A desimagem no cinema: uma imagética de sentidos que perdura na superexposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maurício Borges de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12001
Resumo: Este trabalho é um aprofundamento teórico sobre a imagem de superexposição no cinema sobre um prisma do método intuitivo. Com análise de 48 filmes, dos quais 18 compuseram amostragem final, inicia metodologicamente da flanerie em movimento de enquadramento do objeto empírico nos filmes (BENJAMIN, 2009). Deste modo, o empírico pautável é aberto, a imagem técnica de superexposição de cinema, proporcionou ser feito a cartografia e realizada dissecações nos diferentes filmes. Dos achados na dissecação, foi proposto um mapeamento de incidências de imagens de superexposição, analisadas e organizadas conforme seus sentidos coalescentes se faziam depreendidos. Distinguindo de meras ocorrências desmedidas, procedimentos de identificação e confirmação das incidências de superexposição significável nas imagens foram desenvolvidos e postos em prova, resultando em constante tensionamento do conceito da desimagem. A imagem de superexposição está enquadrada inicialmente por uma Tríade Identitária, que são procedimentos técnometodológicos desenvolvidos especialmente na pesquisa. A materialidade destas ocorrências foram uma evidência desimagem, e se apresentaram em uma dimensão de existência deste conceito, desimagem, como aquilo de imagético que busca sua nulidade, a caminho tecnicamente da superexposição plena. A pesquisa trabalha com o conceito de a imagem técnica de superexposição acabar por afirmar sua eloquência imagética, se permitindo perdurar em sentidos e ser significável. Os construtos depreendidos então foram arranjados por constelações relativas de verossimilhança e lógica física, construtos não realísticos e oníricos, construtos de lógica narrativa e de montagem, e dentro desta dialética de montagem mais um grupamento por eloquência de elipses.
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spelling 2022-12-02T18:17:05Z2022-12-02T18:17:05Z2022-11-04Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2022-12-02T18:17:05Z No. of bitstreams: 1 Mauricio Borges de Medeiros_PROTEGIDO.pdf: 7773468 bytes, checksum: 1328c93d7e7683fb8abf78e977eec976 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-02T18:17:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mauricio Borges de Medeiros_PROTEGIDO.pdf: 7773468 bytes, checksum: 1328c93d7e7683fb8abf78e977eec976 (MD5) Previous issue date: 2022-11-04Este trabalho é um aprofundamento teórico sobre a imagem de superexposição no cinema sobre um prisma do método intuitivo. Com análise de 48 filmes, dos quais 18 compuseram amostragem final, inicia metodologicamente da flanerie em movimento de enquadramento do objeto empírico nos filmes (BENJAMIN, 2009). Deste modo, o empírico pautável é aberto, a imagem técnica de superexposição de cinema, proporcionou ser feito a cartografia e realizada dissecações nos diferentes filmes. Dos achados na dissecação, foi proposto um mapeamento de incidências de imagens de superexposição, analisadas e organizadas conforme seus sentidos coalescentes se faziam depreendidos. Distinguindo de meras ocorrências desmedidas, procedimentos de identificação e confirmação das incidências de superexposição significável nas imagens foram desenvolvidos e postos em prova, resultando em constante tensionamento do conceito da desimagem. A imagem de superexposição está enquadrada inicialmente por uma Tríade Identitária, que são procedimentos técnometodológicos desenvolvidos especialmente na pesquisa. A materialidade destas ocorrências foram uma evidência desimagem, e se apresentaram em uma dimensão de existência deste conceito, desimagem, como aquilo de imagético que busca sua nulidade, a caminho tecnicamente da superexposição plena. A pesquisa trabalha com o conceito de a imagem técnica de superexposição acabar por afirmar sua eloquência imagética, se permitindo perdurar em sentidos e ser significável. Os construtos depreendidos então foram arranjados por constelações relativas de verossimilhança e lógica física, construtos não realísticos e oníricos, construtos de lógica narrativa e de montagem, e dentro desta dialética de montagem mais um grupamento por eloquência de elipses.In this work is a theoretical deepening on the image of overexposure in cinema over a prism of the intuitive method. With analysis of 48 films, of which 18 composed final sampling, it begins methodologically the flanerie in motion of framing the empirical object in the films (BENJAMIN, 2009). With the empirical pautable opened, the technical image of film overexposure, provided cartography and dissections are performed in the different films. From the findings in the dissection, a mapping of incidences of overexposure images was proposed, analyzed and organized according to their coalescing senses were understood. Distinguishing from mere mismeasures, procedures for identifying and confirming the incidences of significant overexposure in the images were developed and put to the test, resulting in constant tensioning of the concept of deimaging. The image of overexposure is initially framed by an Identity Triad, which are tecnometological procedures developed especially in research. The materiality of these occurrences was evidence of image and presented themselves in a dimension of existence of this concept, deimage, as that of imagery that seeks its nullity, on the technical path of full overexposure. The research works with the concept of the technical image of overexposure end up affirming its imagery eloquence, allowing itself to last in the senses and be signable. The constructs then seized were arranged by relative constellations of likelihood and physical logic, non-realistic and dreamlike constructs, constructs of narrative and assembly logic, and within this assembly dialectic plus a grouping by ellipse eloquence.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosMedeiros, Maurício Borges dehttp://lattes.cnpq.br/4367847691731901http://lattes.cnpq.br/9221321629502312Menezes, João Ricardo BittencourtUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA desimagem no cinema: uma imagética de sentidos que perdura na superexposiçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoDesimagemImagem de superexposiçãoImagem técnicaDireção de fotografiaDeimageOverexposure imageTechnical imageCinematographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12001info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12001/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALMauricio Borges de Medeiros_PROTEGIDO.pdfMauricio Borges de Medeiros_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf7773468http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12001/1/Mauricio+Borges+de+Medeiros_PROTEGIDO.pdf1328c93d7e7683fb8abf78e977eec976MD51UNISINOS/120012022-12-02 15:18:06.965oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T18:18:06Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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