle Antunes
contributor_str_mv Vaccaro,Guilherme Luis Roehe
Júnior, José Antonio Valle Antunes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
competência em NSD
gerenciamento de operações de serviços
telecomunicações
validação de escalas
desenvolvimento de novos serviços
NSD competence
scale validation
services operation management
telecommunications
new service development
dc.subject.por.fl_str_mv competência em NSD
gerenciamento de operações de serviços
telecomunicações
validação de escalas
desenvolvimento de novos serviços
dc.subject.eng.fl_str_mv NSD competence
scale validation
services operation management
telecommunications
new service development
description O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuni
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:40:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 29-09-2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2740/1/EduardoBastosAdministracao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7febab805f8f1ebb5d7902c4f14499d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844947106660352