A temporalidade do texto anunciativo televisivo (TAT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Júnior, José Homero de Souza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2503
Resumo: A tese estuda o Texto Anunciativo Televisivo (TAT) – texto dos intervalos na programação da TV – para experimentar a hipótese de que o tempo interno discursivo funciona como fator de sensibilização passional a serviço do convencimento inerente aos processos comunicacionais. O objetivo principal do estudo é realizar uma análise do tempo interno do discurso, com base em categorias temporais semióticas: os tempos cronológico, rítmico, mnésico e cinemático. O quadro teórico-metodológico da tese se encontra na semiótica da Escola de Paris (semiótica greimasiana), base em que se analisam os textos televisivos na perspectiva comunicacional midiática em conformidade com as noções de narratividade, temporalidade e passionalidade. Orientando-se por esse foco definido, em sua maior extensão, a tese reflete ainda sobre o objeto da comunicação, em perspectiva epistemológica, e sobre outras perspectivas teóricas pertinentes ao objeto empírico (TAT). As conclusões do estudo apontam para o rendimento heurístico da hipótese d
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